Gestão do conhecimento: uma análise sobre a central de inquéritos policiais do Ministério Público do Estado da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adelson Gonzaga de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33991
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritiva, avalia a gestão do conhecimento na Central de Inquéritos Policiais do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), na cidade de Salvador. Para tanto, identificou-se os principais processos associados à referida organização, por meio dos métodos de análise bibliográfica e documental. Além disso, avaliou-se o nível de maturidade em gestão de conhecimento, na unidade objeto deste estudo de caso, utilizando o instrumento para avaliação da gestão do conhecimento na administração pública, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), como método para a coleta dados e o diagnóstico do grau de utilização da gestão do conhecimento na organização pública. Ademais, analisou-se os possíveis obstáculos na gestão do conhecimento na Central de Inquéritos Policiais. Para isso utilizamos diferentes categorias para análise de conteúdo, baseadas nos principais elementos viabilizadores da gestão do conhecimento: liderança; organização; aprendizagem; e tecnologia computacional; a partir dos dados colhidos das entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados desta pesquisa indica que a gestão do conhecimento na referida organização pública encontra-se em estágio inicial, e que é essencial o comprometimento do órgão de administração superior do Ministério Público baiano para que essa atividade seja estruturada e assimilada pela organização. É indispensável, ainda, a sensibilização, estímulo e incentivo das chefias intermediárias e dos servidores públicos e agentes políticos, visando a geração, disseminação e utilização do conhecimento nos processos de negócio finalístico
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Além disso, avaliou-se o nível de maturidade em gestão de conhecimento, na unidade objeto deste estudo de caso, utilizando o instrumento para avaliação da gestão do conhecimento na administração pública, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), como método para a coleta dados e o diagnóstico do grau de utilização da gestão do conhecimento na organização pública. Ademais, analisou-se os possíveis obstáculos na gestão do conhecimento na Central de Inquéritos Policiais. Para isso utilizamos diferentes categorias para análise de conteúdo, baseadas nos principais elementos viabilizadores da gestão do conhecimento: liderança; organização; aprendizagem; e tecnologia computacional; a partir dos dados colhidos das entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados desta pesquisa indica que a gestão do conhecimento na referida organização pública encontra-se em estágio inicial, e que é essencial o comprometimento do órgão de administração superior do Ministério Público baiano para que essa atividade seja estruturada e assimilada pela organização. É indispensável, ainda, a sensibilização, estímulo e incentivo das chefias intermediárias e dos servidores públicos e agentes políticos, visando a geração, disseminação e utilização do conhecimento nos processos de negócio finalísticoThis qualitative research, of an exploratory-descriptive nature, assesses knowledge management at the Police Inquiry Center of the Public Ministry of the State of Bahia (MPBA), in the city of Salvador. To this end, the main processes associated with that organization were identified, using methods of bibliographic and documentary analysis. In addition, the level of maturity in knowledge management was evaluated in the unit object of this case study, using the instrument for assessing knowledge management in public administration, developed by the Institute for Applied Economic Research (IPEA), as a method for collecting data and diagnosing the degree of use of knowledge management in the public organization. In addition, possible obstacles to knowledge management at the Police Inquiry Center were analyzed. For that, we use different categories for content analysis, based on the main enabling elements of knowledge management: leadership; organization; learning; and computational technology; from the data collected from the semi-structured interviews. The analysis of the results of this research indicates that the knowledge management in the referred public organization is in an initial stage, and that the commitment of the upper administration body of the Public Prosecutor of Bahia is essential for this activity to be structured and assimilated by the organization. It is also essential to raise awareness, stimulate and encourage the middle managers and public servants and political agents, aiming at the generation, dissemination and use of knowledge in the finalistic business processes.Submitted by Flávia Sousa (flaviabs@ufba.br) on 2021-08-19T19:16:25Z No. of bitstreams: 1 Dissertação final - Adelson Gonzaga de Souza - 2020.pdf: 1354479 bytes, checksum: 3c6006d9b21f745a89c40a74dd765694 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Valéria de Jesus Moura (anavaleria_131@hotmail.com) on 2021-08-20T13:03:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação final - Adelson Gonzaga de Souza - 2020.pdf: 1354479 bytes, checksum: 3c6006d9b21f745a89c40a74dd765694 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-20T13:03:45Z (GMT). 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