Rastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27314 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como ponto de partida epistemo-metodológico a etnopesquisa. Como o foco é a prática exercida pelos professores de dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA, conjunto do qual faço parte, insiro-me aqui na tentativa de realizar uma autoetnografia, complementada com um Estudo de Caso. Desse modo, pretendo responder a seguinte pergunta: A colaboração em Dança é apenas um fenômeno do mundo contemporâneo, presente em diversas áreas do conhecimento, ou pode ser descrita como um dispositivo teórico-metodológico, tanto artístico quanto pedagógico? O objetivo, portanto, é mapear e discutir este saber-fazer presente na prática docente da escola, o Processo Criativo Colaborativo – PCC como meio de aprendizagem artística e acadêmica. Trata-se de um saber-fazer introduzido pela docente e dançarina Eni Corrêa, na década de 1970, no Grupo Coreográfico da ETDUFPA, e desenvolvido pelos novos artistas-professores nos cursos livres e que permaneceu no curso técnico, com o propósito de potencializar a criação individual e coletiva dos intérpretes-criadores. Para afirmar que esse saber-fazer está há mais de duas décadas na escola, o estudo reúne, de modo analítico, os procedimentos aplicados para o PCC na condição de dispositivo teórico-metodológico em dança. Registra também os procedimentos desenvolvidos pelos docentes para o aprendizado do PCC, a partir dos vestígios encontrados nos mais diversos tipos de documentos existentes na escola, como fotografias, reportagens e relatos das experiências dos docentes introdutores desse processo artístico-pedagógico. A colaboração é tomada como um eixo norteador das atividades de ensino e de aprendizagem dos processos criativos dos docentes de dança da ETDUFPA. Ampliar o horizonte teórico sobre PCC pode viabilizar o treinamento de um dispositivo que ainda não se encontra formalizado em livros e textos acadêmicos; permitirá também que o abordemos metodologicamente em sala de aula, nas escolas de dança e em processos artísticos. A história da ETDUFPA e o trajeto dos seus professores auxiliam a evidenciar o dispositivo teórico-metodológico do PCC nesta escola. |
id |
UFBA-2_d25fbd01cf7fcf254b094ec0245904c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27314 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Leal, Eleonora FerreiraCoutinho, Denise Maria BarretoCoutinho, Denise Maria BarretoSilva, Hebe Alves daDomenici, Eloisa LeiteHernandez, Marcia Maria StrazzacappaBrigida, Miguel Santa2018-09-11T13:21:51Z2018-09-11T13:21:51Z2018-09-112012http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27314Esta pesquisa tem como ponto de partida epistemo-metodológico a etnopesquisa. Como o foco é a prática exercida pelos professores de dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA, conjunto do qual faço parte, insiro-me aqui na tentativa de realizar uma autoetnografia, complementada com um Estudo de Caso. Desse modo, pretendo responder a seguinte pergunta: A colaboração em Dança é apenas um fenômeno do mundo contemporâneo, presente em diversas áreas do conhecimento, ou pode ser descrita como um dispositivo teórico-metodológico, tanto artístico quanto pedagógico? O objetivo, portanto, é mapear e discutir este saber-fazer presente na prática docente da escola, o Processo Criativo Colaborativo – PCC como meio de aprendizagem artística e acadêmica. Trata-se de um saber-fazer introduzido pela docente e dançarina Eni Corrêa, na década de 1970, no Grupo Coreográfico da ETDUFPA, e desenvolvido pelos novos artistas-professores nos cursos livres e que permaneceu no curso técnico, com o propósito de potencializar a criação individual e coletiva dos intérpretes-criadores. Para afirmar que esse saber-fazer está há mais de duas décadas na escola, o estudo reúne, de modo analítico, os procedimentos aplicados para o PCC na condição de dispositivo teórico-metodológico em dança. Registra também os procedimentos desenvolvidos pelos docentes para o aprendizado do PCC, a partir dos vestígios encontrados nos mais diversos tipos de documentos existentes na escola, como fotografias, reportagens e relatos das experiências dos docentes introdutores desse processo artístico-pedagógico. A colaboração é tomada como um eixo norteador das atividades de ensino e de aprendizagem dos processos criativos dos docentes de dança da ETDUFPA. Ampliar o horizonte teórico sobre PCC pode viabilizar o treinamento de um dispositivo que ainda não se encontra formalizado em livros e textos acadêmicos; permitirá também que o abordemos metodologicamente em sala de aula, nas escolas de dança e em processos artísticos. A história da ETDUFPA e o trajeto dos seus professores auxiliam a evidenciar o dispositivo teórico-metodológico do PCC nesta escola.This research has as an epistemo-methodological starting point the ethno-research. As the focus is on teaching activities in the School of Theatre and Dance at the Federal University of Pará-Brazil- ETDUFPA, to which I belong, I herein attempt, in part, a self-ethnography, complemented with a Case Study. Thus, I intend to answer the following question: the Collaboration in Dance is only a phenomenon of the contemporary world, present in various areas of knowledge, or can be described as a theoretical-methodological device both artistic and pedagogical? The aim is to map and discuss this know-how, present in our teaching practice, the Collaborative Creative Process – CCP, as a means of artistic and academic learning. It´s a know-how introduced by teacher and dancer Eni Corrêa, in the 1970s, in the Choreographic Group of ETDUFPA, and developed by new artist-teachers in free courses who remained in the technical course in order of empowering the individual and collective creation of artist-creators. To say that this know-how is asserted for more than two decades, at the school, the study gather analytically applied procedures to CCP, in condition of theoretical-methodological device in dance. It chronicles the procedures developed by dance teachers for learning of CCP, from the remains found in various types of documents, in the school, such as photographs, reports and accounts from experiences of pedagogical-artistic method of teachers introducers. The collaboration is taken as a guiding axis of teaching and learning activities of dance teachers’ creative processes of ETDUFPA. Broading the theoretical horizon of CCP can facilitate the training of a device that has not yet been formalized in books and academic texts; will also allow our methodological approach in classroom, in dance schools and artistic processes. The ETDUFPA history and his teachers journey help to highlight the CCP device in this school.