(Im)Pertiências curriculares nas licenciaturas em Dança no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Alexandre
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7858
Resumo: Neste estudo meu interesse consiste em avaliar as (im)pertinências dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Dança no Brasil no que se refere à maneira como tais cursos sistematizaram suas propostas educacionais a partir dos princípios de integração entre teoria e prática e a conexão de saberes. Para isso, considero as proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Dança e a literatura atual sobre formação de professores e organização curricular. Para fundamentar a discussão dos aspectos conceituais e construir o aporte teórico da pesquisa, levantei uma série de autores e textos dentre os quais cabe destacar as idéias sobre currículo e formação de professores desenvolvidas por Willian Doll Jr., Donald Schön e Edgar Morin, assim como os estudos de Márcia Strazzacappa, Carla Morandi e Isabel Marques sobre pesquisa e ensino de dança. A metodologia que proponho para esta pesquisa está baseada na estratégia denominada Análise Documental. Esta metodologia implica duas direções simultâneas e complementares: uma de caráter mais descritivo compreende a coleta de informações presentes nos documentos examinados; a segunda contém a análise propriamente dita desses dados através de categorias de análise claramente explicitadas para evitar interpretações puramente subjetivas. Caminhando para as conclusões desta análise, apresento os principais pontos do estudo indicando possíveis desdobramentos. Retomo ainda a noção de aprendizagem aqui entendida como algo inventado e não descoberto, relacionando tal implicação à compreensão da universidade como lugar para produção e disseminação do conhecimento.
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Para fundamentar a discussão dos aspectos conceituais e construir o aporte teórico da pesquisa, levantei uma série de autores e textos dentre os quais cabe destacar as idéias sobre currículo e formação de professores desenvolvidas por Willian Doll Jr., Donald Schön e Edgar Morin, assim como os estudos de Márcia Strazzacappa, Carla Morandi e Isabel Marques sobre pesquisa e ensino de dança. A metodologia que proponho para esta pesquisa está baseada na estratégia denominada Análise Documental. Esta metodologia implica duas direções simultâneas e complementares: uma de caráter mais descritivo compreende a coleta de informações presentes nos documentos examinados; a segunda contém a análise propriamente dita desses dados através de categorias de análise claramente explicitadas para evitar interpretações puramente subjetivas. Caminhando para as conclusões desta análise, apresento os principais pontos do estudo indicando possíveis desdobramentos. 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