Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriano Santos Rocha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Ernani Marques dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25638
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar de que maneira as empresas de base tecnológica (EBT) integrantes de incubadoras têm utilizado as mídias sociais como meio de comunicação organizacional. Para tanto, foi realizada uma investigação nas fanpages do Facebook, por meio de observação direta de site (web content analysis) das 20 empresas componentes da Áity Incubadora, integrante do Parque Tecnológico da Bahia. Foram observados os critérios categorias da área de atuação da empresa, contatos, curtidas da página (seguidores), quantidade e frequência de postagens, curtidas dos posts, comentários e compartilhamentos, e conteúdo das postagens. Foi observado que, das 20 empresas, 17 possuem fanpage no Facebook, onde apresentam objetivos, conteúdos e frequências bastante diversos. Os resultados obtidos mostraram uma ausência de homogeneidade entre as empresas, seja nos conteúdos postados, seja na interação com internautas. Concluiu-se que, em tempos de Web 2.0, ainda há muito a ser explorado pelas EBT em termos de mídias sociais como ferramenta de comunicação. Do ponto de vista da pesquisa, constatou-se a existência de uma lacuna do conhecimento quanto ao uso de mídias sociais em EBT, ou em empresas em processo de incubação.
id UFBA-2_d8d5a2e8810fe4fe2a5c2626766de50e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/25638
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Adriano Santos RochaSantos, Ernani Marques dos2018-03-28T16:34:06Z2018-03-28T16:34:06Z20161679-1827http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25638v. 14, Edição Especial, p. 213-223O objetivo deste estudo foi avaliar de que maneira as empresas de base tecnológica (EBT) integrantes de incubadoras têm utilizado as mídias sociais como meio de comunicação organizacional. Para tanto, foi realizada uma investigação nas fanpages do Facebook, por meio de observação direta de site (web content analysis) das 20 empresas componentes da Áity Incubadora, integrante do Parque Tecnológico da Bahia. Foram observados os critérios categorias da área de atuação da empresa, contatos, curtidas da página (seguidores), quantidade e frequência de postagens, curtidas dos posts, comentários e compartilhamentos, e conteúdo das postagens. Foi observado que, das 20 empresas, 17 possuem fanpage no Facebook, onde apresentam objetivos, conteúdos e frequências bastante diversos. Os resultados obtidos mostraram uma ausência de homogeneidade entre as empresas, seja nos conteúdos postados, seja na interação com internautas. Concluiu-se que, em tempos de Web 2.0, ainda há muito a ser explorado pelas EBT em termos de mídias sociais como ferramenta de comunicação. Do ponto de vista da pesquisa, constatou-se a existência de uma lacuna do conhecimento quanto ao uso de mídias sociais em EBT, ou em empresas em processo de incubação.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-03-27T17:28:31Z No. of bitstreams: 1 Mídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdf: 510005 bytes, checksum: 6ca6f2e14ce97a3e5259589f77d9e731 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-03-28T16:34:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdf: 510005 bytes, checksum: 6ca6f2e14ce97a3e5259589f77d9e731 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-28T16:34:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdf: 510005 bytes, checksum: 6ca6f2e14ce97a3e5259589f77d9e731 (MD5) Previous issue date: 2016RecifeUFPEBrasilDOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp2.p213-223reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAMídias sociaisFacebookEmpresas de base tecnológicaIncubadora de empresasMídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity IncubadoraGESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALMídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdfMídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdfapplication/pdf510005https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/1/M%c3%addias%20Sociais%20em%20Empresas%20de%20Base%20Tecnol%c3%b3gica%20Um%20Estudo%20Sobre%20a%20Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Facebook%20na%20%c3%81ity%20Incubadora.pdf6ca6f2e14ce97a3e5259589f77d9e731MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTMídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdf.txtMídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdf.txtExtracted texttext/plain48664https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/3/M%c3%addias%20Sociais%20em%20Empresas%20de%20Base%20Tecnol%c3%b3gica%20Um%20Estudo%20Sobre%20a%20Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Facebook%20na%20%c3%81ity%20Incubadora.pdf.txt66cb86dbaf903da193c83729fb7db09cMD53ri/256382022-03-09 20:42:17.687oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-09T23:42:17Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional
title Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora
spellingShingle Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora
Silva, Adriano Santos Rocha
Mídias sociais
Facebook
Empresas de base tecnológica
Incubadora de empresas
title_short Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora
title_full Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora
title_fullStr Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora
title_full_unstemmed Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora
title_sort Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora
author Silva, Adriano Santos Rocha
author_facet Silva, Adriano Santos Rocha
Santos, Ernani Marques dos
author_role author
author2 Santos, Ernani Marques dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriano Santos Rocha
Santos, Ernani Marques dos
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias sociais
Facebook
Empresas de base tecnológica
Incubadora de empresas
topic Mídias sociais
Facebook
Empresas de base tecnológica
Incubadora de empresas
description O objetivo deste estudo foi avaliar de que maneira as empresas de base tecnológica (EBT) integrantes de incubadoras têm utilizado as mídias sociais como meio de comunicação organizacional. Para tanto, foi realizada uma investigação nas fanpages do Facebook, por meio de observação direta de site (web content analysis) das 20 empresas componentes da Áity Incubadora, integrante do Parque Tecnológico da Bahia. Foram observados os critérios categorias da área de atuação da empresa, contatos, curtidas da página (seguidores), quantidade e frequência de postagens, curtidas dos posts, comentários e compartilhamentos, e conteúdo das postagens. Foi observado que, das 20 empresas, 17 possuem fanpage no Facebook, onde apresentam objetivos, conteúdos e frequências bastante diversos. Os resultados obtidos mostraram uma ausência de homogeneidade entre as empresas, seja nos conteúdos postados, seja na interação com internautas. Concluiu-se que, em tempos de Web 2.0, ainda há muito a ser explorado pelas EBT em termos de mídias sociais como ferramenta de comunicação. Do ponto de vista da pesquisa, constatou-se a existência de uma lacuna do conhecimento quanto ao uso de mídias sociais em EBT, ou em empresas em processo de incubação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-28T16:34:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-28T16:34:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25638
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1679-1827
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv v. 14, Edição Especial, p. 213-223
identifier_str_mv 1679-1827
v. 14, Edição Especial, p. 213-223
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv UFPE
dc.source.pt_BR.fl_str_mv DOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp2.p213-223
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/1/M%c3%addias%20Sociais%20em%20Empresas%20de%20Base%20Tecnol%c3%b3gica%20Um%20Estudo%20Sobre%20a%20Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Facebook%20na%20%c3%81ity%20Incubadora.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/3/M%c3%addias%20Sociais%20em%20Empresas%20de%20Base%20Tecnol%c3%b3gica%20Um%20Estudo%20Sobre%20a%20Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Facebook%20na%20%c3%81ity%20Incubadora.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ca6f2e14ce97a3e5259589f77d9e731
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
66cb86dbaf903da193c83729fb7db09c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459557162188800