Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31217 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar anúncios impressos de cosmético direcionados ao público masculino. Para isso, será apresentado o sistema de vendas diretas do setor e o crescimento do consumo de produtos de higiene pessoal e beleza por homens. Será abordado, também, o comportamento do homem, frente à ascensão da mulher no ambiente profissional, familiar e na política, resultado de movimentos de contestação e revoltas, como o feminismo, de 1968. Neste aspecto, a publicidade, atenta às inquietações e questionamentos do período, incorpora o discurso da masculinidade. Assim, passa a representar o homem como sujeito vaidoso, participativo e sensível. Os resultados do estudo dos anúncios publicitários impressos, presentes em catálogos de cosméticos da empresa Natura, demonstram a necessidade em se explorar outros papeis sociais para o “novo homem”, ultrapassando a barreira da representação do homem-pai na publicidade. |
id |
UFBA-2_d8bbb102400a9cf5f83aae6687c642cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31217 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Shibasaki, Carina RequiaoPalacios, Anamaria2019-12-20T15:37:20Z2019-12-20T15:37:20Z2019-12-202009TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31217Este trabalho visa analisar anúncios impressos de cosmético direcionados ao público masculino. Para isso, será apresentado o sistema de vendas diretas do setor e o crescimento do consumo de produtos de higiene pessoal e beleza por homens. Será abordado, também, o comportamento do homem, frente à ascensão da mulher no ambiente profissional, familiar e na política, resultado de movimentos de contestação e revoltas, como o feminismo, de 1968. Neste aspecto, a publicidade, atenta às inquietações e questionamentos do período, incorpora o discurso da masculinidade. Assim, passa a representar o homem como sujeito vaidoso, participativo e sensível. Os resultados do estudo dos anúncios publicitários impressos, presentes em catálogos de cosméticos da empresa Natura, demonstram a necessidade em se explorar outros papeis sociais para o “novo homem”, ultrapassando a barreira da representação do homem-pai na publicidade.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2019-12-03T13:32:14Z No. of bitstreams: 1 TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdf: 2650364 bytes, checksum: 7220043d539083813d421a71fe2c354a (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-12-20T15:37:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdf: 2650364 bytes, checksum: 7220043d539083813d421a71fe2c354a (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-20T15:37:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdf: 2650364 bytes, checksum: 7220043d539083813d421a71fe2c354a (MD5)ComunicaçãoPublicidadeMetrossexualCosmeticosVendas diretasDiscursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Naturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdfTCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdfapplication/pdf2650364https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/1/TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_%c3%baltimavers%c3%a3o333.pdf7220043d539083813d421a71fe2c354aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdf.txtTCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdf.txtExtracted texttext/plain114571https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/3/TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_%c3%baltimavers%c3%a3o333.pdf.txt43e14a92a4d8b2da78abe4ad71ee8381MD53ri/312172022-03-22 19:26:53.118oai:repositorio.ufba.br:ri/31217VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8ODwqNvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbsODwqdhLCBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTDg8KzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgbyBkaXJlaXRvIGRlIG1hbnRlciB1bWEgY8ODwrNwaWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXTDg8KzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcODwqfDg8Kjby4gCgpFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7Dg8KjbyBleGNsdXNpdm9zLCBtYW50w4PCqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byBjb21vIHBhcnRlIGRvIGFjZXJ2byBpbnRlbGVjdHVhbCBkZXNzYSBVbml2ZXJzaWRhZGUuCgogUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVpw4PCp8ODwqNvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw4PCp2EgZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYcODwqfDg8K1ZXMsIG8gcmVwb3NpdMODwrNyaW8gcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHDg8Knw4PCtWVzIHNvYnJlIG8gZG9jdW1lbnRvIChNZXRhZGFkb3MgZGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDg8Knw4PCo28gY2llbnTDg8KtZmljYSBjb20gYXMgcmVzdHJpw4PCp8ODwrVlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw4PCs2RpY29zLgoKIFBhcmEgYXMgcHVibGljYcODwqfDg8K1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDg8KtdGljYSBkZSBBY2Vzc28gQWJlcnRvLCBvcyBkZXDDg8Kzc2l0b3MgY29tcHVsc8ODwrNyaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTDg8KzcmlvIG1hbnTDg8KpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDg8KpbSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byBhb3MgbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0YcODwqfDg8KjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw4PCo28gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8gcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-22T22:26:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura |
title |
Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura |
spellingShingle |
Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura Shibasaki, Carina Requiao Comunicação Publicidade Metrossexual Cosmeticos Vendas diretas |
title_short |
Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura |
title_full |
Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura |
title_fullStr |
Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura |
title_full_unstemmed |
Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura |
title_sort |
Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura |
author |
Shibasaki, Carina Requiao |
author_facet |
Shibasaki, Carina Requiao |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shibasaki, Carina Requiao |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palacios, Anamaria |
contributor_str_mv |
Palacios, Anamaria |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Publicidade Metrossexual Cosmeticos Vendas diretas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Metrossexual Cosmeticos Vendas diretas |
description |
Este trabalho visa analisar anúncios impressos de cosmético direcionados ao público masculino. Para isso, será apresentado o sistema de vendas diretas do setor e o crescimento do consumo de produtos de higiene pessoal e beleza por homens. Será abordado, também, o comportamento do homem, frente à ascensão da mulher no ambiente profissional, familiar e na política, resultado de movimentos de contestação e revoltas, como o feminismo, de 1968. Neste aspecto, a publicidade, atenta às inquietações e questionamentos do período, incorpora o discurso da masculinidade. Assim, passa a representar o homem como sujeito vaidoso, participativo e sensível. Os resultados do estudo dos anúncios publicitários impressos, presentes em catálogos de cosméticos da empresa Natura, demonstram a necessidade em se explorar outros papeis sociais para o “novo homem”, ultrapassando a barreira da representação do homem-pai na publicidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-20T15:37:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-20T15:37:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31217 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/1/TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_%c3%baltimavers%c3%a3o333.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/3/TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_%c3%baltimavers%c3%a3o333.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7220043d539083813d421a71fe2c354a 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 43e14a92a4d8b2da78abe4ad71ee8381 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459605107277824 |