Do fanfiction.net para as livrarias: as fanfictions de Crepúsculo que extrapolam o fandom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ana Carolina do Espírito Santo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37394
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil das fanfictions da saga Crepúsculo escritas em língua inglesa e publicadas em sua totalidade na plataforma fanfiction.net, realizar uma discussão a respeito da sua originalidade, e quais os atributos que atraem as editoras estadunidenses para esse tipo publicação. O estudo tem um caráter quantitativo e qualitativo, contando com pesquisas bibliográficas, análises estatísticas e entrevistas realizadas com casas editoriais estadunidenses que publicaram fanfictions de Crepúsculo. Sua realização se justifica por se tratar de uma contribuição necessária ao campo de estudos de fanfictions, pela quantidade ainda ínfima de pesquisas nessa área, além da escolha política de trazer um olhar sistemático e criterioso a uma produção considerada por muitos como literatura de mau gosto devido ao seu público ser majoritariamente feminino. Num primeiro momento, estudou-se um universo de 25.600 fanfictions publicadas no Fanfiction.net, observando uma prevalência de histórias escritas num intervalo de 1.000 a 5.000 palavras, classificadas como Fiction M (audiências maduras), do gênero romance e com menos de 1.000 interações entre leitores e ficwriters. Devido à efemeridade dos conteúdos disponibilizados online, foi necessário que o fandomcriasse ferramentas de memória para salvaguardar suas produções. Uma dessas ferramentas foi o TwiFanfictionRecs, que listou fanfictions publicadas pelo mercado editorial, totalizando 458 histórias. A maior parte foi publicada de forma independente, como e-books, com maior ocorrência entre os anos 2012 e 2017. Os autores de fanfictions assumiram suas verdadeiras identidades no momento de publicação, e a maioria das histórias passou por um processo de edição de conteúdo profundo, afetando o título da publicação. Apenas 26 das 458 fanfictionspermaneceu disponível no Fanficion.net, e nesse novo recorte se observou que 11 histórias tinham mais de 100.000 palavras, tendo sido publicadas como sagas, a classificação etária foi majoritariamente Fiction M, o gênero mais popular foi o romance e o tipo de fanfiction mais procurado foi Alternative Universe. De modo surpreendente, as narrativas publicadas não alcançaram números muito elevados de interação entre leitores e ficwriters. O questionário aplicado às editoras demonstrou que estas validam o trabalho de criação dos autores de fanfiction e consideram este um ramo de negócio interessante para consolidação dos seus catálogos. Palavras-chave: Fanfiction. Saga Crepúsculo. Mercado editorial. Publicação.
id UFBA-2_d50d4f598547552b6afc655ff7e5965b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37394
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-07-21T15:06:04Z2023-07-21T15:06:04Z2021-12-01https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37394O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil das fanfictions da saga Crepúsculo escritas em língua inglesa e publicadas em sua totalidade na plataforma fanfiction.net, realizar uma discussão a respeito da sua originalidade, e quais os atributos que atraem as editoras estadunidenses para esse tipo publicação. O estudo tem um caráter quantitativo e qualitativo, contando com pesquisas bibliográficas, análises estatísticas e entrevistas realizadas com casas editoriais estadunidenses que publicaram fanfictions de Crepúsculo. Sua realização se justifica por se tratar de uma contribuição necessária ao campo de estudos de fanfictions, pela quantidade ainda ínfima de pesquisas nessa área, além da escolha política de trazer um olhar sistemático e criterioso a uma produção considerada por muitos como literatura de mau gosto devido ao seu público ser majoritariamente feminino. Num primeiro momento, estudou-se um universo de 25.600 fanfictions publicadas no Fanfiction.net, observando uma prevalência de histórias escritas num intervalo de 1.000 a 5.000 palavras, classificadas como Fiction M (audiências maduras), do gênero romance e com menos de 1.000 interações entre leitores e ficwriters. Devido à efemeridade dos conteúdos disponibilizados online, foi necessário que o fandomcriasse ferramentas de memória para salvaguardar suas produções. Uma dessas ferramentas foi o TwiFanfictionRecs, que listou fanfictions publicadas pelo mercado editorial, totalizando 458 histórias. A maior parte foi publicada de forma independente, como e-books, com maior ocorrência entre os anos 2012 e 2017. Os autores de fanfictions assumiram suas verdadeiras identidades no momento de publicação, e a maioria das histórias passou por um processo de edição de conteúdo profundo, afetando o título da publicação. Apenas 26 das 458 fanfictionspermaneceu disponível no Fanficion.net, e nesse novo recorte se observou que 11 histórias tinham mais de 100.000 palavras, tendo sido publicadas como sagas, a classificação etária foi majoritariamente Fiction M, o gênero mais popular foi o romance e o tipo de fanfiction mais procurado foi Alternative Universe. De modo surpreendente, as narrativas publicadas não alcançaram números muito elevados de interação entre leitores e ficwriters. O questionário aplicado às editoras demonstrou