POR UMA DEFINIÇÃO UNIFICADA DE TEXTURA MUSICAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Christian Perrotta da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28035
Resumo: Esta pesquisa visa propor uma definição unificada para o conceito de textura musical. Não obstante a grande relevância dada à textura musical pelos compositores e teóricos do século XX, os problemas conceituais presentes nas definições existentes, seja pela indireta exclusão de parte do repertório musical, seja pela forma de sua enunciação conceitual, levou à necessidade de revisar extensamente a literatura existente, o que perpassa pela revisão da terminologia referente à textura musical, uma avaliação minuciosa das definições existentes e uma discussão dos méritos e insuficiências de cada uma, a fim de lhes propor possíveis soluções quando proposta a nova definição unificada. Ainda, por se tratar de uma pesquisa musicológica, seu embasamento teórico e metodológico perpassou interdisciplinarmente outras diversas áreas de conhecimento. Isso inclui os métodos de pesquisa bibliográfica da Ciência da Informação, o estudo da Lexicografia e da Terminologia, bem como certos aspectos da Filosofia (como o entendimento de conceitos e definições, categorias e da própria Fenomenologia) e da Psicologia juntamente com as Neurociências. A revisão de literatura incluiu aspectos lexicais, pelos quais se pôde observar o decurso histórico da palavra textura até sua consolidação como termo musical; aspectos conceituais, no qual apresentamos a maior parte da literatura referente à textura musical, seja por perspectivas gerais, normativas, críticas ou imagéticas; e aspectos perceptivos, em que constam pesquisas voltadas à percepção de textura por vieses psicológicos, fisiológicos e acústicos, além da percepção fenomenológica concretizada pela Aculogia schaefferiana. A essa revisão, seguiu-se uma discussão acerca de todas as definições de textura encontradas na bibliografia, a partir das quais foi possível identificar características em comum, bem como elementos que permitem relacionar as definições de maneira complementar e integradora. Essa análise conjunta e integrada suscitou processos de percepção do som, a partir dos quais foi possível propor uma definição unificada de textura musical.
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spelling Silva, Christian Perrotta daSotuyo Blanco, PabloSilva Filho, Wellington Mendes daNunes Filho, Pauxy Gentil2018-11-26T15:20:17Z2018-11-26T15:20:17Z2018-11-262018-07-31http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28035Esta pesquisa visa propor uma definição unificada para o conceito de textura musical. Não obstante a grande relevância dada à textura musical pelos compositores e teóricos do século XX, os problemas conceituais presentes nas definições existentes, seja pela indireta exclusão de parte do repertório musical, seja pela forma de sua enunciação conceitual, levou à necessidade de revisar extensamente a literatura existente, o que perpassa pela revisão da terminologia referente à textura musical, uma avaliação minuciosa das definições existentes e uma discussão dos méritos e insuficiências de cada uma, a fim de lhes propor possíveis soluções quando proposta a nova definição unificada. Ainda, por se tratar de uma pesquisa musicológica, seu embasamento teórico e metodológico perpassou interdisciplinarmente outras diversas áreas de conhecimento. Isso inclui os métodos de pesquisa bibliográfica da Ciência da Informação, o estudo da Lexicografia e da Terminologia, bem como certos aspectos da Filosofia (como o entendimento de conceitos e definições, categorias e da própria Fenomenologia) e da Psicologia juntamente com as Neurociências. A revisão de literatura incluiu aspectos lexicais, pelos quais se pôde observar o decurso histórico da palavra textura até sua consolidação como termo musical; aspectos conceituais, no qual apresentamos a maior parte da literatura referente à textura musical, seja por perspectivas gerais, normativas, críticas ou imagéticas; e aspectos perceptivos, em que constam pesquisas voltadas