Dança como componente curricular: uma educação integral em Teresina – Piauí
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39651 |
Resumo: | A pesquisa abordou a dança como componente curricular do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi investigar saberes e fazeres teoricopráticos de natureza conceitual, procedimental e atitudinal para formulação de uma proposta de referencial curricular para o ensino de Dança como componente do Ensino Fundamental, nas escolas de Tempo Integral da Prefeitura de Teresina, Piauí. As seguintes perguntas mobilizaram o desenvolvimento da investigação: de que forma/s a Dança está inserida nas escolas? Como a Dança tem sido abordada no Ensino Fundamental? Quais os principais avanços e desafios da inserção da Dança no Ensino Fundamental como componente curricular? A partir da inserção da Dança pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Piauí, compomos nossa metodologia com base no método da cartografia, sob a forma de uma pesquisa~intervenção, desenvolvida a partir da seguinte questão: O que pode a Dança como componente curricular no Ensino Fundamental? A apresentação da tese é em perspectiva rizomática, a partir do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, composta por sete brotos. Dentre as intensidades da pesquisa, nos dedicamos sobretudo a investigar a iniciativa em curso no referido município, desde 2018, que vem consolidando a Dança como componente curricular nas Escolas de Tempo Integral. Para tanto, abordamos noções como: corpo, dança, ensino de dança, educação integral, autonomia e emancipação em diálogo com estudos de pesquisadoras/es como Isabel Marques, Beth Rangel, Rita Aquino, Shara Adad, Thiago Assis, Paulo Petronílio, Paulo Freire, Jaques Rancière e Boaventura de Sousa Santos. Realizamos ainda uma revisão da trajetória de inserção da Dança no Ensino Fundamental desde a LDB 9.496/1996 à implementação da BNCC e um mapeamento de referenciais curriculares em Dança nas capitais dos vinte e seis estados brasileiros e Distrito Federal. A pesquisa resultou na publicação “Componente Curricular Dança: uma proposta para o Ensino Fundamental” – referencial curricular concebido em quatro eixos que se entrelaçam: estudos do corpo; relações entre o corpo e o mundo; contextualização histórica; e, processo de criação como aprendizagem. Por pressupor a coimplicação entre formação de pessoas professoras e práxis didático-pedagógica, e pela contingência de não existir curso de licenciatura em Dança no Piauí, o processo de elaboração da publicação ocorreu em diálogo com docentes da rede municipal em contextos de formação continuada promovidos pela própria SEMEC/Teresina em 2020, um dos quais em parceria com a Universidade Federal da Bahia como curso de extensão. Esta proposta foi vivenciada também junto a crianças e jovens do Ensino Fundamental em diferentes escolas, de 2020 a 2022. Os resultados da pesquisa confirmam que compreender a Dança como área de conhecimento, na perspectiva de componente curricular do Ensino Fundamental, contribui diretamente para a educação integral de crianças e jovens na contemporaneidade, que aqui tratamos como formação artística~educacional. |
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2024-07-23T16:58:27Z2024-05-102024-07-23T16:58:27Z2023-10-04FREITAS, Francisco Roberto de. Dança como componente curricular: uma educação integral em Teresina – Piauí. 2023. Tese (Doutorado em Dança) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39651A pesquisa abordou a dança como componente curricular do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi investigar saberes e fazeres teoricopráticos de natureza conceitual, procedimental e atitudinal para formulação de uma proposta de referencial curricular para o ensino de Dança como componente do Ensino Fundamental, nas escolas de Tempo Integral da Prefeitura de Teresina, Piauí. As seguintes perguntas mobilizaram o desenvolvimento da investigação: de que forma/s a Dança está inserida nas escolas? Como a Dança tem sido abordada no Ensino Fundamental? Quais os principais avanços e desafios da inserção da Dança no Ensino Fundamental como componente curricular? A partir da inserção da Dança pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Piauí, compomos nossa metodologia com base no método da cartografia, sob a forma de uma pesquisa~intervenção, desenvolvida a partir da seguinte questão: O que pode a Dança como componente curricular no Ensino Fundamental? A apresentação da tese é em perspectiva rizomática, a partir do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, composta por sete brotos. Dentre as intensidades da pesquisa, nos dedicamos sobretudo a investigar a iniciativa em curso no referido município, desde 2018, que vem consolidando a Dança como componente curricular nas Escolas de Tempo Integral. Para tanto, abordamos noções como: corpo, dança, ensino de dança, educação integral, autonomia e emancipação em diálogo com estudos de pesquisadoras/es como Isabel Marques, Beth Rangel, Rita Aquino, Shara Adad, Thiago Assis, Paulo Petronílio, Paulo Freire, Jaques Rancière e Boaventura de Sousa Santos. Realizamos ainda uma revisão da trajetória de inserção da Dança no Ensino Fundamental desde a LDB 9.496/1996 à implementação da BNCC e um mapeamento de referenciais curriculares em Dança nas capitais dos vinte e seis estados brasileiros e Distrito Federal. A pesquisa