A tipificação da bruxa nas linguagens escrita e visual na obra de Pierre de Lancre (1609-1613)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10929 |
Resumo: | Resumo: A partir da análise da publicação de Pierre de Lancre (169-1613), intitulada Tableau de l'inconstance des mauvais anges et démons, a presente Dissertação tem como objetivo central desenvolver um estudo a respeito da tipificação da bruxa, no início do século XVII, enquanto um crime contra o reino francês Na publicação, Pierre de Lancre narra os eventos ocorridos, em 169, na região de Labourd, onde este juiz perseguiu e puniu pessoas indiciadas pelo crime de bruxaria Nesta narrativa, publicada pela primeira vez em 1612, o magistrado teoriza a respeito da bruxaria e demonstra as práticas de perseguição que foram adotadas nesta viagem feita a Labourd Já na segunda edição, publicada em 1613, Jan Ziarnko (1575-163±) recebeu a tarefa de produzir uma gravura sobre o sabá das bruxas, que foi incorporada junto ao texto Com base no texto e na imagem da segunda edição, examinamos como o tipo da bruxa foi construído pelo artista e pelo juiz com base no método indiciário proposto por Carlo Ginzburg e Michel de Certeau Através dos indícios presentes no texto e na imagem, a tipificação da bruxa se deu pela personificação de mulheres perversas, demoníacas e depravadas Assim sendo, esta pesquisa demonstra a tipificação da bruxa em suas várias formas, discursos e visualidades presentes no texto e na gravura da publicação de Pierre de Lancre |
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A tipificação da bruxa nas linguagens escrita e visual na obra de Pierre de Lancre (1609-1613)História socialFeitiçariaInquisiçãoFrançaSocial historyWitchcraftFranceInquisitionResumo: A partir da análise da publicação de Pierre de Lancre (169-1613), intitulada Tableau de l'inconstance des mauvais anges et démons, a presente Dissertação tem como objetivo central desenvolver um estudo a respeito da tipificação da bruxa, no início do século XVII, enquanto um crime contra o reino francês Na publicação, Pierre de Lancre narra os eventos ocorridos, em 169, na região de Labourd, onde este juiz perseguiu e puniu pessoas indiciadas pelo crime de bruxaria Nesta narrativa, publicada pela primeira vez em 1612, o magistrado teoriza a respeito da bruxaria e demonstra as práticas de perseguição que foram adotadas nesta viagem feita a Labourd Já na segunda edição, publicada em 1613, Jan Ziarnko (1575-163±) recebeu a tarefa de produzir uma gravura sobre o sabá das bruxas, que foi incorporada junto ao texto Com base no texto e na imagem da segunda edição, examinamos como o tipo da bruxa foi construído pelo artista e pelo juiz com base no método indiciário proposto por Carlo Ginzburg e Michel de Certeau Através dos indícios presentes no texto e na imagem, a tipificação da bruxa se deu pela personificação de mulheres perversas, demoníacas e depravadas Assim sendo, esta pesquisa demonstra a tipificação da bruxa em suas várias formas, discursos e visualidades presentes no texto e na gravura da publicação de Pierre de LancreDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: Building on the analysis of Pierre de Lancre's publication (169-1613) entitled Tableau de l'Inconstance des mauvais anges et démons, this thesis has as its central purpose to develop a study about the typification of the witch in the early seventeenth century as a crime against the kingdom of France In this publication, Pierre de Lancre narrates the events of 169 in the Labourd region, where this judge persecuted and punished persons indicted for the crime of witchcraft In this narrative - first published in 1612 - the magistrate theorizes about witchcraft and demonstrates the persecution practices that he adopted on this trip to Labourd In the second edition, published in 1613, Jan Ziarnko (1575-163 ±) was given the task of producing a engraving on the Sabbath of witches that was incorporated along with the written text Based on the text and image of the second edition, we examine how the witch’s type was thought by the artist and the judge, based on the indicative method proposed by Carlo Ginzburg and Michel de Certeau Through the evidence in the text and the image, the witch was typified by the personification of wicked, demonic, and depraved women Therefore, this research demonstrates the typification of the witch in its various forms, discourses and visualities present in the text and the engraving of the publication of Pierre de LancreVisalli, Angelita Marques [Orientador]Nogueira, Carlos Roberto FigueiredoDeNipoti, Cláudio LuizBella, Alisson Guilherme Gonçalves2024-05-01T12:52:56Z2024-05-01T12:52:56Z2020.0015.05.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10929porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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