que estas validam o trabalho de criação dos autores de fanfiction e consideram este um ramo de negócio interessante para consolidação dos seus catálogos. Palavras-chave: Fanfiction. Saga Crepúsculo. Mercado editorial. Publicação.This study aims to analyze the profile of Twilight fanfictions written in English and published in their entirety on the Fanfiction.net platform, to conduct a discussion about their originality, and what attributes attract north-American publishers to this type of publication. The study has a quantitative and qualitative character, relying on bibliographical research, statistical analysis, and interviews conducted with north-American publishing houses that have published Twilight fanfiction. Its implementation is justified by the fact that it is a necessary contribution to the field of fanfiction studies, by the still small amount of research in this area, and by the political choice of bringing a systematic and careful approach to a production considered by many as bad taste literature because its audience is mostly female. At first, we studied a universe of 25,600 works of fanfiction published on Fanfiction.net, observing a prevalence of stories written in a range of 1,000 to 5,000 words, classified as Fiction M (mature audiences), of the romance genre, and with less than 1,000 interactions between readers and ficwriters. Due to the ephemerality of the content made available online, it was necessary for fandom to create memory tools to safeguard its productions. One such tool was TwiFanfictionRecs, which listed fanfiction published by the publishing market, totaling 458 stories by the publishing market. Most were published independently, as e-books, with the highest occurrence between the years 2012 and 2017. The authors of fanfiction assumed their true identities at the time of publication, and most stories went through a deep content editing process, affecting the title of the publication. Only 26 of the 458 works of fanfiction remained available on Fanficion.net, and in this new universe it was noted that 11 stories were over 100,000 words in length and were published as sagas, the age rating was mostly Fiction M, the most popular genre was romance, and the type of fanfiction mostly sought after was Alternative Universe. Surprisingly, the published narratives did not achieve very high numbers of interaction between readers and ficwriters. The questionnaire applied to the publishers showed that they validate the creative work of the authors of fanfiction and consider this an interesting business branch for the consolidation of their catalogs. Keywords: Fanfiction. Twilight Saga. Publishing market. Publishing.Submitted by Silvia Pinto (silviarej@ufba.br) on 2023-07-20T15:38:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) SOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf: 1249404 bytes, checksum: 9e7da0910901b593f9ce554801081cd7 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-07-21T15:06:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) SOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf: 1249404 bytes, checksum: 9e7da0910901b593f9ce554801081cd7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-21T15:06:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) SOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf: 1249404 bytes, checksum: 9e7da0910901b593f9ce554801081cd7 (MD5) Previous issue date: 2021-12-01porUniversidade Federal da BahiaLetras. InglêsUFBABrasilInstituto de LetrasCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFanfictionTwilight SagaPublishing marketPublishingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESFanfictionSaga CrepúsculoMercado editorialPublicaçãoDo fanfiction.net para as livrarias: as fanfictions de Crepúsculo que extrapolam o fandomBachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuadrado, Lauro IglesiasCarlos, Giovana SantanaIPfau, MoniqueMelo, Ana Carolina do Espírito Santoreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBACC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37394/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37394/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTSOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf.txtSOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf.txtExtracted texttext/plain39194https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37394/4/SOUZA%2c%20Wesley%20P%20P%20de%20-%20O%20USO%20DE%20JOGOS%20ELETR%c3%94NICOS%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20APRENDIZAGEM%20DA%20L%c3%8dNGUA%20ALEM%c3%83%20%281%29.pdf.txt27a7f6a7273b128f2dbc8f9833b55541MD54TCC. Ana Carolina Melo.pdf.txtTCC. Ana Carolina Melo.pdf.txtExtracted texttext/plain212106https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37394/6/TCC.%20Ana%20Carolina%20Melo.pdf.txtbaa8bbafd537ebd688da9c3f60bdb4e2MD56ORIGINALTCC. Ana Carolina Melo.pdfTCC. Ana Carolina Melo.pdfapplication/pdf1265972https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37394/5/TCC.%20Ana%20Carolina%20Melo.pdf5000d8da37f6068dff8042e611a078b4MD55ri/373942023-12-02 02:03:57.573oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-12-02T05:03:57Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do fanfiction.net para as livrarias: as fanfictions de Crepúsculo que extrapolam o fandom
title Do fanfiction.net para as livrarias: as fanfictions de Crepúsculo que extrapolam o fandom
