Vulnerabilidade: um jeito de fazer dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Ireno Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30460
Resumo: O presente trabalho assume o pressuposto de que as imagens do corpo que dança geram afetações. Dessa maneira, entende-se o corpo que dança como imagem no fluxo do tempo (BITTENCOURT, 2012). A afetação, aqui proposta, perpassa a condição de observação factual para dar lugar a um modo de fazer em dança, movido pela vulnerabilidade. A vulnerabilidade é, portanto, a ignição necessária para a composição, pois se insere na condição de estratégia de um tipo de dança. A imagem é o que promove a visibilidade dos sentidos materializados no corpo, emergindo através dos movimentos. O que implica pensar as imagens como potência de afetos. Mas o que seria um corpo vulnerável na dança? Mesmo a vulnerabilidade sendo entendida, de modo geral, como o oposto de potência, na cena: a fragilidade, enquanto indicativo de vulnerabilidade, resvala a potência do corpo. Esta pesquisa aposta na vulnerabilidade como estratégia de composição ou configuração de dança que afeta de modo intencional os corpos no contexto. Este modo de fazer dança apresenta-se como exposição do corpo, da carne; tendo como premissa de sua feitura o risco e a dúvida. Desnuda porque exibe, pelo risco, a fragilidade como propriedade inerente do corpo. Longe de estereótipos e soluções antecipadas. É uma dança que se configura no corpo pelas imagens típicas da fragilidade, da própria existência do corpo.
id UFBA-2_d97dae4207ab24fbd29aadffa068ee6a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30460
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva Júnior, Ireno GomesSilva Júnior, Ireno GomesMachado, Adriana BittencourtSilva, MárciaBarreto, Ivana2019-08-26T18:32:08Z2019-08-26T18:32:08Z2019-08-262019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30460O presente trabalho assume o pressuposto de que as imagens do corpo que dança geram afetações. Dessa maneira, entende-se o corpo que dança como imagem no fluxo do tempo (BITTENCOURT, 2012). A afetação, aqui proposta, perpassa a condição de observação factual para dar lugar a um modo de fazer em dança, movido pela vulnerabilidade. A vulnerabilidade é, portanto, a ignição necessária para a composição, pois se insere na condição de estratégia de um tipo de dança. A imagem é o que promove a visibilidade dos sentidos materializados no corpo, emergindo através dos movimentos. O que implica pensar as imagens como potência de afetos. Mas o que seria um corpo vulnerável na dança? Mesmo a vulnerabilidade sendo entendida, de modo geral, como o oposto de potência, na cena: a fragilidade, enquanto indicativo de vulnerabilidade, resvala a potência do corpo. Esta pesquisa aposta na vulnerabilidade como estratégia de composição ou configuração de dança que afeta de modo intencional os corpos no contexto. Este modo de fazer dança apresenta-se como exposição do corpo, da carne; tendo como premissa de sua feitura o risco e a dúvida. Desnuda porque exibe, pelo risco, a fragilidade como propriedade inerente do corpo. Longe de estereótipos e soluções antecipadas. É uma dança que se configura no corpo pelas imagens típicas da fragilidade, da própria existência do corpo.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2019-08-26T17:24:00Z No. of bitstreams: 1 PDF com ficha catalografica Homologação - Dissertacao de mestrado Ireno Junior.pdf: 1309664 bytes, checksum: 6f4e6e075219c71fc4029013339aa312 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-26T18:32:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF com ficha catalografica Homologação - Dissertacao de mestrado Ireno Junior.pdf: 1309664 bytes, checksum: 6f4e6e075219c71fc4029013339aa312 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-26T18:32:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF com ficha catalografica Homologação - Dissertacao de mestrado Ireno Junior.pdf: 1309664 bytes, checksum: 6f4e6e075219c71fc4029013339aa312 (MD5)DançaVulnerabilidadeAfetação em dançaImagemCorpoVulnerabilidade: um jeito de fazer dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de DançaPrograma de Pós - Graduação em DançaPPGDANÇAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALPDF com ficha catalografica Homologação - Dissertacao de mestrado Ireno Junior.pdfPDF com ficha catalografica Homologação - Dissertacao de mestrado Ireno