Alimentação de crianças com paralisia cerebral: do saber ao fazer
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25031 |
Resumo: | A maioria das crianças com Paralisia Cerebral (PC) apresenta alterações nas funções orais, que torna o alimentar difícil, podendo trazer graves consequências para saúde, como desnutrição e pneumonia. O cuidador é essencial na alimentação dessas crianças, de modo que precisa conhecer e praticar as recomendações para alimentação segura. A fim de evitar complicações e reduzir estresse de cuidador e criança, orientações de práticas alimentares são essenciais e precisam ser satisfatórias e efetivas. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado na assistência e na intervenção das dificuldades alimentares das crianças e na orientação do cuidador. A despeito disso, orientação nem sempre é incorporada a prática. A pesquisa teve como objetivo verificar a qualidade das orientações recebidas e as práticas alimentares das mães/cuidadores de crianças com PC. Tratou-se de uma série de casos, com 59 cuidadores de crianças com PC de um a dez anos de idade, com GMFCS de nível IV ou V, em dieta via oral. A entrevista constava de questões sobre como foram orientados os cuidados na alimentação e como estes eram praticados. Do total da amostra, 52 participantes já haviam recebido orientações fonoaudiológicas, sendo postura o aspecto mais focado e sinais de risco de broncoaspiração os menos orientados. O uso de utensílio na oferta foi o que mostrou maior inadequação na prática e divergência entre conhecimento e prática. A qualidade das orientações esteve relacionada com consistência, utensílios inadequados e realização de manobras facilitadoras durante a alimentação das crianças. Conclui-se que as orientações estão sendo realizadas, porém podem ser aperfeiçoadas visando uma prática de cuidados contínua e segura. |
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MAGGIONI, Luizahttp://lattes.cnpq.br/5206666701601051http://lattes.cnpq.br/6105493806457943ARAÚJO, Cláudia Marina Tavares de2018-07-09T19:23:10Z2018-07-09T19:23:10Z2017-02-23https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25031ark:/64986/001300000kcd5A maioria das crianças com Paralisia Cerebral (PC) apresenta alterações nas funções orais, que torna o alimentar difícil, podendo trazer graves consequências para saúde, como desnutrição e pneumonia. O cuidador é essencial na alimentação dessas crianças, de modo que precisa conhecer e praticar as recomendações para alimentação segura. A fim de evitar complicações e reduzir estresse de cuidador e criança, orientações de práticas alimentares são essenciais e precisam ser satisfatórias e efetivas. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado na assistência e na intervenção das dificuldades alimentares das crianças e na orientação do cuidador. A despeito disso, orientação nem sempre é incorporada a prática. A pesquisa teve como objetivo verificar a qualidade das orientações recebidas e as práticas alimentares das mães/cuidadores de crianças com PC. Tratou-se de uma série de casos, com 59 cuidadores de crianças com PC de um a dez anos de idade, com GMFCS de nível IV ou V, em dieta via oral. A entrevista constava de questões sobre como foram orientados os cuidados na alimentação e como estes eram praticados. Do total da amostra, 52 participantes já haviam recebido orientações fonoaudiológicas, sendo postura o aspecto mais focado e sinais de risco de broncoaspiração os menos orientados. O uso de utensílio na oferta foi o que mostrou maior inadequação na prática e divergência entre conhecimento e prática. A qualidade das orientações esteve relacionada com consistência, utensílios inadequados e realização de manobras facilitadoras durante a alimentação das crianças. Conclui-se que as orientações estão sendo realizadas, porém podem ser aperfeiçoadas visando uma prática de cuidados contínua e segura.Most of the children with Cerebral Palsy (CP) present alterations in oral functions, which makes feeding difficult and can have serious consequences for their health such as malnutrition and pneumonia. The caregiver is essential in the feeding process of these children, so that it needs to know and practice the recommendations for safe feeding. In order to avoid complications and reduce stress of the caregiver and the child, orientations of alimentary practices are essential and need to be satisfactory and effective. The speech therapist is the professional qualified in the assistance and intervention of children's alimentary difficulties and to guide the caregiver. In spite of this, guidance is not always incorporated into practice. The research aims to verify the quality of the guidelines and of the practice of the mothers/caregivers of children with CP regarding the cares in feeding. This is a case series, with 59 caregivers of children with CP and age between one to 10 years old, with GMFCS level IV or V, on oral diet. The interview consisted of questions about health care in the feeding process, how it was oriented and how it was practiced. The data were typed and analyzed using the Epi-Info and Fisher's exact test was used to compare categorical variables. Of the total of the sample, 52 participants had already received speech therapist orientation, the most focused aspect was posture. Signs of bronchoaspiration risk were the least oriented. The adequate utensil aspect in the offer was the one that showed greater misapplication in the practice and divergence between knowledge and practice. The quality of the orientation was related with consistency, inadequate utensils and the accomplishment of facilitating maneuvers made during the feeding of the children. It is concluded that the guidelines are being carried out, but they can be improved aiming at a continuous and safe care practiceporUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessParalisia cerebralAlimentaçõesCuidadoresAlimentação de crianças com paralisia cerebral: do saber ao fazerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Luiza Maggioni.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Luiza Maggioni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1106https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25031/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luiza%20Maggioni.pdf.jpgb2d79da3a5aeeb54cc4f767102795c5dMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Luiza Maggioni.pdfDISSERTAÇÃO Luiza Maggioni.pdfapplication/pdf1491997https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25031/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Luiza%20Maggioni.pdf5f60241b1dcadbccd4b1f357f1d73582MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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