Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otelo, Renata Celina de Morais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37664
Resumo: Esta pesquisa tem como tema central a dança da Ciranda pernambucana presidida por Lia de Itamaracá com levantamentoS de seu contexto histórico, diaspórico e cultural. A partir dela, tecemos uma proposta pedagógica costurada por vias conceituais do campo da arte, da dança e da educação tendo como referências autores como Zeca Ligiéro, Ana Mae Barbosa, Castro Gómez, Grada Kilomba, Paulo Freire, Daniela Amoroso, José Jorge de Carvalho, entre outros.as e documentos que subsidiam a educação brasileira. Assumimos a contextualização, o batucar, cantar e dançar como alicerces que a fundamentam em uma proposta que foi elaborada no intuito de viabilizar um processo de mediação em danças populares, tendo a Ciranda como nossa base investigativa. Realizada enquanto conhecimento teórico-prático, tivemos vivências no solo brasileiro em aulas e laboratórios corporais realizados na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA e pudemos experimentar essas proposições também no território mexicano durante o intercâmbio na Escuela Nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello com estudantes da graduação em dança. A metodologia da pesquisa se deu na perspectiva da etnocenologia trazendo Pradier e Amoroso no escopo teórico e a etnopesquisa crítica de Roberto Macedo, que contribuíram para o entendimento do fenômeno cultural cênico assim como com nossa implicação e escolha do que tornar conteúdo formativo desta dança.
id UFBA-2_d5c966d85ed4697ff1078e2aaa1c5633
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37664
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-08-11T12:51:03Z2023-08-11T12:51:03Z2023-05-05https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37664Esta pesquisa tem como tema central a dança da Ciranda pernambucana presidida por Lia de Itamaracá com levantamentoS de seu contexto histórico, diaspórico e cultural. A partir dela, tecemos uma proposta pedagógica costurada por vias conceituais do campo da arte, da dança e da educação tendo como referências autores como Zeca Ligiéro, Ana Mae Barbosa, Castro Gómez, Grada Kilomba, Paulo Freire, Daniela Amoroso, José Jorge de Carvalho, entre outros.as e documentos que subsidiam a educação brasileira. Assumimos a contextualização, o batucar, cantar e dançar como alicerces que a fundamentam em uma proposta que foi elaborada no intuito de viabilizar um processo de mediação em danças populares, tendo a Ciranda como nossa base investigativa. Realizada enquanto conhecimento teórico-prático, tivemos vivências no solo brasileiro em aulas e laboratórios corporais realizados na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA e pudemos experimentar essas proposições também no território mexicano durante o intercâmbio na Escuela Nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello com estudantes da graduação em dança. A metodologia da pesquisa se deu na perspectiva da etnocenologia trazendo Pradier e Amoroso no escopo teórico e a etnopesquisa crítica de Roberto Macedo, que contribuíram para o entendimento do fenômeno cultural cênico assim como com nossa implicação e escolha do que tornar conteúdo formativo desta dança.This research has as its central theme the dance of the Pernambucan Ciranda presided over by Lia de Itamaracá with surveys of its historical, diasporic and cultural context. From it, we weave a pedagogical proposal sewn by conceptual ways of the field of art, dance and education, having as references authors such as Zeca Ligiéro, Ana Mae Barbosa, Castro Gómez, Grada Kilomba, Paulo Freire, Daniela Amoroso, José Jorge de Carvalho , among others.as and documents that subsidize Brazilian education. We assume the contextualization, drumming, singing and dancing as foundations that underlie a proposal that was elaborated with the intention of enabling a process of mediation in popular dances, having the Ciranda as our investigative base. Performed as theoretical-practical knowledge, we had experiences on Brazilian soil in classes and body laboratories held at the Dance School of the Federal University of Bahia - and we were able to experience these propositions also in the Mexican territory during the exchange at Escuela Nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello with undergraduate dance students. The research methodology took place from the perspective of ethnoscenology bringing Pradier and Amoroso into the theoretical scope and Roberto Macedo's critical ethnoresearch, which contributed to the understanding of the scenic cultural phenomenon as well as our implication and choice of what to make this dance's formative content.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaCirandaDanceLia from ItamaracáCultural MediationEducational mediation.DançaDançaDança - Estudo e ensinoDança - Aspectos antropológicosDanças folclóricas - Aspectos sociaisCiranda (Dança)Lia de Itamaracá, 1944- Crítica e interpretaçãoNinguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em DançaDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAmoroso, Daniela MariaFerraz, Fernando Marques CamargoSilva, Sebastião de SalesAmoroso, Daniela MariaArrais, Joubert de AlbuquerqueVieira, Marcílio de SouzaVicente, Ana Valéria RamosMachado, Lara Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8391209732029272Otelo, Renata Celina de Moraisreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52open accessTEXTTESE RENATA CELINA.pdf.txtTESE RENATA CELINA.pdf.txtExtracted texttext/plain349147https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/3/TESE%20RENATA%20CELINA.pdf.txtd23e65cadbd0edcc0f69eb304d39d649MD53open accessORIGINALTese. Renata Celina Otelo.pdfTese. Renata Celina Otelo.pdfapplication/pdf6733113https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/4/Tese.%20Renata%20Celina%20Otelo.pdf32fb8c27787f46278a6acc346edd13b4MD54open accessri/376642024-08-21 08:42:11.708open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-08-21T11:42:11Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança
title Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança
spellingShingle Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança
Otelo, Renata Celina de Morais
Dança
Dança
Dança - Estudo e ensino
Dança - Aspectos antropológicos
Danças folclóricas - Aspectos sociais
Ciranda (Dança)
Lia de Itamaracá, 1944- Crítica e interpretação
Ciranda
Dance
Lia from Itamaracá
Cultural Mediation
Educational mediation.
