Concepção e desenvolvimento do Museu (virtual) dos Graffit feitos por mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Melissa Santos dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28825
Resumo: Esta pesquisa visa a experimentação de aspectos teóricos e técnicos para a construção do museu virtual dos graffiti feito por mulheres que nos faz compreender os entrelaçamentos entre a cibercultura e a museologia, evidenciando a importância da inserção e utilização da tecnologia nos espaços museológicos Tal percepção reforça a necessidade de criação de espaços capazes de atender as necessidades da museologia e que auxiliem no processo de musealização dos graffiti, considerados como uma manifestação artística, característica da cultura hip-hop, que utiliza de técnicas das artes visuais e do espaço urbano como recursos para a sua expressão. Os graffiti, hoje descriminalizado, como consta no art.6º da Lei 12.408/2011, que atualiza a redação do art. 65 da Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, confunde-se, muitas vezes, com a pichação que, por sua vez, se expressa exclusivamente a partir de letrados e continua proibida por lei. Esta forma de expressão artística destaca-se por sua efemeridade e desafios enfrentados pelos grafiteiros e grafiteiras durante o seu processo de produção. Dentro deste universo de possibilidades, nossa proposta focaliza a produção de mulheres que levam às ruas a sua arte como expressões de suas vidas e posições sociais. Os graffiti possuem grande importância histórica dentro da sociedade contemporânea, pois foi a partir desta expressão artística que muitos jovens das periferias se posicionaram diante das adversidades da sociedade. A partir deste quadro, buscamos, através de análises e observações de modelos de museus na internet, uma maneira de musealizar de forma a preservar sua memória dada a sua efemeridade. Nesta dissertação, buscamos parâmetros para construir e veicular este museu, abordando todas as funções de uma instituição museal e as possibilidades que o ciberespaço proporciona.
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Os graffiti, hoje descriminalizado, como consta no art.6º da Lei 12.408/2011, que atualiza a redação do art. 65 da Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, confunde-se, muitas vezes, com a pichação que, por sua vez, se expressa exclusivamente a partir de letrados e continua proibida por lei. Esta forma de expressão artística destaca-se por sua efemeridade e desafios enfrentados pelos grafiteiros e grafiteiras durante o seu processo de produção. Dentro deste universo de possibilidades, nossa proposta focaliza a produção de mulheres que levam às ruas a sua arte como expressões de suas vidas e posições sociais. Os graffiti possuem grande importância histórica dentro da sociedade contemporânea, pois foi a partir desta expressão artística que muitos jovens das periferias se posicionaram diante das adversidades da sociedade. A partir deste quadro, buscamos, através de análises e observações de modelos de museus na internet, uma maneira de musealizar de forma a preservar sua memória dada a sua efemeridade. Nesta dissertação, buscamos parâmetros para construir e veicular este museu, abordando todas as funções de uma instituição museal e as possibilidades que o ciberespaço proporciona.This research aims at the experimentation of theoretical and technical aspects for the construction of the virtual museum of graffiti made by women that makes us understand the interlacings between cyberculture and museology, highlighting the importance of the insertion and use of technology in museum spaces. need to create spaces capable of meeting the needs of museology and that help in the process of musealization of graffiti, considered as an artistic manifestation, characteristic of hip-hop culture, which uses techniques of the visual arts and urban space as resources for his expression. Graffiti, now decriminalized, as stated in art. 6 of Law 12,408 / 2011, which updates the wording of art. 65 of Law 9,605 of February 12, 1998, is often confused with the graffiti which, in turn, is expressed exclusively by lawyers and is still prohibited by law. This form of artistic expression stands out for its ephemerality and challenges faced by graffiti artists and grafiteiras during its production process. Within this universe of possibilities, our proposal focuses on the production of women who take to the streets their art as expressions of their lives and social positions. Graffiti has great historical importance within contemporary society, since it was from this artistic expression that many young people from the peripheries stood in the face of adversity in society. From this table, we search, through analyzes and observations of models of museums on the Internet, a way to musealize in order to preserve its memory given its ephemerality. In this dissertation, we look for parameters to construct and transport this museum, addressing all the functions of a museum institution and the possibilities that cyberspace provides.Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2019-03-14T12:25:00Z No. of bitstreams: 1 dissertação Melissa Santos - museologia.pdf: 5758668 bytes, checksum: 1e7097976c5d3613028f8567086de3e2 (MD5)Approved for entry into archive by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2019-03-14T12:47:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação Melissa Santos - museologia.pdf: 5758668 bytes, checksum: 1e7097976c5d3613028f8567086de3e2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-14T12:47:42Z (GMT). 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