Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25638 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar de que maneira as empresas de base tecnológica (EBT) integrantes de incubadoras têm utilizado as mídias sociais como meio de comunicação organizacional. Para tanto, foi realizada uma investigação nas fanpages do Facebook, por meio de observação direta de site (web content analysis) das 20 empresas componentes da Áity Incubadora, integrante do Parque Tecnológico da Bahia. Foram observados os critérios categorias da área de atuação da empresa, contatos, curtidas da página (seguidores), quantidade e frequência de postagens, curtidas dos posts, comentários e compartilhamentos, e conteúdo das postagens. Foi observado que, das 20 empresas, 17 possuem fanpage no Facebook, onde apresentam objetivos, conteúdos e frequências bastante diversos. Os resultados obtidos mostraram uma ausência de homogeneidade entre as empresas, seja nos conteúdos postados, seja na interação com internautas. Concluiu-se que, em tempos de Web 2.0, ainda há muito a ser explorado pelas EBT em termos de mídias sociais como ferramenta de comunicação. Do ponto de vista da pesquisa, constatou-se a existência de uma lacuna do conhecimento quanto ao uso de mídias sociais em EBT, ou em empresas em processo de incubação. |
id |
UFBA-2_d8d5a2e8810fe4fe2a5c2626766de50e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/25638 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Adriano Santos RochaSantos, Ernani Marques dos2018-03-28T16:34:06Z2018-03-28T16:34:06Z20161679-1827http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25638v. 14, Edição Especial, p. 213-223O objetivo deste estudo foi avaliar de que maneira as empresas de base tecnológica (EBT) integrantes de incubadoras têm utilizado as mídias sociais como meio de comunicação organizacional. Para tanto, foi realizada uma investigação nas fanpages do Facebook, por meio de observação direta de site (web content analysis) das 20 empresas componentes da Áity Incubadora, integrante do Parque Tecnológico da Bahia. Foram observados os critérios categorias da área de atuação da empresa, contatos, curtidas da página (seguidores), quantidade e frequência de postagens, curtidas dos posts, comentários e compartilhamentos, e conteúdo das postagens. Foi observado que, das 20 empresas, 17 possuem fanpage no Facebook, onde apresentam objetivos, conteúdos e frequências bastante diversos. Os resultados obtidos mostraram uma ausência de homogeneidade entre as empresas, seja nos conteúdos postados, seja na interação com internautas. Concluiu-se que, em tempos de Web 2.0, ainda há muito a ser explorado pelas EBT em termos de mídias sociais como ferramenta de comunicação. Do ponto de vista da pesquisa, constatou-se a existência de uma lacuna do conhecimento quanto ao uso de mídias sociais em EBT, ou em empresas em processo de incubação.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-03-27T17:28:31Z No. of bitstreams: 1 Mídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdf: 510005 bytes, checksum: 6ca6f2e14ce97a3e5259589f77d9e731 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-03-28T16:34:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdf: 510005 bytes, checksum: 6ca6f2e14ce97a3e5259589f77d9e731 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-28T16:34:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdf: 510005 bytes, checksum: 6ca6f2e14ce97a3e5259589f77d9e731 (MD5) Previous issue date: 2016RecifeUFPEBrasilDOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp2.p213-223reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAMídias sociaisFacebookEmpresas de base tecnológicaIncubadora de empresasMídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity IncubadoraGESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALMídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdfMídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdfapplication/pdf510005https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/1/M%c3%addias%20Sociais%20em%20Empresas%20de%20Base%20Tecnol%c3%b3gica%20Um%20Estudo%20Sobre%20a%20Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Facebook%20na%20%c3%81ity%20Incubadora.pdf6ca6f2e14ce97a3e5259589f77d9e731MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTMídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdf.txtMídias Sociais em Empresas de Base Tecnológica Um Estudo Sobre a Utilização do Facebook na Áity Incubadora.pdf.txtExtracted texttext/plain48664https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/3/M%c3%addias%20Sociais%20em%20Empresas%20de%20Base%20Tecnol%c3%b3gica%20Um%20Estudo%20Sobre%20a%20Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Facebook%20na%20%c3%81ity%20Incubadora.pdf.txt66cb86dbaf903da193c83729fb7db09cMD53ri/256382022-03-09 20:42:17.687oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-09T23:42:17Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional |
title |
Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora |
spellingShingle |
Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora Silva, Adriano Santos Rocha Mídias sociais Empresas de base tecnológica Incubadora de empresas |
title_short |
Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora |
title_full |
Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora |
title_fullStr |
Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora |
title_full_unstemmed |
Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora |
title_sort |
Mídias sociais em empresas de base tecnológica: um estudo sobre a utilização do facebook na Áity Incubadora |
author |
Silva, Adriano Santos Rocha |
author_facet |
Silva, Adriano Santos Rocha Santos, Ernani Marques dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ernani Marques dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriano Santos Rocha Santos, Ernani Marques dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias sociais Empresas de base tecnológica Incubadora de empresas |
topic |
Mídias sociais Empresas de base tecnológica Incubadora de empresas |
description |
O objetivo deste estudo foi avaliar de que maneira as empresas de base tecnológica (EBT) integrantes de incubadoras têm utilizado as mídias sociais como meio de comunicação organizacional. Para tanto, foi realizada uma investigação nas fanpages do Facebook, por meio de observação direta de site (web content analysis) das 20 empresas componentes da Áity Incubadora, integrante do Parque Tecnológico da Bahia. Foram observados os critérios categorias da área de atuação da empresa, contatos, curtidas da página (seguidores), quantidade e frequência de postagens, curtidas dos posts, comentários e compartilhamentos, e conteúdo das postagens. Foi observado que, das 20 empresas, 17 possuem fanpage no Facebook, onde apresentam objetivos, conteúdos e frequências bastante diversos. Os resultados obtidos mostraram uma ausência de homogeneidade entre as empresas, seja nos conteúdos postados, seja na interação com internautas. Concluiu-se que, em tempos de Web 2.0, ainda há muito a ser explorado pelas EBT em termos de mídias sociais como ferramenta de comunicação. Do ponto de vista da pesquisa, constatou-se a existência de uma lacuna do conhecimento quanto ao uso de mídias sociais em EBT, ou em empresas em processo de incubação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-28T16:34:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-28T16:34:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25638 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1679-1827 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
v. 14, Edição Especial, p. 213-223 |
identifier_str_mv |
1679-1827 v. 14, Edição Especial, p. 213-223 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPE |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
DOI: 10.21714/1679-18272016v14Esp2.p213-223 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/1/M%c3%addias%20Sociais%20em%20Empresas%20de%20Base%20Tecnol%c3%b3gica%20Um%20Estudo%20Sobre%20a%20Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Facebook%20na%20%c3%81ity%20Incubadora.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25638/3/M%c3%addias%20Sociais%20em%20Empresas%20de%20Base%20Tecnol%c3%b3gica%20Um%20Estudo%20Sobre%20a%20Utiliza%c3%a7%c3%a3o%20do%20Facebook%20na%20%c3%81ity%20Incubadora.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ca6f2e14ce97a3e5259589f77d9e731 690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0 66cb86dbaf903da193c83729fb7db09c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459557162188800 |