A improvisação por meio de cantigas de capoeira na iniciação em clarineta: uma abordagem pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Felipe Gomes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37949
Resumo: Esta tese tem por tema a inclusão da improvisação na iniciação da clarineta. Trata-se de uma pesquisa que teve por objetivo experimentar um conjunto de estratégias didáticas de improvisação em música (CEDIM) fundamentado na música da capoeira e voltado à iniciação do instrumento. Esta abordagem pedagógica consiste em atividades que buscam, primeiramente, pelo uso de gravações, a internalização e memorização do acompanhamento rítmico e da melodia, para então, trabalhar a improvisação. Este trabalho utilizou-se do método qualitativo de pesquisa-ação, no qual foi possível descrever a dinâmica entre professor e alunos durante as atividades de improvisação. Assim, o pesquisador também foi o professor que aplicou o conjunto de estratégias didáticas com seus próprios estudantes. As músicas trabalhadas nesta pesquisa foram Paranaê e Marinheiro Só, bem conhecidas da prática de capoeira. Participaram desta pesquisa dois grupos de estudantes: no grupo 1, três estudantes, entre 9 e 10 anos do curso de musicalização do Conservatório de Música de Sergipe (CMS). E no grupo 2, três estudantes, entre 12 e 13 anos, da Sociedade Filarmônica 28 de Agosto (SOFIVA). As ideias dos educadores musicais David Elliott, Keith Swanwick e Lucy Green serviram como base para a fundamentação teórica desta pesquisa. Os pensamentos de Elliott sobre a Filosofia Praxial da Educação Musical (1995) e a abordagem C(L)A(S)P (1979) de Swanwick foram utilizados para fundamentar o CEDIM. De Lucy Green, as reflexões sobre a práticas de aprendizagem informal, assim como as aplicações de tais práticas no contexto formal de ensino, serviram como base para esta pesquisa. O processo de análise e avaliação dos improvisos dos participantes também foram fundamentados por Swanwick, nos três princípios defendidos em seu livro Ensinando Música Musicalmente (2003), assim como seus critérios de avaliação, oriundos de sua Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical. Os improvisos dos participantes foram analisados em dois aspectos: os parâmetros composicionais e os de performance. A análise dos improvisos e dos questionários indicou que o CEDIM promoveu uma ambientação favorável para os participantes trabalharem e desenvolverem sua criatividade musical coletivamente. Por fim, os participantes demonstraram possuir uma intuição musical para improvisar que questiona a ausência da improvisação na pedagogia convencional na iniciação da clarineta.
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Este trabalho utilizou-se do método qualitativo de pesquisa-ação, no qual foi possível descrever a dinâmica entre professor e alunos durante as atividades de improvisação. Assim, o pesquisador também foi o professor que aplicou o conjunto de estratégias didáticas com seus próprios estudantes. As músicas trabalhadas nesta pesquisa foram Paranaê e Marinheiro Só, bem conhecidas da prática de capoeira. Participaram desta pesquisa dois grupos de estudantes: no grupo 1, três estudantes, entre 9 e 10 anos do curso de musicalização do Conservatório de Música de Sergipe (CMS). E no grupo 2, três estudantes, entre 12 e 13 anos, da Sociedade Filarmônica 28 de Agosto (SOFIVA). As ideias dos educadores musicais David Elliott, Keith Swanwick e Lucy Green serviram como base para a fundamentação teórica desta pesquisa. Os pensamentos de Elliott sobre a Filosofia Praxial da Educação Musical (1995) e a abordagem C(L)A(S)P (1979) de Swanwick foram utilizados para fundamentar o CEDIM. 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Por fim, os participantes demonstraram possuir uma intuição musical para improvisar que questiona a ausência da improvisação na pedagogia convencional na iniciação da clarineta.The theme of this thesis is the inclusion of improvisation in the initiation of the clarinet. It is a research aimed at experimenting with a set of didactic strategies for improvisation in music (CEDIM) based on capoeira music and aimed at the initiation of the instrument. This pedagogical approach consists of activities that seek first, through the use of recordings, the internalization and memorization of rhythmic accompaniment and melody, and then, work on improvisation. This work used the qualitative method of action-research, in which it was possible to describe the dynamic between teacher and students during improvisation activities. Thus, the researcher was also the teacher who applied the set of didactic strategies with his own students. The songs used in this research were Paranaê and Marinheiro Só, well known in the practice of capoeira. Two groups of students participated in this study: in group 1, three students, between 9 and 10 years old, from the Sergipe Music Conservatory (CMS). In group 2, three students, between 12 and 13 years old, from the Philharmonic Society 28 de Agosto (SOFIVA). The ideas from the music educators David Elliott, Keith Swanwick and Lucy Green served as the basis for the theoretical foundation of this research. Elliott's thoughts about the Praxial Philosophy of Music Education (1995) and Swanwick's C(L)A(S)P (1979) approach were used to ground CEDIM. From Lucy Green, reflections on informal learning prac-tices, as well as applications of such practices in the formal teaching context, served as the foundation for this research. The process of analyzing and evaluating the partici-pants' improvisations was also grounded in Swanwick's three principles advocated in his book Teaching Music Musically (2003), as well as his evaluation criteria from his Spiral Theory of Music Development. The participants' improvisations were analyzed in two aspects: compositional and performance parameters. The analysis of the improvisations and the questionnaires indicated that CEDIM promoted a favorable environment for the participants to work and develop their musical creativity collectively. Finally, the participants demonstrated a musical intuition to improvise that questions the absence of improvisation in conventional pedagogy in the initiation of the clarinet.Submitted by Felipe Gomes de Freitas (felipeclarinete@hotmail.com) on 2023-10-03T12:58:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Tese - Felipe Gomes de Freitas - PPGMUS.pdf: 13284073 bytes, checksum: d0f17c810c6c15eba5757cab01d1ef5b (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Música (bibmus@ufba.br) on 2023-10-04T07:10:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Felipe Gomes de Freitas - PPGMUS.pdf: 13284073 bytes, checksum: d0f17c810c6c15eba5757cab01d1ef5b (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-04T07:10:22Z (GMT). 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A improvisação por meio de cantigas de capoeira na iniciação em clarineta: uma abordagem pedagógica. 2022. 212 f. il. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTese - Felipe Gomes de Freitas - PPGMUS.pdf.txtTese - Felipe Gomes de Freitas - PPGMUS.pdf.txtExtracted texttext/plain441963https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37949/4/Tese%20-%20Felipe%20Gomes%20de%20Freitas%20-%20PPGMUS.pdf.txt48ca9dfa7528bb55f3d5640304fbd935MD54ORIGINALTese - Felipe Gomes de Freitas - PPGMUS.pdfTese - Felipe Gomes de Freitas - PPGMUS.pdfapplication/pdf13284073https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37949/1/Tese%20-%20Felipe%20Gomes%20de%20Freitas%20-%20PPGMUS.pdfd0f17c810c6c15eba5757cab01d1ef5bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37949/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37949/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/379492023-10-07 02:06:00.746oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-10-07T05:06Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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