à percepção de textura por vieses psicológicos, fisiológicos e acústicos, além da percepção fenomenológica concretizada pela Aculogia schaefferiana. A essa revisão, seguiu-se uma discussão acerca de todas as definições de textura encontradas na bibliografia, a partir das quais foi possível identificar características em comum, bem como elementos que permitem relacionar as definições de maneira complementar e integradora. Essa análise conjunta e integrada suscitou processos de percepção do som, a partir dos quais foi possível propor uma definição unificada de textura musical.This research aims to propose a unified definition for the concept of musical texture. Despite the great relevance given to musical texture by composers and theorists from the twentieth century, the conceptual problems the conceptual problems present in the existing definitions, either by the indirect exclusion of part of the musical repertoire or by the form of its conceptual enunciation, have led to the need for reviewing extensively the existing literature, which pervades through the revision of the terminology referring to musical texture, a thorough evaluation of the existing definitions and a discussion of the merits and shortcomings of each one, in order to propose possible solutions to them when the new unified definition is proposed. Moreover, because it is a musicological research, its theoretical and methodological basis has interdisciplinarily crossed other areas of knowledge. This includes the methods of bibliographic research in Information Science, the study of Lexicography and Terminology, as well as certain aspects of Philosophy (such as the understanding of concepts and definitions, categories and the Phenomenology itself) and Psychology together with Neurosciences. The literature revision included lexical aspects, through which it could be possible to observe the historical course of the word texture until its consolidation as musical term; conceptual aspects, in which we have presented most of the literature concerning musical texture, whether by general, normative, critical or image perspectives; and perceptive aspects, which include research on the perception of texture by psychological, physiological and acoustic standpoint, as well as the phenomenological perception concretized by schaefferian Acoulogy. This review was followed by a discussion about all the definitions of texture found in the bibliography, from which it was possible to identify common characteristics, as well as elements that allow to relate the definitions in a complementary and integrating way. This joint and integrated analysis led to sound perception processes, from which it was possible to propose a unified definition of musical texture.Esta investigación busca proponer una definición unificada para el concepto de textura musical. A pesar de la gran relevancia dada a la textura musical por los compositores y teóricos del siglo XX, los problemas conceptuales presentes en las definiciones existentes, sea por la indirecta exclusión de parte del repertorio musical, sea por la forma de su enunciación conceptual, demandaron revisar extensamente la literatura existente, incluyendo la revisión de la terminología referente a textura musical, una evaluación minuciosa de las definiciones existentes y una discusión de los méritos e insuficiencias de cada una, a fin de proponer posibles soluciones cuando la nueva definición unificada sea enunciada. Aún, por tratarse de una investigación musicológica, su base teórica y metodológica ha pasado interdisciplinariamente por otras diversas áreas de conocimiento. Esto incluye los métodos de investigación bibliográfica de la Ciencia de la Información, el estudio de la Lexicografía y la Terminología, así como ciertos aspectos de la Filosofía (como el entendimiento de conceptos y definiciones, categorías y de la propia Fenomenología) y de la Psicología, junto con las Neurociencias. La revisión de literatura incluyó aspectos lexicales, por los cuales se pudo observar el curso histórico de la palabra textura hasta su consolidación como