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-09-06T14:31:22Z No. of bitstreams: 1 tese eleonora.pdf: 11619791 bytes, checksum: 6f3acc7c8ad7dec0487f5172432e68b4 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:21:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese eleonora.pdf: 11619791 bytes, checksum: 6f3acc7c8ad7dec0487f5172432e68b4 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-11T13:21:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese eleonora.pdf: 11619791 bytes, checksum: 6f3acc7c8ad7dec0487f5172432e68b4 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesDança – Estudo e ensinoDança – Processo colaborativoExperimentação em dançaProcesso Criativo ColaborativoDispositivoArtes CênicasCollaborative Creative ProcessExperimentation in DanceDevicePerforming ArtsRastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Paráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALtese eleonora.pdftese eleonora.pdfapplication/pdf11619791https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27314/1/tese%20eleonora.pdf6f3acc7c8ad7dec0487f5172432e68b4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27314/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTtese eleonora.pdf.txttese eleonora.pdf.txtExtracted texttext/plain533437https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27314/3/tese%20eleonora.pdf.txt37ac187b684217a848a96806b94ee5fbMD53ri/273142022-03-10 14:09:29.217oai:repositorio.ufba.br:ri/27314VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:09:29Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará |
title |
Rastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará |
spellingShingle |
Rastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará Leal, Eleonora Ferreira Lingüística, Letras e Artes Dança – Estudo e ensino Dança – Processo colaborativo Experimentação em dança Processo Criativo Colaborativo Dispositivo Artes Cênicas Collaborative Creative Process Experimentation in Dance Device Performing Arts |
title_short |
Rastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará |
title_full |
Rastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará |
title_fullStr |
Rastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará |
title_full_unstemmed |
Rastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará |
title_sort |
Rastros poéticos na dança: o processo criativo-colaborativo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará |
author |
Leal, Eleonora Ferreira |
author_facet |
Leal, Eleonora Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Eleonora Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coutinho, Denise Maria Barreto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Coutinho, Denise Maria Barreto Silva, Hebe Alves da Domenici, Eloisa Leite Hernandez, Marcia Maria Strazzacappa Brigida, Miguel Santa |
contributor_str_mv |
Coutinho, Denise Maria Barreto Coutinho, Denise Maria Barreto Silva, Hebe Alves da Domenici, Eloisa Leite Hernandez, Marcia Maria Strazzacappa Brigida, Miguel Santa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Dança – Estudo e ensino Dança – Processo colaborativo Experimentação em dança Processo Criativo Colaborativo Dispositivo Artes Cênicas Collaborative Creative Process Experimentation in Dance Device Performing Arts |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança – Estudo e ensino Dança – Processo colaborativo Experimentação em dança Processo Criativo Colaborativo Dispositivo Artes Cênicas Collaborative Creative Process Experimentation in Dance Device Performing Arts |
description |
Esta pesquisa tem como ponto de partida epistemo-metodológico a etnopesquisa. Como o foco é a prática exercida pelos professores de dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA, conjunto do qual faço parte, insiro-me aqui na tentativa de realizar uma autoetnografia, complementada com um Estudo de Caso. Desse modo, pretendo responder a seguinte pergunta: A colaboração em Dança é apenas um fenômeno do mundo contemporâneo, presente em diversas áreas do conhecimento, ou pode ser descrita como um dispositivo teórico-metodológico, tanto artístico quanto pedagógico? O objetivo, portanto, é mapear e discutir este saber-fazer presente na prática docente da escola, o Processo Criativo Colaborativo – PCC como meio de aprendizagem artística e acadêmica. Trata-se de um saber-fazer introduzido pela docente e dançarina Eni Corrêa, na década de 1970, no Grupo Coreográfico da ETDUFPA, e desenvolvido pelos novos artistas-professores nos cursos livres e que permaneceu no curso técnico, com o propósito de potencializar a criação individual e coletiva dos intérpretes-criadores. Para afirmar que esse saber-fazer está há mais de duas décadas na escola, o estudo reúne, de modo analítico, os procedimentos aplicados para o PCC na condição de dispositivo teórico-metodológico em dança. Registra também os procedimentos desenvolvidos pelos docentes para o aprendizado do PCC, a partir dos vestígios encontrados nos mais diversos tipos de documentos existentes na escola, como fotografias, reportagens e relatos das experiências dos docentes introdutores desse processo artístico-pedagógico. A colaboração é tomada como um eixo norteador das atividades de ensino e de aprendizagem dos processos criativos dos docentes de dança da ETDUFPA. Ampliar o horizonte teórico sobre PCC pode viabilizar o treinamento de um dispositivo que ainda não se encontra formalizado em livros e textos acadêmicos; permitirá também que o abordemos metodologicamente em sala de aula, nas escolas de dança e em processos artísticos. A história da ETDUFPA e o trajeto dos seus professores auxiliam a evidenciar o dispositivo teórico-metodológico do PCC nesta escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-11T13:21:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-11T13:21:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27314 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27314/1/tese%20eleonora.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27314/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27314/3/tese%20eleonora.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f3acc7c8ad7dec0487f5172432e68b4 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 37ac187b684217a848a96806b94ee5fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459573202255872 |