Junior.pdfapplication/pdf1309664https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30460/1/PDF%20com%20ficha%20catalografica%20%20Homologa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dissertacao%20de%20mestrado%20Ireno%20Junior.pdf6f4e6e075219c71fc4029013339aa312MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30460/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52TEXTPDF com ficha catalografica Homologação - Dissertacao de mestrado Ireno Junior.pdf.txtPDF com ficha catalografica Homologação - Dissertacao de mestrado Ireno Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain213725https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30460/3/PDF%20com%20ficha%20catalografica%20%20Homologa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dissertacao%20de%20mestrado%20Ireno%20Junior.pdf.txt78cec5d7411727164358a7c911ba244cMD53ri/304602022-06-29 14:54:09.937oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vulnerabilidade: um jeito de fazer dança
title Vulnerabilidade: um jeito de fazer dança
spellingShingle Vulnerabilidade: um jeito de fazer dança
Silva Júnior, Ireno Gomes
Dança
Vulnerabilidade
Afetação em dança
Imagem
Corpo
title_short Vulnerabilidade: um jeito de fazer dança
title_full Vulnerabilidade: um jeito de fazer dança
title_fullStr Vulnerabilidade: um jeito de fazer dança
title_full_unstemmed Vulnerabilidade: um jeito de fazer dança
title_sort Vulnerabilidade: um jeito de fazer dança
author Silva Júnior, Ireno Gomes
author_facet Silva Júnior, Ireno Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, Ireno Gomes
Silva Júnior, Ireno Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Adriana Bittencourt
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Márcia
Barreto, Ivana
contributor_str_mv Machado, Adriana Bittencourt
Silva, Márcia
Barreto, Ivana
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Vulnerabilidade
Afetação em dança
Imagem
Corpo
topic Dança
Vulnerabilidade
Afetação em dança
Imagem
Corpo
description O presente trabalho assume o pressuposto de que as imagens do corpo que dança geram afetações. Dessa maneira, entende-se o corpo que dança como imagem no fluxo do tempo (BITTENCOURT, 2012). A afetação, aqui proposta, perpassa a condição de observação factual para dar lugar a um modo de fazer em dança, movido pela vulnerabilidade. A vulnerabilidade é, portanto, a ignição necessária para a composição, pois se insere na condição de estratégia de um tipo de dança. A imagem é o que promove a visibilidade dos sentidos materializados no corpo, emergindo através dos movimentos. O que implica pensar as imagens como potência de afetos. Mas o que seria um corpo vulnerável na dança? Mesmo a vulnerabilidade sendo entendida, de modo geral, como o oposto de potência, na cena: a fragilidade, enquanto indicativo de vulnerabilidade, resvala a potência do corpo. Esta pesquisa aposta na vulnerabilidade como estratégia de composição ou configuração de dança que afeta de modo intencional os corpos no contexto. Este modo de fazer dança apresenta-se como exposição do corpo, da carne; tendo como premissa de sua feitura o risco e a dúvida. Desnuda porque exibe, pelo risco, a fragilidade como propriedade inerente do corpo. Longe de estereótipos e soluções antecipadas. É uma dança que se configura no corpo pelas imagens típicas da fragilidade, da própria existência do corpo.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-26T18:32:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-26T18:32:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30460
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Dança
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós - Graduação em Dança
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGDANÇA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30460/1/PDF%20com%20ficha%20catalografica%20%20Homologa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dissertacao%20de%20mestrado%20Ireno%20Junior.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30460/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30460/3/PDF%20com%20ficha%20catalografica%20%20Homologa%c3%a7%c3%a3o%20-%20Dissertacao%20de%20mestrado%20Ireno%20Junior.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f4e6e075219c71fc4029013339aa312
907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6
78cec5d7411727164358a7c911ba244c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502691409526784