término musical; aspectos conceptuales, en el que presentamos la mayor parte de la literatura referente a textura musical, ya sea por perspectivas generales, normativas, críticas o representaciones visuales; y aspectos perceptivos, en los que constan investigaciones dirigidas a la percepción de textura por sesgos psicológicos, fisiológicos y acústicos, además de la percepción fenomenológica concretizada por la Aculogia schaefferiana. A esa revisión se siguió una discusión sobre todas las definiciones de textura encontradas en la bibliografía, a partir de las cuales fue posible identificar características en común, así como elementos que permiten relacionar las definiciones de manera complementaria e integradora. Dicho análisis conjunto e integrado suscitó procesos de percepción del sonido, a partir de los cuales fue posible proponer una definición unificada de textura musical.Cette recherche vise à proposer une définition unifiée du concept de texture musicale. Malgré la grande importance accordée à la texture musicale par les compositeurs et les théoriciens du vingtième siècle, les problèmes conceptuels présents dans les définitions existantes, soit par l'exclusion indirecte d'une partie du répertoire musical, soit par la forme de leur énonciation conceptuelle, ont conduit à la nécessité de revoir en profondeur la littérature existante, qui passe par la révision de la terminologie liée à la texture musicale, une évaluation approfondie des définitions existantes et une discussion des mérites et des insuffisances de chacun, afin de proposer des solutions possibles lorsqu'on propose la nouvelle définition unifiée. Aussi, parce qu'il s'agit d'une recherche musicologique, ses bases théoriques et méthodologiques ont traversé de manière interdisciplinaire d'autres domaines de connaissance. Cela comprend les méthodes de recherche bibliographique en sciences de l'information, l'étude de la lexicographie et de la terminologie, ainsi que certains aspects de la philosophie (tels que la compréhension des concepts et des définitions, les catégories et la phénoménologie) et la psychologie avec les neurosciences. La revue de la littérature comprenait des aspects lexicaux, à travers lesquels on pouvait observer le cours historique du mot texture jusqu'à sa consolidation comme terme musical; aspects conceptuels, dans lesquels nous présentons la majeure partie de la littérature concernant la texture musicale, soit par des perspectives générales, normatives, critiques ou imagétiques; et les aspects perceptifs, qui incluent la recherche sur la perception de la texture par des biais psychologiques, physiologiques et acoustiques, ainsi que la perception phénoménologique concrétisée par l’Acoulogie schaefferienne. Cette revue a été suivie d'une discussion sur toutes les définitions de texture trouvées dans la bibliographie, à partir desquelles il a été possible d'identifier des caractéristiques communes, ainsi que des éléments permettant de relier les définitions de manière complémentaire et intégrative. Cette analyse conjointe et intégrée a conduit à des processus de perception sonore, à partir desquels il a été possible de proposer une définition unifiée de texture musicale.本研究では、音楽テクスチュアの概念を統一的に定義することを提案する。20世紀の作曲家や理論家による音楽のテクスチュアとの大きな関連性にもかかわらず、音楽的レパートリーの一部を間接的に排除するか、概念的な表現の形で既存の定義に存在する概念的な問題は、可能な解決法を提案するために、音楽テクスチュアを参照する用語の改訂、既存の定義の徹底的な評価、およびそれぞれのメリットと欠点の議論を踏まえた既存の文献を広く検討する必要が生じた新しい統一定義が提案されたときにそれらを使用する。さらに、それは音楽学的研究であるため、その理論的および方法論的基礎は、学際的に他の知識領域を超えている。これには、情報科学の書誌的研究の方法、辞書学と学術用語の研究、ならびに哲学のある側面(概念や定義の理解、カテゴリーと現象論そのもの)、心理学と神経科学の方法が含まれる。文献の改訂には、単語のテクスチュアの歴史的経過を音楽用語としての統合まで観察することが可能な語彙的側面が含まれていた。概念的側面では、一般的、規範的、批判的、または画像的な観点から、音楽テクスチュアに関する文献のほとんどを提示してきた。心理的、生理学的、音響的観点によるテクスチュアの知見、シェフェールのアクロジーによる具体的な現象論的知見の研究など、知覚的な側面が含まれている。この改訂の後には、参考文献に見られるテクスチュアのすべての定義について検討が行われ、そこから共通の特性を特定することができ、また定義を補完的、統合的な方法で関連付けることができる要素が示された。この共同して統合された分析は、音響知覚プロセスをもたらし、そこから、音楽テクスチュアの統一された定義を提案することが可能となった。Submitted by Christian Perrotta (chr.perrotta@gmail.com) on 2018-11-08T20:41:15Z No. of bitstreams: 1 PERROTTA, 2018. 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