resultou na publicação “Componente Curricular Dança: uma proposta para o Ensino Fundamental” – referencial curricular concebido em quatro eixos que se entrelaçam: estudos do corpo; relações entre o corpo e o mundo; contextualização histórica; e, processo de criação como aprendizagem. Por pressupor a coimplicação entre formação de pessoas professoras e práxis didático-pedagógica, e pela contingência de não existir curso de licenciatura em Dança no Piauí, o processo de elaboração da publicação ocorreu em diálogo com docentes da rede municipal em contextos de formação continuada promovidos pela própria SEMEC/Teresina em 2020, um dos quais em parceria com a Universidade Federal da Bahia como curso de extensão. Esta proposta foi vivenciada também junto a crianças e jovens do Ensino Fundamental em diferentes escolas, de 2020 a 2022. Os resultados da pesquisa confirmam que compreender a Dança como área de conhecimento, na perspectiva de componente curricular do Ensino Fundamental, contribui diretamente para a educação integral de crianças e jovens na contemporaneidade, que aqui tratamos como formação artística~educacional.The research addressed dance as a curricular component of Elementary School. The main objective was to investigate knowledge and theoretical-practical practices of a conceptual, procedural, and attitudinal nature to formulate a proposal for a curricular framework for teaching Dance as a component of Elementary Education, in Full-Time schools in the City of Teresina, Piauí. The following questions mobilized the development of the investigation: in what way/s is Dance inserted in schools? How has Dance been approached in Elementary School? What are the main advances and challenges of inserting Dance in Elementary School as a curricular component? From the insertion of Dance by the Municipal Education Department of Teresina, Piauí, we compose our methodology based on the cartography method, in the form of a research~intervention, developed from the following question: What can Dance as a curricular component in the Elementary school? The presentation of the thesis is in rhizomatic perspective, from the thought of Gilles Deleuze and Félix Guattari, composed of seven buds. Among the research intensities, we are mainly dedicated to investigating the initiative underway in that municipality, since 2018, which has been consolidating Dance as a curricular component in Full-Time Schools. To do so, we approach notions such as: body, dance, dance teaching, integral education, autonomy, and emancipation in dialogue with studies of researchers such as: Isabel Marques, Beth Rangel, Rita Aquino, Shara Adad, Thiago Assis, Paulo Petronílio, Paulo Freire, Jaques Rancière and Boaventura de Sousa Santos. We also carried out a review of the trajectory of insertion of Dance in Elementary Education from the LDB 9.496/1996 to the implementation of the BNCC and a mapping of curricular references in Dance, in the capitals of twenty-six Brazilian states and the Federal District. The research resulted in the publication “Dance Curriculum Component: a proposal for Elementary Education” – a curricular reference conceived in four intertwining axes: studies of the body; relations between the body and the world; historical contextualization; and process of creation as learning. As it presupposes the co-implication between the training of teachers and didactic-pedagogical praxis, and due to the contingency that there is no degree course in Dance in Piauí, the process of preparing the publication took place in dialogue with teachers from the municipal network in contexts of continuing formation course, promoted by the SEMEC/Teresina itself in 2020, one of which in partnership with the Federal University of Bahia as an extension course. This proposal was also experienced with elementary school children and young people in different schools, from 2020 to 2022. The research results confirm that understanding Dance as an area of knowledge, from the perspective of a curricular component of Elementary School, directly contributes to education of children and young people in contemporary times, which, here, we treat as artistic~educational training.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaDanceIntegral EducationCurriculum ReferencesTeacher TrainingDANCAEDUCACAODançaEducação IntegralReferenciais CurricularesFormação de ProfessorasDança como componente curricular: uma educação integral em Teresina – PiauíDance as a curricular component: an integral education in Teresina – PiauíDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAquino, Rita Ferreira dehttps://orcid.org/0000-0001-9371-5117http://lattes.cnpq.br/5240821226589435Aquino, Rita Ferreira dehttps://orcid.org/0000-0001-9371-5117http://lattes.cnpq.br/5240821226589435Marques, Isabel Maria Meirelles de Azevedohttps://orcid.org/0000-0001-5944-2725http://lattes.cnpq.br/1241338993610640Assis, Thiago Santos dehttps://orcid.org/0000-0003-3033-0521http://lattes.cnpq.br/3540762276243782Adad, Shara Jane Holanda Costahttps://orcid.org/0000-0001-7711-6325http://lattes.cnpq.br/4157886242670479Correia, Paulo Petroníliohttps://orcid.org/0000-0002-2734-3359http://lattes.cnpq.br/1801687030702050https://orcid.org/0000-0002-9299-8861http://lattes.cnpq.br/0554216853320967Freitas, Francisco Roberto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese. 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