Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37664 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema central a dança da Ciranda pernambucana presidida por Lia de Itamaracá com levantamentoS de seu contexto histórico, diaspórico e cultural. A partir dela, tecemos uma proposta pedagógica costurada por vias conceituais do campo da arte, da dança e da educação tendo como referências autores como Zeca Ligiéro, Ana Mae Barbosa, Castro Gómez, Grada Kilomba, Paulo Freire, Daniela Amoroso, José Jorge de Carvalho, entre outros.as e documentos que subsidiam a educação brasileira. Assumimos a contextualização, o batucar, cantar e dançar como alicerces que a fundamentam em uma proposta que foi elaborada no intuito de viabilizar um processo de mediação em danças populares, tendo a Ciranda como nossa base investigativa. Realizada enquanto conhecimento teórico-prático, tivemos vivências no solo brasileiro em aulas e laboratórios corporais realizados na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA e pudemos experimentar essas proposições também no território mexicano durante o intercâmbio na Escuela Nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello com estudantes da graduação em dança. A metodologia da pesquisa se deu na perspectiva da etnocenologia trazendo Pradier e Amoroso no escopo teórico e a etnopesquisa crítica de Roberto Macedo, que contribuíram para o entendimento do fenômeno cultural cênico assim como com nossa implicação e escolha do que tornar conteúdo formativo desta dança. |
id |
UFBA-2_d5c966d85ed4697ff1078e2aaa1c5633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37664 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-08-11T12:51:03Z2023-08-11T12:51:03Z2023-05-05https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37664Esta pesquisa tem como tema central a dança da Ciranda pernambucana presidida por Lia de Itamaracá com levantamentoS de seu contexto histórico, diaspórico e cultural. A partir dela, tecemos uma proposta pedagógica costurada por vias conceituais do campo da arte, da dança e da educação tendo como referências autores como Zeca Ligiéro, Ana Mae Barbosa, Castro Gómez, Grada Kilomba, Paulo Freire, Daniela Amoroso, José Jorge de Carvalho, entre outros.as e documentos que subsidiam a educação brasileira. Assumimos a contextualização, o batucar, cantar e dançar como alicerces que a fundamentam em uma proposta que foi elaborada no intuito de viabilizar um processo de mediação em danças populares, tendo a Ciranda como nossa base investigativa. Realizada enquanto conhecimento teórico-prático, tivemos vivências no solo brasileiro em aulas e laboratórios corporais realizados na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA e pudemos experimentar essas proposições também no território mexicano durante o intercâmbio na Escuela Nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello com estudantes da graduação em dança. A metodologia da pesquisa se deu na perspectiva da etnocenologia trazendo Pradier e Amoroso no escopo teórico e a etnopesquisa crítica de Roberto Macedo, que contribuíram para o entendimento do fenômeno cultural cênico assim como com nossa implicação e escolha do que tornar conteúdo formativo desta dança.This research has as its central theme the dance of the Pernambucan Ciranda presided over by Lia de Itamaracá with surveys of its historical, diasporic and cultural context. From it, we weave a pedagogical proposal sewn by conceptual ways of the field of art, dance and education, having as references authors such as Zeca Ligiéro, Ana Mae Barbosa, Castro Gómez, Grada Kilomba, Paulo Freire, Daniela Amoroso, José Jorge de Carvalho , among others.as and documents that subsidize Brazilian education. We assume the contextualization, drumming, singing and dancing as foundations that underlie a proposal that was elaborated with the intention of enabling a process of mediation in popular dances, having the Ciranda as our investigative base. Performed as theoretical-practical knowledge, we had experiences on Brazilian soil in classes and body laboratories held at the Dance School of the Federal University of Bahia - and we were able to experience these propositions also in the Mexican territory during the exchange at Escuela Nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello with undergraduate dance students. The research methodology took place from the perspective of ethnoscenology bringing Pradier and Amoroso into the theoretical scope and Roberto Macedo's critical ethnoresearch, which contributed to the understanding of the scenic cultural phenomenon as well as our implication and choice of what to make this dance's formative content.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)UFBABrasilEscola de DançaCirandaDanceLia from ItamaracáCultural MediationEducational mediation.DançaDançaDança - Estudo e ensinoDança - Aspectos antropológicosDanças folclóricas - Aspectos sociaisCiranda (Dança)Lia de Itamaracá, 1944- Crítica e interpretaçãoNinguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em DançaDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAmoroso, Daniela MariaFerraz, Fernando Marques CamargoSilva, Sebastião de SalesAmoroso, Daniela MariaArrais, Joubert de AlbuquerqueVieira, Marcílio de SouzaVicente, Ana Valéria RamosMachado, Lara Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8391209732029272Otelo, Renata Celina de Moraisreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52open accessTEXTTESE RENATA CELINA.pdf.txtTESE RENATA CELINA.pdf.txtExtracted texttext/plain349147https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/3/TESE%20RENATA%20CELINA.pdf.txtd23e65cadbd0edcc0f69eb304d39d649MD53open accessORIGINALTese. Renata Celina Otelo.pdfTese. Renata Celina Otelo.pdfapplication/pdf6733113https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/4/Tese.