Do fanfiction.net para as livrarias: as fanfictions de Crepúsculo que extrapolam o fandom
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37394 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil das fanfictions da saga Crepúsculo escritas em língua inglesa e publicadas em sua totalidade na plataforma fanfiction.net, realizar uma discussão a respeito da sua originalidade, e quais os atributos que atraem as editoras estadunidenses para esse tipo publicação. O estudo tem um caráter quantitativo e qualitativo, contando com pesquisas bibliográficas, análises estatísticas e entrevistas realizadas com casas editoriais estadunidenses que publicaram fanfictions de Crepúsculo. Sua realização se justifica por se tratar de uma contribuição necessária ao campo de estudos de fanfictions, pela quantidade ainda ínfima de pesquisas nessa área, além da escolha política de trazer um olhar sistemático e criterioso a uma produção considerada por muitos como literatura de mau gosto devido ao seu público ser majoritariamente feminino. Num primeiro momento, estudou-se um universo de 25.600 fanfictions publicadas no Fanfiction.net, observando uma prevalência de histórias escritas num intervalo de 1.000 a 5.000 palavras, classificadas como Fiction M (audiências maduras), do gênero romance e com menos de 1.000 interações entre leitores e ficwriters. Devido à efemeridade dos conteúdos disponibilizados online, foi necessário que o fandomcriasse ferramentas de memória para salvaguardar suas produções. Uma dessas ferramentas foi o TwiFanfictionRecs, que listou fanfictions publicadas pelo mercado editorial, totalizando 458 histórias. A maior parte foi publicada de forma independente, como e-books, com maior ocorrência entre os anos 2012 e 2017. Os autores de fanfictions assumiram suas verdadeiras identidades no momento de publicação, e a maioria das histórias passou por um processo de edição de conteúdo profundo, afetando o título da publicação. Apenas 26 das 458 fanfictionspermaneceu disponível no Fanficion.net, e nesse novo recorte se observou que 11 histórias tinham mais de 100.000 palavras, tendo sido publicadas como sagas, a classificação etária foi majoritariamente Fiction M, o gênero mais popular foi o romance e o tipo de fanfiction mais procurado foi Alternative Universe. De modo surpreendente, as narrativas publicadas não alcançaram números muito elevados de interação entre leitores e ficwriters. O questionário aplicado às editoras demonstrou que estas validam o trabalho de criação dos autores de fanfiction e consideram este um ramo de negócio interessante para consolidação dos seus catálogos. Palavras-chave: Fanfiction. Saga Crepúsculo. Mercado editorial. Publicação. |
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Num primeiro momento, estudou-se um universo de 25.600 fanfictions publicadas no Fanfiction.net, observando uma prevalência de histórias escritas num intervalo de 1.000 a 5.000 palavras, classificadas como Fiction M (audiências maduras), do gênero romance e com menos de 1.000 interações entre leitores e ficwriters. Devido à efemeridade dos conteúdos disponibilizados online, foi necessário que o fandomcriasse ferramentas de memória para salvaguardar suas produções. Uma dessas ferramentas foi o TwiFanfictionRecs, que listou fanfictions publicadas pelo mercado editorial, totalizando 458 histórias. A maior parte foi publicada de forma independente, como e-books, com maior ocorrência entre os anos 2012 e 2017. Os autores de fanfictions assumiram suas verdadeiras identidades no momento de publicação, e a maioria das histórias passou por um processo de edição de conteúdo profundo, afetando o título da publicação. 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Publicação.This study aims to analyze the profile of Twilight fanfictions written in English and published in their entirety on the Fanfiction.net platform, to conduct a discussion about their originality, and what attributes attract north-American publishers to this type of publication. The study has a quantitative and qualitative character, relying on bibliographical research, statistical analysis, and interviews conducted with north-American publishing houses that have published Twilight fanfiction. Its implementation is justified by the fact that it is a necessary contribution to the field of fanfiction studies, by the still small amount of research in this area, and by the political choice of bringing a systematic and careful approach to a production considered by many as bad taste literature because its audience is mostly female. At first, we studied a universe of 25,600 works of fanfiction published on Fanfiction.net, observing a prevalence of stories written in a range of 1,000 to 5,000 words, classified as Fiction M (mature audiences), of the romance genre, and with less than 1,000 interactions between readers and ficwriters. Due to the ephemerality of the content made available online, it was necessary for fandom to create memory tools to safeguard its productions. One such tool was TwiFanfictionRecs, which listed fanfiction published by the publishing market, totaling 458 stories by the publishing market. Most were published independently, as e-books, with the highest occurrence between the years 2012 and 2017. The authors of fanfiction assumed their true identities at the time of publication, and most stories went through a deep content editing process, affecting the title of the publication. Only 26 of the 458 works of fanfiction remained available on Fanficion.net, and in this new universe it was noted that 11 stories were over 100,000 words in length and were published as sagas, the age rating was mostly Fiction M, the most popular genre was romance, and the type of fanfiction mostly sought after was Alternative Universe. Surprisingly, the published narratives did not achieve very high numbers of interaction between readers and ficwriters. The questionnaire applied to the publishers showed that they validate the creative work of the authors of fanfiction and consider this an interesting business branch for the consolidation of their catalogs. Keywords: Fanfiction. Twilight Saga. Publishing market. Publishing.Submitted by Silvia Pinto (silviarej@ufba.br) on 2023-07-20T15:38:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) SOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf: 1249404 bytes, checksum: 9e7da0910901b593f9ce554801081cd7 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-07-21T15:06:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) SOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf: 1249404 bytes, checksum: 9e7da0910901b593f9ce554801081cd7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-21T15:06:04Z (GMT). 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