Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141765 |
Resumo: | O presente trabalho visa refletir sobre as fragilidades das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (DCN/P, 2006), indagando sobre a articulação ou não do curso como licenciatura ou bacharelado, considerando as demandas da organização do trabalho no mundo contemporâneo. Com esse objetivo analisaremos as DCN/P (2006) e seu processo de planejamento e implantação, observando a opinião crítica de especialistas em educação . Elencamos algumas críticas tecidas por esses teóricos sobre a legislação e por fim discutiremos sobre uma questão que emerge ao analisarmos as DCN/P (2006): A pedagogia é apenas licenciatura como foi explicitado na lei ? A metodologia escolhida foi pesquisa bibliográfica, buscando-se interpretar os dados a partir da perspectiva dialética, que considera os objetos de estudo a partir de sua contradição e conflito. O curso de Pedagogia em virtude das DCN/P (2006) foi definido apenas como licenciatura, em uma tentativa de agrupar os conhecimentos de licenciatura e bacharelado. Porém essa organização do processo formativo acaba prejudicando a formação do pedagogo, tanto como professor da educação básica, como gestor escolar e também como pedagogo em espaços não escolares. O curso de pedagogia ao propor formar para muitas atividades (professor, gestor, pesquisador, pedagogo extra-escolar), acaba não formando adequadamente para nenhuma das funções que se propõe. Nesse sentido, como alunos desse curso propomos como urgente uma revisão das DCN/P (2006) com o intuito de assegurar uma diretriz curricular que forme para a licenciatura e, também, uma outra que forme para o bacharelado. |
id |
UNSP_fcf93db3a5ef9631178006f809670634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141765 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogiaFormação de professoresDiretrizes curriculares da pedagogiaLicenciatura e bachareladoO presente trabalho visa refletir sobre as fragilidades das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (DCN/P, 2006), indagando sobre a articulação ou não do curso como licenciatura ou bacharelado, considerando as demandas da organização do trabalho no mundo contemporâneo. Com esse objetivo analisaremos as DCN/P (2006) e seu processo de planejamento e implantação, observando a opinião crítica de especialistas em educação . Elencamos algumas críticas tecidas por esses teóricos sobre a legislação e por fim discutiremos sobre uma questão que emerge ao analisarmos as DCN/P (2006): A pedagogia é apenas licenciatura como foi explicitado na lei ? A metodologia escolhida foi pesquisa bibliográfica, buscando-se interpretar os dados a partir da perspectiva dialética, que considera os objetos de estudo a partir de sua contradição e conflito. O curso de Pedagogia em virtude das DCN/P (2006) foi definido apenas como licenciatura, em uma tentativa de agrupar os conhecimentos de licenciatura e bacharelado. Porém essa organização do processo formativo acaba prejudicando a formação do pedagogo, tanto como professor da educação básica, como gestor escolar e também como pedagogo em espaços não escolares. O curso de pedagogia ao propor formar para muitas atividades (professor, gestor, pesquisador, pedagogo extra-escolar), acaba não formando adequadamente para nenhuma das funções que se propõe. Nesse sentido, como alunos desse curso propomos como urgente uma revisão das DCN/P (2006) com o intuito de assegurar uma diretriz curricular que forme para a licenciatura e, também, uma outra que forme para o bacharelado.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Somensi, Camila [UNESP]Oittica, Cristine Reis [UNESP]Vicente, Luciano Aparecido [UNESP]2016-07-19T13:00:22Z2016-07-19T13:00:22Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject7884-7896application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7884-78962357-7819http://hdl.handle.net/11449/141765ISSN2357-7819-2014-7884-7896.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141765Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:22:42.340024Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia |
title |
Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia |
spellingShingle |
Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia Somensi, Camila [UNESP] Formação de professores Diretrizes curriculares da pedagogia Licenciatura e bacharelado |
title_short |
Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia |
title_full |
Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia |
title_fullStr |
Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia |
title_full_unstemmed |
Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia |
title_sort |
Licenciatura ou bacharelado: uma discussão a partir das diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em pedagogia |
author |
Somensi, Camila [UNESP] |
author_facet |
Somensi, Camila [UNESP] Oittica, Cristine Reis [UNESP] Vicente, Luciano Aparecido [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oittica, Cristine Reis [UNESP] Vicente, Luciano Aparecido [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Somensi, Camila [UNESP] Oittica, Cristine Reis [UNESP] Vicente, Luciano Aparecido [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Diretrizes curriculares da pedagogia Licenciatura e bacharelado |
topic |
Formação de professores Diretrizes curriculares da pedagogia Licenciatura e bacharelado |
description |
O presente trabalho visa refletir sobre as fragilidades das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (DCN/P, 2006), indagando sobre a articulação ou não do curso como licenciatura ou bacharelado, considerando as demandas da organização do trabalho no mundo contemporâneo. Com esse objetivo analisaremos as DCN/P (2006) e seu processo de planejamento e implantação, observando a opinião crítica de especialistas em educação . Elencamos algumas críticas tecidas por esses teóricos sobre a legislação e por fim discutiremos sobre uma questão que emerge ao analisarmos as DCN/P (2006): A pedagogia é apenas licenciatura como foi explicitado na lei ? A metodologia escolhida foi pesquisa bibliográfica, buscando-se interpretar os dados a partir da perspectiva dialética, que considera os objetos de estudo a partir de sua contradição e conflito. O curso de Pedagogia em virtude das DCN/P (2006) foi definido apenas como licenciatura, em uma tentativa de agrupar os conhecimentos de licenciatura e bacharelado. Porém essa organização do processo formativo acaba prejudicando a formação do pedagogo, tanto como professor da educação básica, como gestor escolar e também como pedagogo em espaços não escolares. O curso de pedagogia ao propor formar para muitas atividades (professor, gestor, pesquisador, pedagogo extra-escolar), acaba não formando adequadamente para nenhuma das funções que se propõe. Nesse sentido, como alunos desse curso propomos como urgente uma revisão das DCN/P (2006) com o intuito de assegurar uma diretriz curricular que forme para a licenciatura e, também, uma outra que forme para o bacharelado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:22Z 2016-07-19T13:00:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7884-7896 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141765 ISSN2357-7819-2014-7884-7896.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141765 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7884-7896 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-7884-7896.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
7884-7896 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128354011840512 |