title_short Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança
title_full Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança
title_fullStr Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança
title_full_unstemmed Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança
title_sort Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança
author Otelo, Renata Celina de Morais
author_facet Otelo, Renata Celina de Morais
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amoroso, Daniela Maria
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferraz, Fernando Marques Camargo
Silva, Sebastião de Sales
Amoroso, Daniela Maria
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Arrais, Joubert de Albuquerque
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vieira, Marcílio de Souza
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Vicente, Ana Valéria Ramos
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Machado, Lara Rodrigues
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8391209732029272
dc.contributor.author.fl_str_mv Otelo, Renata Celina de Morais
contributor_str_mv Amoroso, Daniela Maria
Ferraz, Fernando Marques Camargo
Silva, Sebastião de Sales
Amoroso, Daniela Maria
Arrais, Joubert de Albuquerque
Vieira, Marcílio de Souza
Vicente, Ana Valéria Ramos
Machado, Lara Rodrigues
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
Dança
Dança - Estudo e ensino
Dança - Aspectos antropológicos
Danças folclóricas - Aspectos sociais
Ciranda (Dança)
Lia de Itamaracá, 1944- Crítica e interpretação
Ciranda
Dance
Lia from Itamaracá
Cultural Mediation
Educational mediation.
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Dança - Estudo e ensino
Dança - Aspectos antropológicos
Danças folclóricas - Aspectos sociais
Ciranda (Dança)
Lia de Itamaracá, 1944- Crítica e interpretação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciranda
Dance
Lia from Itamaracá
Cultural Mediation
Educational mediation.
description Esta pesquisa tem como tema central a dança da Ciranda pernambucana presidida por Lia de Itamaracá com levantamentoS de seu contexto histórico, diaspórico e cultural. A partir dela, tecemos uma proposta pedagógica costurada por vias conceituais do campo da arte, da dança e da educação tendo como referências autores como Zeca Ligiéro, Ana Mae Barbosa, Castro Gómez, Grada Kilomba, Paulo Freire, Daniela Amoroso, José Jorge de Carvalho, entre outros.as e documentos que subsidiam a educação brasileira. Assumimos a contextualização, o batucar, cantar e dançar como alicerces que a fundamentam em uma proposta que foi elaborada no intuito de viabilizar um processo de mediação em danças populares, tendo a Ciranda como nossa base investigativa. Realizada enquanto conhecimento teórico-prático, tivemos vivências no solo brasileiro em aulas e laboratórios corporais realizados na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA e pudemos experimentar essas proposições também no território mexicano durante o intercâmbio na Escuela Nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello com estudantes da graduação em dança. A metodologia da pesquisa se deu na perspectiva da etnocenologia trazendo Pradier e Amoroso no escopo teórico e a etnopesquisa crítica de Roberto Macedo, que contribuíram para o entendimento do fenômeno cultural cênico assim como com nossa implicação e escolha do que tornar conteúdo formativo desta dança.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-11T12:51:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-11T12:51:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37664
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/3/TESE%20RENATA%20CELINA.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/4/Tese.%20Renata%20Celina%20Otelo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
d23e65cadbd0edcc0f69eb304d39d649
32fb8c27787f46278a6acc346edd13b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459350196355072