Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shibasaki, Carina Requiao
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31217
Resumo: Este trabalho visa analisar anúncios impressos de cosmético direcionados ao público masculino. Para isso, será apresentado o sistema de vendas diretas do setor e o crescimento do consumo de produtos de higiene pessoal e beleza por homens. Será abordado, também, o comportamento do homem, frente à ascensão da mulher no ambiente profissional, familiar e na política, resultado de movimentos de contestação e revoltas, como o feminismo, de 1968. Neste aspecto, a publicidade, atenta às inquietações e questionamentos do período, incorpora o discurso da masculinidade. Assim, passa a representar o homem como sujeito vaidoso, participativo e sensível. Os resultados do estudo dos anúncios publicitários impressos, presentes em catálogos de cosméticos da empresa Natura, demonstram a necessidade em se explorar outros papeis sociais para o “novo homem”, ultrapassando a barreira da representação do homem-pai na publicidade.
id UFBA-2_d8bbb102400a9cf5f83aae6687c642cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31217
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Shibasaki, Carina RequiaoPalacios, Anamaria2019-12-20T15:37:20Z2019-12-20T15:37:20Z2019-12-202009TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31217Este trabalho visa analisar anúncios impressos de cosmético direcionados ao público masculino. Para isso, será apresentado o sistema de vendas diretas do setor e o crescimento do consumo de produtos de higiene pessoal e beleza por homens. Será abordado, também, o comportamento do homem, frente à ascensão da mulher no ambiente profissional, familiar e na política, resultado de movimentos de contestação e revoltas, como o feminismo, de 1968. Neste aspecto, a publicidade, atenta às inquietações e questionamentos do período, incorpora o discurso da masculinidade. Assim, passa a representar o homem como sujeito vaidoso, participativo e sensível. Os resultados do estudo dos anúncios publicitários impressos, presentes em catálogos de cosméticos da empresa Natura, demonstram a necessidade em se explorar outros papeis sociais para o “novo homem”, ultrapassando a barreira da representação do homem-pai na publicidade.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2019-12-03T13:32:14Z No. of bitstreams: 1 TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdf: 2650364 bytes, checksum: 7220043d539083813d421a71fe2c354a (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-12-20T15:37:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdf: 2650364 bytes, checksum: 7220043d539083813d421a71fe2c354a (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-20T15:37:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdf: 2650364 bytes, checksum: 7220043d539083813d421a71fe2c354a (MD5)ComunicaçãoPublicidadeMetrossexualCosmeticosVendas diretasDiscursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Naturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdfTCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdfapplication/pdf2650364https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/1/TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_%c3%baltimavers%c3%a3o333.pdf7220043d539083813d421a71fe2c354aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdf.txtTCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_últimaversão333.pdf.txtExtracted texttext/plain114571https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/3/TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_%c3%baltimavers%c3%a3o333.pdf.txt43e14a92a4d8b2da78abe4ad71ee8381MD53ri/312172022-03-22 19:26:53.118oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-22T22:26:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura
title Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura
spellingShingle Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura
Shibasaki, Carina Requiao
Comunicação
Publicidade
Metrossexual
Cosmeticos
Vendas diretas
title_short Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura
title_full Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura
title_fullStr Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura
title_full_unstemmed Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura
title_sort Discursos publicitários presentes em catálogos de cosméticos direcionados para o consumidor masculino: o caso da empresa Natura
author Shibasaki, Carina Requiao
author_facet Shibasaki, Carina Requiao
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shibasaki, Carina Requiao
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palacios, Anamaria
contributor_str_mv Palacios, Anamaria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Publicidade
Metrossexual
Cosmeticos
Vendas diretas
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Metrossexual
Cosmeticos
Vendas diretas
description Este trabalho visa analisar anúncios impressos de cosmético direcionados ao público masculino. Para isso, será apresentado o sistema de vendas diretas do setor e o crescimento do consumo de produtos de higiene pessoal e beleza por homens. Será abordado, também, o comportamento do homem, frente à ascensão da mulher no ambiente profissional, familiar e na política, resultado de movimentos de contestação e revoltas, como o feminismo, de 1968. Neste aspecto, a publicidade, atenta às inquietações e questionamentos do período, incorpora o discurso da masculinidade. Assim, passa a representar o homem como sujeito vaidoso, participativo e sensível. Os resultados do estudo dos anúncios publicitários impressos, presentes em catálogos de cosméticos da empresa Natura, demonstram a necessidade em se explorar outros papeis sociais para o “novo homem”, ultrapassando a barreira da representação do homem-pai na publicidade.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-20T15:37:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-20T15:37:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31217
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/1/TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_%c3%baltimavers%c3%a3o333.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31217/3/TCC_Carina_Shibasaki_Pronto_PDF_%c3%baltimavers%c3%a3o333.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7220043d539083813d421a71fe2c354a
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
43e14a92a4d8b2da78abe4ad71ee8381
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459605107277824