Relação entre o tempo de serviço e qualidade de vida em voz de um grupo de professores universitários
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Data de Publicação: | 2016 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23273 |
Resumo: | Introdução: a existência de um problema na voz pode comprometer significativamente o desempenho do indivíduo no seu dia a dia, tanto profissionalmente, como pessoalmente. Nesse sentido, são utilizados protocolos de autoavaliação vocal que permitem ao clínico verificar o verdadeiro impacto de uma alteração na voz em relação à qualidade de vida. Objetivo: verificar a relação entre o tempo de serviço e a qualidade de vida em voz de um grupo de professores universitários. Metodologia: estudo observacional, transversal. Participaram deste estudo 42 professores universitários, na faixa etária entre 25 a 72 anos, de ambos os sexos. Os docentes foram submetidos à realização de uma autoavaliação vocal por meio do questionário Qualidade de Vida em Voz. Resultados: os resultados revelaram tempo de atuação profissional curto, com predomínio do sexo masculino (61,9%). Dentre os sintomas vocais mais referidos nesta amostra estão a sensação de garganta seca (14,28%) e a rouquidão (11,90%), e o sexo feminino foi o mais acometido por estas alterações. A relação entre o tempo de serviço e os domínios da Qualidade de Vida em Voz demonstrou que o funcionamento físico foi o mais comprometido. Conclusão: não houve relação entre o tempo de serviço e a qualidade de vida em voz do grupo de professores avaliados. O domínio físico foi o mais afetado no grupo com queixa vocal. As queixas vocais mais relatadas foram a sensação de garganta seca e a rouquidão, bem como as mulheres foram as que mais apresentaram estes sintomas. |
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Souza, Lourdes Bernadete Rocha dePenha, Patrícia Brianne da Costa2017-06-21T15:14:57Z2017-06-21T15:14:57Z2016-01SOUZA, L. B. R de.; PENHA. P. D da C. Relação entre o tempo de serviço e qualidade de vida em voz de um grupo de professores universitários. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 1, p. 15-22, jan./abr. 2016.2236-5222http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23273v.15, n. 1Introdução: a existência de um problema na voz pode comprometer significativamente o desempenho do indivíduo no seu dia a dia, tanto profissionalmente, como pessoalmente. Nesse sentido, são utilizados protocolos de autoavaliação vocal que permitem ao clínico verificar o verdadeiro impacto de uma alteração na voz em relação à qualidade de vida. Objetivo: verificar a relação entre o tempo de serviço e a qualidade de vida em voz de um grupo de professores universitários. Metodologia: estudo observacional, transversal. Participaram deste estudo 42 professores universitários, na faixa etária entre 25 a 72 anos, de ambos os sexos. Os docentes foram submetidos à realização de uma autoavaliação vocal por meio do questionário Qualidade de Vida em Voz. Resultados: os resultados revelaram tempo de atuação profissional curto, com predomínio do sexo masculino (61,9%). Dentre os sintomas vocais mais referidos nesta amostra estão a sensação de garganta seca (14,28%) e a rouquidão (11,90%), e o sexo feminino foi o mais acometido por estas alterações. A relação entre o tempo de serviço e os domínios da Qualidade de Vida em Voz demonstrou que o funcionamento físico foi o mais comprometido. Conclusão: não houve relação entre o tempo de serviço e a qualidade de vida em voz do grupo de professores avaliados. O domínio físico foi o mais afetado no grupo com queixa vocal. 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