O Signo do diabo em forma de mulher: a inquisição na Bahia de Todos os Santos 1591-1699

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sulamita Pinto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35630
Resumo: O imaginário da mulher bruxa e feiticeira levou centenas de mulheres ao Tribunal do Santo Ofício durante sua existência. Imaginário este fortalecido pelas elites religiosas com o intuito de disciplinarizar e domesticar os corpos femininos. Na busca por moralidade e bom comportamento de seus fiéis, a Igreja, juntamente com a Inquisição Portuguesa, perseguiu práticas consideradas hereges na tentativa de extirpar esses tipos de transgressões do reino e de seus territórios ultramarinos. Com base em nove denúncias do Caderno do Promotor, mas também nos códigos civis e manuais temos como acusados diversos homens e mulheres, brancas/os, pretas/os e indígenas/os. Buscaremos compreender neste trabalho como os papéis de gênero impunham-se às mulheres um caráter demonizador e estigmatizador, que circulavam no Brasil colônia. Deseja-se mapear quais estereótipos foram atribuídos a esses sujeitos considerados agentes do Diabo e que impacto tiveram na manutenção e propagação dos seus ritos em uma sociedade que se dizia estritamente cristã.
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Com base em nove denúncias do Caderno do Promotor, mas também nos códigos civis e manuais temos como acusados diversos homens e mulheres, brancas/os, pretas/os e indígenas/os. Buscaremos compreender neste trabalho como os papéis de gênero impunham-se às mulheres um caráter demonizador e estigmatizador, que circulavam no Brasil colônia. Deseja-se mapear quais estereótipos foram atribuídos a esses sujeitos considerados agentes do Diabo e que impacto tiveram na manutenção e propagação dos seus ritos em uma sociedade que se dizia estritamente cristã.The imagery of the witch and sorceress woman took hundreds of women to the Tribunal of the Holy Office during her existence. This imaginary is strengthened by religious elites in order to discipline and domesticate female bodies. In the search for morality and good behavior of its faithful, the Church, together with the Portuguese Inquisition, pursued practices considered heretics in an attempt to root out these types of transgressions from the kingdom and its overseas territories. Based on nine complaints from the Prosecutor's Notebook, but also on civil and manual codes, we have several accused men and women, white, black and indigenous. We will seek to understand in this work how gender roles were imposed on women with a demonizing and stigmatizing character, which circulated in colony Brazil. We want to map which stereotypes were attributed to these subjects considered agents of the Devil and what impact they had on the maintenance and propagation of their rites in a society that called itself strictly Christian.Submitted by PPGH null (poshisto@ufba.br) on 2022-07-01T20:07:29Z No. of bitstreams: 1 O Signo do diabo em forma de mulher a inquisição na Bahia de Todos os Santos 1591-1699..pdf: 936791 bytes, checksum: 54c4c9f1f7ae5e80f81f60f52262d54a (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2022-07-04T17:06:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O Signo do diabo em forma de mulher a inquisição na Bahia de Todos os Santos 1591-1699..pdf: 936791 bytes, checksum: 54c4c9f1f7ae5e80f81f60f52262d54a (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-04T17:06:17Z (GMT). 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