spellingShingle Do fanfiction.net para as livrarias: as fanfictions de Crepúsculo que extrapolam o fandom
Melo, Ana Carolina do Espírito Santo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Fanfiction
Saga Crepúsculo
Mercado editorial
Publicação
Fanfiction
Twilight Saga
Publishing market
Publishing
title_short Do fanfiction.net para as livrarias: as fanfictions de Crepúsculo que extrapolam o fandom
title_full Do fanfiction.net para as livrarias: as fanfictions de Crepúsculo que extrapolam o fandom
title_fullStr Do fanfiction.net para as livrarias: as fanfictions de Crepúsculo que extrapolam o fandom
title_full_unstemmed Do fanfiction.net para as livrarias: as fanfictions de Crepúsculo que extrapolam o fandom
title_sort Do fanfiction.net para as livrarias: as fanfictions de Crepúsculo que extrapolam o fandom
author Melo, Ana Carolina do Espírito Santo
author_facet Melo, Ana Carolina do Espírito Santo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Quadrado, Lauro Iglesias
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos, Giovana SantanaI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pfau, Monique
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Ana Carolina do Espírito Santo
contributor_str_mv Quadrado, Lauro Iglesias
Carlos, Giovana SantanaI
Pfau, Monique
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Fanfiction
Saga Crepúsculo
Mercado editorial
Publicação
Fanfiction
Twilight Saga
Publishing market
Publishing
dc.subject.por.fl_str_mv Fanfiction
Saga Crepúsculo
Mercado editorial
Publicação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Fanfiction
Twilight Saga
Publishing market
Publishing
description O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil das fanfictions da saga Crepúsculo escritas em língua inglesa e publicadas em sua totalidade na plataforma fanfiction.net, realizar uma discussão a respeito da sua originalidade, e quais os atributos que atraem as editoras estadunidenses para esse tipo publicação. O estudo tem um caráter quantitativo e qualitativo, contando com pesquisas bibliográficas, análises estatísticas e entrevistas realizadas com casas editoriais estadunidenses que publicaram fanfictions de Crepúsculo. Sua realização se justifica por se tratar de uma contribuição necessária ao campo de estudos de fanfictions, pela quantidade ainda ínfima de pesquisas nessa área, além da escolha política de trazer um olhar sistemático e criterioso a uma produção considerada por muitos como literatura de mau gosto devido ao seu público ser majoritariamente feminino. Num primeiro momento, estudou-se um universo de 25.600 fanfictions publicadas no Fanfiction.net, observando uma prevalência de histórias escritas num intervalo de 1.000 a 5.000 palavras, classificadas como Fiction M (audiências maduras), do gênero romance e com menos de 1.000 interações entre leitores e ficwriters. Devido à efemeridade dos conteúdos disponibilizados online, foi necessário que o fandomcriasse ferramentas de memória para salvaguardar suas produções. Uma dessas ferramentas foi o TwiFanfictionRecs, que listou fanfictions publicadas pelo mercado editorial, totalizando 458 histórias. A maior parte foi publicada de forma independente, como e-books, com maior ocorrência entre os anos 2012 e 2017. Os autores de fanfictions assumiram suas verdadeiras identidades no momento de publicação, e a maioria das histórias passou por um processo de edição de conteúdo profundo, afetando o título da publicação. Apenas 26 das 458 fanfictionspermaneceu disponível no Fanficion.net, e nesse novo recorte se observou que 11 histórias tinham mais de 100.000 palavras, tendo sido publicadas como sagas, a classificação etária foi majoritariamente Fiction M, o gênero mais popular foi o romance e o tipo de fanfiction mais procurado foi Alternative Universe. De modo surpreendente, as narrativas publicadas não alcançaram números muito elevados de interação entre leitores e ficwriters. O questionário aplicado às editoras demonstrou que estas validam o trabalho de criação dos autores de fanfiction e consideram este um ramo de negócio interessante para consolidação dos seus catálogos. Palavras-chave: Fanfiction. Saga Crepúsculo. Mercado editorial. Publicação.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-21T15:06:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-21T15:06:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv Bacharelado
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37394
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Letras. Inglês
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Letras. Inglês
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37394/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37394/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37394/4/SOUZA%2c%20Wesley%20P%20P%20de%20-%20O%20USO%20DE%20JOGOS%20ELETR%c3%94NICOS%20COMO%20ESTRAT%c3%89GIA%20DE%20APRENDIZAGEM%20DA%20L%c3%8dNGUA%20ALEM%c3%83%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37394/6/TCC.%20Ana%20Carolina%20Melo.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37394/5/TCC.%20Ana%20Carolina%20Melo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
27a7f6a7273b128f2dbc8f9833b55541
baa8bbafd537ebd688da9c3f60bdb4e2
5000d8da37f6068dff8042e611a078b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502778545143808