%20Renata%20Celina%20Otelo.pdf32fb8c27787f46278a6acc346edd13b4MD54open accessri/376642024-08-21 08:42:11.708open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-08-21T11:42:11Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança |
title |
Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança |
spellingShingle |
Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança Otelo, Renata Celina de Morais Dança Dança Dança - Estudo e ensino Dança - Aspectos antropológicos Danças folclóricas - Aspectos sociais Ciranda (Dança) Lia de Itamaracá, 1944- Crítica e interpretação Ciranda Dance Lia from Itamaracá Cultural Mediation Educational mediation. |
title_short |
Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança |
title_full |
Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança |
title_fullStr |
Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança |
title_full_unstemmed |
Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança |
title_sort |
Ninguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dança |
author |
Otelo, Renata Celina de Morais |
author_facet |
Otelo, Renata Celina de Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amoroso, Daniela Maria |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ferraz, Fernando Marques Camargo Silva, Sebastião de Sales Amoroso, Daniela Maria |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Arrais, Joubert de Albuquerque |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Vieira, Marcílio de Souza |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Vicente, Ana Valéria Ramos |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Machado, Lara Rodrigues |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8391209732029272 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Otelo, Renata Celina de Morais |
contributor_str_mv |
Amoroso, Daniela Maria Ferraz, Fernando Marques Camargo Silva, Sebastião de Sales Amoroso, Daniela Maria Arrais, Joubert de Albuquerque Vieira, Marcílio de Souza Vicente, Ana Valéria Ramos Machado, Lara Rodrigues |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Dança |
topic |
Dança Dança Dança - Estudo e ensino Dança - Aspectos antropológicos Danças folclóricas - Aspectos sociais Ciranda (Dança) Lia de Itamaracá, 1944- Crítica e interpretação Ciranda Dance Lia from Itamaracá Cultural Mediation Educational mediation. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Dança - Estudo e ensino Dança - Aspectos antropológicos Danças folclóricas - Aspectos sociais Ciranda (Dança) Lia de Itamaracá, 1944- Crítica e interpretação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ciranda Dance Lia from Itamaracá Cultural Mediation Educational mediation. |
description |
Esta pesquisa tem como tema central a dança da Ciranda pernambucana presidida por Lia de Itamaracá com levantamentoS de seu contexto histórico, diaspórico e cultural. A partir dela, tecemos uma proposta pedagógica costurada por vias conceituais do campo da arte, da dança e da educação tendo como referências autores como Zeca Ligiéro, Ana Mae Barbosa, Castro Gómez, Grada Kilomba, Paulo Freire, Daniela Amoroso, José Jorge de Carvalho, entre outros.as e documentos que subsidiam a educação brasileira. Assumimos a contextualização, o batucar, cantar e dançar como alicerces que a fundamentam em uma proposta que foi elaborada no intuito de viabilizar um processo de mediação em danças populares, tendo a Ciranda como nossa base investigativa. Realizada enquanto conhecimento teórico-prático, tivemos vivências no solo brasileiro em aulas e laboratórios corporais realizados na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA e pudemos experimentar essas proposições também no território mexicano durante o intercâmbio na Escuela Nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello com estudantes da graduação em dança. A metodologia da pesquisa se deu na perspectiva da etnocenologia trazendo Pradier e Amoroso no escopo teórico e a etnopesquisa crítica de Roberto Macedo, que contribuíram para o entendimento do fenômeno cultural cênico assim como com nossa implicação e escolha do que tornar conteúdo formativo desta dança. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-11T12:51:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-11T12:51:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37664 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/3/TESE%20RENATA%20CELINA.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37664/4/Tese.%20Renata%20Celina%20Otelo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b d23e65cadbd0edcc0f69eb304d39d649 32fb8c27787f46278a6acc346edd13b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459350196355072 |