Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18838 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as dimensões autoral e estilística de filmes publicitários considerando seu aspecto imanente, sua composição poética, assim como as condições sociais de criação, produção e reconhecimento destes filmes nas quais operam seus realizadores. Para tanto, buscamos construir uma perspectiva que articule um olhar sobre os programas de efeitos dos filmes e sobre maneira como sua composição específica mobiliza seu espectador, com base na Poética do Filme (Gomes, 1996, 2004a, 2004b); a sociologia dos produtores culturais, presente em Bourdieu (1996), que nos permite entrever como a posição ocupada pelos criadores no campo do filme publicitário influencia suas possibilidades de criação e suas decisões estilísticas; e a noção de estilo em Bordwell (2008), que nos convoca a observar de que maneira as escolhas dos criadores estão presente nestas obras e como se relacionam com outros cânones do campo. Partimos da ideia de que o processo de criação de um filme publicitário está atravessado por três instâncias distintas, a saber, a agência publicitária, a produtora audiovisual e a empresa anunciante, e trabalhamos com a hipótese de que a análise do estilo de um filme publicitário demanda a compreensão das relações de poder que se estabelecem entre estas três instâncias, que a cada caso resulta em um arranjo autoral específico, por sua vez observável como marcas estilísticas nos filmes. Consideramos ainda, nesta análise, as relações entre o estilo das obras, o capital simbólico acumulado das instâncias autorais e seu processo de consagração no interior do campo, sobretudo através das premiações, tomando como locus de observação principal o Cannes Lions Festival. Neste processo, localizamos o lugar de autoria que cabe a cada uma das instâncias que participam da criação e produção dos filmes. No intuito de demonstrar o ponto de vista que se pretendeu construir, analisamos dois filmes publicitários criados pela agência brasileira AlmapBBDO para a Volkswagen do Brasil, reconhecidos com prêmios importantes em Cannes e outras instâncias de consagração: “Cachorro-peixe” (2009), produzido pela Rebolucion, da Argentina; e “Últimos Desejos da Kombi” (2014), produzido pela Spray Filmes, do Brasil. |
id |
UFBA-2_d3cf3a5f1f86f64923b223be64cf1bee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/18838 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Aneas, Tatiana GuenagaAneas, Tatiana GuenagaSouza, Maria Carmem Jacob deGomes, Wilson da SilvaJesus, Guilherme Maia deBarreto, Rodrigo RibeiroRossini, Miriam de Souza2016-04-12T11:23:13Z2016-04-12T11:23:13Z2016-04-122016-03-15http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18838Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as dimensões autoral e estilística de filmes publicitários considerando seu aspecto imanente, sua composição poética, assim como as condições sociais de criação, produção e reconhecimento destes filmes nas quais operam seus realizadores. Para tanto, buscamos construir uma perspectiva que articule um olhar sobre os programas de efeitos dos filmes e sobre maneira como sua composição específica mobiliza seu espectador, com base na Poética do Filme (Gomes, 1996, 2004a, 2004b); a sociologia dos produtores culturais, presente em Bourdieu (1996), que nos permite entrever como a posição ocupada pelos criadores no campo do filme publicitário influencia suas possibilidades de criação e suas decisões estilísticas; e a noção de estilo em Bordwell (2008), que nos convoca a observar de que maneira as escolhas dos criadores estão presente nestas obras e como se relacionam com outros cânones do campo. Partimos da ideia de que o processo de criação de um filme publicitário está atravessado por três instâncias distintas, a saber, a agência publicitária, a produtora audiovisual e a empresa anunciante, e trabalhamos com a hipótese de que a análise do estilo de um filme publicitário demanda a compreensão das relações de poder que se estabelecem entre estas três instâncias, que a cada caso resulta em um arranjo autoral específico, por sua vez observável como marcas estilísticas nos filmes. Consideramos ainda, nesta análise, as relações entre o estilo das obras, o capital simbólico acumulado das instâncias autorais e seu processo de consagração no interior do campo, sobretudo através das premiações, tomando como locus de observação principal o Cannes Lions Festival. Neste processo, localizamos o lugar de autoria que cabe a cada uma das instâncias que participam da criação e produção dos filmes. No intuito de demonstrar o ponto de vista que se pretendeu construir, analisamos dois filmes publicitários criados pela agência brasileira AlmapBBDO para a Volkswagen do Brasil, reconhecidos com prêmios importantes em Cannes e outras instâncias de consagração: “Cachorro-peixe” (2009), produzido pela Rebolucion, da Argentina; e “Últimos Desejos da Kombi” (2014), produzido pela Spray Filmes, do Brasil.Submitted by Tatiana Guenaga Aneas (tatiana.aneas@gmail.com) on 2016-04-12T11:23:13Z No. of bitstreams: 1 Tese_TatianaAneas.pdf: 20621495 bytes, checksum: 3e1a116ffe9ccee5d8e61b0056e78352 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-12T11:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_TatianaAneas.pdf: 20621495 bytes, checksum: 3e1a116ffe9ccee5d8e61b0056e78352 (MD5)CAPESCiências Sociais Aplicadasfilme