Cuidado centrado na família associado à reabilitação na melhoria da funcionalidade de crianças com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saquetto, Micheli Bernardone
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29145
Resumo: Introdução: O desempenho funcional de uma criança com Paralisia Cerebral (PC) é influenciado pelas suas características físicas e também pelas demandas especificas da tarefa e do ambiente em que ela está inserida, sendo necessário que os pais participem do programa de intervenção para a criança para otimização do treinamento. Objetivos: Esta tese teve como objetivos: investigar os efeitos do treinamento domiciliar sobre a funcionalidade de crianças e adolescentes com PC; avaliar se a adição de um programa de educação para cuidadores primários para reabilitação melhora o funcionamento diário em crianças com PC; e avaliar os potenciais fatores associados à função social de crianças com PC. Métodos: Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática com Metanálise. As bases de dados Medline, LILACS, SciELO, PEDro, e Cochrane Library foram consultadas. Foram calculadas diferenças de médias ponderadas, diferenças médias padrão e intervalos de confiança de 95%, e utilização do teste I2. Nos artigos originais participaram 60 crianças com PC entre 1 e 12 anos de idade, com Nível de funcionalidade entre I e V no GMFCS (Sistema de Classificação da Função Motora Grossa) e foram realizados num centro de reabilitação em Salvador, Brasil. As crianças incluídas no ensaio clínico foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos: Programa de Educação para cuidadores primários associado à reabilitação convencional (GE = 29) ou Reabilitação convencional isolada (GC = 31). Cada grupo recebeu 12 sessões de 30 minutos de um programa de reabilitação convencional e, o GE recebeu 12 sessões de 45 minutos de um programa de educação para os cuidadores primários e reabilitação convencional. O GMFCS, a Mensuração da Função Motora Grossa (GMFM) e as Habilidades Funcionais (HF), avaliadas com a Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), foram realizados por um avaliador cego. Os resultados clínicos foram obtidos na conclusão do tratamento (12 semanas). As alterações longitudinais entre os grupos foram avaliadas utilizando ANOVA de medidas repetidas. Resultados: Nove ensaios foram analisados, incluindo 232 participantes, entre 1 e 18 anos de idade. A metanálise de 2 estudos, sobre treinamento de força muscular em domicilio, mostrou melhora significativa na GMFM e na velocidade da marcha a favor do Grupo Intervenção. No ensaio clínico, 60 crianças com idade média de 4.6 anos completaram o protocolo. O GE em comparação com o GC, resultou em benefício significativamente maior para o domínio do autocuidado - HF (variação média: 1.7 vs. 5.0, p = 0,001) da escala PEDI. No estudo de corte transversal, pode-se observar que a variável independente associada significativamente com a função social foi o domínio de autocuidado da parte de HF da escala PEDI. Conclusão: A revisão sistemática com métanálise encontrou que o treinamento de força muscular em domicílio melhoram a função física de crianças com paralisia cerebral. O ensaio controlado e randomizado mostrou que adição do programa de educação para cuidadores primários à reabilitação melhora autocuidado e mobilidade em crianças com PC. O estudo transversal sugere que inserção escolar, nível de funcionalidadde, mobilidade e autocuidado são fatores associados à função social.
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Métodos: Inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática com Metanálise. As bases de dados Medline, LILACS, SciELO, PEDro, e Cochrane Library foram consultadas. Foram calculadas diferenças de médias ponderadas, diferenças médias padrão e intervalos de confiança de 95%, e utilização do teste I2. Nos artigos originais participaram 60 crianças com PC entre 1 e 12 anos de idade, com Nível de funcionalidade entre I e V no GMFCS (Sistema de Classificação da Função Motora Grossa) e foram realizados num centro de reabilitação em Salvador, Brasil. As crianças incluídas no ensaio clínico foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos: Programa de Educação para cuidadores primários associado à reabilitação convencional (GE = 29) ou Reabilitação convencional isolada (GC = 31). Cada grupo recebeu 12 sessões de 30 minutos de um programa de reabilitação convencional e, o GE recebeu 12 sessões de 45 minutos de um programa de educação para os cuidadores primários e reabilitação convencional. 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