Fandemia: uma análise sobre a potencialização da interatividade participativa do fandom da Saga Crepúsculo através da produção de AUs no Twitter durante a pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Endy Mahara Bandeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38399
Resumo: A evolução das novas tecnologias, o advento das mídias sociais digitais e o consequente processo de midiatização da sociedade, contribuíram para o surgimento de uma nova forma de recepção e consumo dos produtos midiáticos. Os espectadores, antes vistos como indivíduos meramente passivos no processo de comunicação, se apropriaram dos recursos e ferramentas da era moderna para atuar mais ativamente na indústria cultural, a partir da interação, expansão e produção de conteúdos digitais. A convergência midiática abriu caminhos para a emergência da cultura participativa entre as comunidades online e propiciou a manifestação de novas práticas de apropriação e engajamento com os objetos midiáticos, especialmente entre fãs — considerados o público mais ativo entre os consumidores de mídias. Em 2020, porém, com a eclosão da pandemia da Covid-19, a qual exigiu mudanças radicais nos hábitos cotidianos de toda a população mundial, o ambiente virtual ganhou ainda mais relevância por gerar conexões e fortalecer relações sociais em meio a um cenário de incertezas, isolamento e solidão. Nesse contexto, este trabalho busca compreender como as práticas de participação e envolvimento dos fãs foram afetadas durante esse período de crise global. Para isto, utiliza-se o fandom brasileiro da Saga Crepúsculo e as AUs (fanfictions do Twitter) com o objetivo de investigar como esse grupo se organiza e se as práticas de escrita criativa transmidiática de fanfics na plataforma contribuíram para a potencialização da cultura participativa na comunidade. O método empregado é o da netnografia apoiada à observação participante das práticas online e à elaboração de questionários destinados aos membros do fandom. A base teórica é composta por autores como Henry Jenkins (2009; 2011; 2012; 2014), Yvana Fechine (2014), Claudia Bucciferro (2013), Michelle Groover (2013); Sarah Costa (2015), Cecília Lima e Gêsa Cavalcanti (2018), Márcio Padrão (2007), dentre outros estudiosos que procuram compreender a participação na cultura de fãs, o fenômeno das fanfictions e também a relevância da Saga Crepúsculo no contexto comunicacional e midiático.
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Os espectadores, antes vistos como indivíduos meramente passivos no processo de comunicação, se apropriaram dos recursos e ferramentas da era moderna para atuar mais ativamente na indústria cultural, a partir da interação, expansão e produção de conteúdos digitais. A convergência midiática abriu caminhos para a emergência da cultura participativa entre as comunidades online e propiciou a manifestação de novas práticas de apropriação e engajamento com os objetos midiáticos, especialmente entre fãs — considerados o público mais ativo entre os consumidores de mídias. Em 2020, porém, com a eclosão da pandemia da Covid-19, a qual exigiu mudanças radicais nos hábitos cotidianos de toda a população mundial, o ambiente virtual ganhou ainda mais relevância por gerar conexões e fortalecer relações sociais em meio a um cenário de incertezas, isolamento e solidão. Nesse contexto, este trabalho busca compreender como as práticas de participação e envolvimento dos fãs foram afetadas durante esse período de crise global. Para isto, utiliza-se o fandom brasileiro da Saga Crepúsculo e as AUs (fanfictions do Twitter) com o objetivo de investigar como esse grupo se organiza e se as práticas de escrita criativa transmidiática de fanfics na plataforma contribuíram para a potencialização da cultura participativa na comunidade. O método empregado é o da netnografia apoiada à observação participante das práticas online e à elaboração de questionários destinados aos membros do fandom. A base teórica é composta por autores como Henry Jenkins (2009; 2011; 2012; 2014), Yvana Fechine (2014), Claudia Bucciferro (2013), Michelle Groover (2013); Sarah Costa (2015), Cecília Lima e Gêsa Cavalcanti (2018), Márcio Padrão (2007), dentre outros estudiosos que procuram compreender a participação na cultura de fãs, o fenômeno das fanfictions e também a relevância da Saga Crepúsculo no contexto comunicacional e midiático.The evolution of the new technologies, the advent of digital media and the consequent process of mediatization of society, contributed to the emergence of a new form of reception and consumption of media products. The audience, previously seen as merely passive individuals in the communication process, started to claim the new resources and tools of the modern era to act more actively in the cultural industry, through the interaction, expansion and creation of digital content. Media convergence resulted in the emergence of participatory culture among online communities and led to the manifestation of new practices of appropriation and engagement with media products, especially among fans – considered the most active media consumers. In 2020, however, with the outbreak of the Covid-19 pandemic, which demanded radical changes in the daily habits of the entire world population, the virtual environment gained even more relevance to generate connections and strengthen social relationships amid a scenario of uncertainties, isolation and loneliness. In this context, this study seeks to understand how the practices of participation and involvement of fans were affected during the global crisis. For this, the Twilight Saga brazilian fandom and the AUs (Twitter fanfictions) created by them will be used to investigate how this group is organized and whether the practices of transmedia creative writing of fanfiction on the platform contributed to the enhancement of participatory culture in the community. The method applied will be netnography supported by participant observation of online practices and the elaboration of questionnaires for members of the fandom. The theoretical basis is composed by authors such as Henry Jenkins (2009; 2011; 2012; 2014), Yvana Fechine (2014), Claudia Bucciferro (2013), Michelle Groover (2013); Sarah Costa (2015), Cecília Lima and Gêsa Cavalcanti (2018), Márcio Padrão (2007), Gabriela Anjos (2020); among other authors who seek to understand the participation in the culture of fans, the phenomenon of fanfictions and also the relevance of the Twilight Saga for the communicational and media context.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilJornalismo6 - Ciências Sociais Aplicadas6.09.00.00-8 - ComunicaçãoCultura de Fãs. Cultura Participativa. Saga Crepúsculo. Pandemia Covid-19. Comunicação.Fan Culture. Participatory Culture. Twilight Saga. Covid-19 Pandemic. Communication.Fandemia: uma análise sobre a potencialização da interatividade participativa do fandom da Saga Crepúsculo através da produção de AUs no Twitter durante a pandemia da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFandemiaAnaliseProducaoAu_Duarte_ 2021application/pdf7842039https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38399/1/FandemiaAnaliseProducaoAu_Duarte_%202021d4322c2c3aa02fc033f0de0ac126b7b8MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38399/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52123456789/383992023-03-03 14:38:32.567oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-03T17:38:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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