publicitárioanálise poéticaestiloautoriacampo de produçãopublicidade brasileiraAlmapBBDOVolkswagenCannes Lions FestivalEstilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura ContemporâneasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese_TatianaAneas.pdfTese_TatianaAneas.pdfapplication/pdf20621495https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18838/1/Tese_TatianaAneas.pdf3e1a116ffe9ccee5d8e61b0056e78352MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18838/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTTese_TatianaAneas.pdf.txtTese_TatianaAneas.pdf.txtExtracted texttext/plain912193https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18838/3/Tese_TatianaAneas.pdf.txtb68f9bd9460f97655a970fcf7add4758MD53ri/188382022-07-05 14:04:37.201oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdo |
title |
Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdo |
spellingShingle |
Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdo Aneas, Tatiana Guenaga Ciências Sociais Aplicadas filme publicitário análise poética estilo autoria campo de produção publicidade brasileira AlmapBBDO Volkswagen Cannes Lions Festival |
title_short |
Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdo |
title_full |
Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdo |
title_fullStr |
Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdo |
title_full_unstemmed |
Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdo |
title_sort |
Estilo e autoria no campo do filme publicitário: os casos de "cachorro-peixe" e "últimos desejos da kombi", da Almapbbdo |
author |
Aneas, Tatiana Guenaga |
author_facet |
Aneas, Tatiana Guenaga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aneas, Tatiana Guenaga Aneas, Tatiana Guenaga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Maria Carmem Jacob de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gomes, Wilson da Silva Jesus, Guilherme Maia de Barreto, Rodrigo Ribeiro Rossini, Miriam de Souza |
contributor_str_mv |
Souza, Maria Carmem Jacob de Gomes, Wilson da Silva Jesus, Guilherme Maia de Barreto, Rodrigo Ribeiro Rossini, Miriam de Souza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas filme publicitário análise poética estilo autoria campo de produção publicidade brasileira AlmapBBDO Volkswagen Cannes Lions Festival |
dc.subject.por.fl_str_mv |
filme publicitário análise poética estilo autoria campo de produção publicidade brasileira AlmapBBDO Volkswagen Cannes Lions Festival |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as dimensões autoral e estilística de filmes publicitários considerando seu aspecto imanente, sua composição poética, assim como as condições sociais de criação, produção e reconhecimento destes filmes nas quais operam seus realizadores. Para tanto, buscamos construir uma perspectiva que articule um olhar sobre os programas de efeitos dos filmes e sobre maneira como sua composição específica mobiliza seu espectador, com base na Poética do Filme (Gomes, 1996, 2004a, 2004b); a sociologia dos produtores culturais, presente em Bourdieu (1996), que nos permite entrever como a posição ocupada pelos criadores no campo do filme publicitário influencia suas possibilidades de criação e suas decisões estilísticas; e a noção de estilo em Bordwell (2008), que nos convoca a observar de que maneira as escolhas dos criadores estão presente nestas obras e como se relacionam com outros cânones do campo. Partimos da ideia de que o processo de criação de um filme publicitário está atravessado por três instâncias distintas, a saber, a agência publicitária, a produtora audiovisual e a empresa anunciante, e trabalhamos com a hipótese de que a análise do estilo de um filme publicitário demanda a compreensão das relações de poder que se estabelecem entre estas três instâncias, que a cada caso resulta em um arranjo autoral específico, por sua vez observável como marcas estilísticas nos filmes. Consideramos ainda, nesta análise, as relações entre o estilo das obras, o capital simbólico acumulado das instâncias autorais e seu processo de consagração no interior do campo, sobretudo através das premiações, tomando como locus de observação principal o Cannes Lions Festival. Neste processo, localizamos o lugar de autoria que cabe a cada uma das instâncias que participam da criação e produção dos filmes. No intuito de demonstrar o ponto de vista que se pretendeu construir, analisamos dois filmes publicitários criados pela agência brasileira AlmapBBDO para a Volkswagen do Brasil, reconhecidos com prêmios importantes em Cannes e outras instâncias de consagração: “Cachorro-peixe” (2009), produzido pela Rebolucion, da Argentina; e “Últimos Desejos da Kombi” (2014), produzido pela Spray Filmes, do Brasil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-03-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-12T11:23:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-12T11:23:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18838 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18838/1/Tese_TatianaAneas.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18838/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18838/3/Tese_TatianaAneas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e1a116ffe9ccee5d8e61b0056e78352 05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34 b68f9bd9460f97655a970fcf7add4758 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502575009202176 |