O Programa Universidade Para Todos (UPT): política afirmativa de preparação para o acesso à educação superior do estado da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rosa Helena Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38298
Resumo: Esta dissertação teve o objetivo de investigar o Programa Universidade Para Todos (UPT) sob a ótica das políticas de ação afirmativa voltadas à preparação de estudantes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares e as contribuições do programa nas universidades parceiras. O entendimento do significado das políticas de ações afirmativas se deu a partir de autores como Silva Filho (2003; 2008), Moehlecke (2002), Piovesan (2008), Portes e Sousa (2013), Tomei (2005), Henriques e Cavalleiro (2005) e Santo, Santos e Sampaio (2013). Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa que primou pela análise documental, bibliográfica e realização de entrevistas à coordenação geral do programa na Secretaria Estadual de Educação da Bahia e universidades públicas federal e estaduais baianas parceiras do programa. A partir dos dados analisados, concluímos que o UPT se constitui enquanto uma política de ação afirmativa para o público que atende, embora a definição do programa enquanto uma ação afirmativa não figure centralidade na Secretaria Estadual e nas universidades. A ação têm ainda contribuições que precisam também ser conhecidas, a exemplo da contribuição na formação de professores, na permanência e extensão universitária por envolver, na execução da referida política, docentes e estudantes das licenciaturas no território baiano
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A partir dos dados analisados, concluímos que o UPT se constitui enquanto uma política de ação afirmativa para o público que atende, embora a definição do programa enquanto uma ação afirmativa não figure centralidade na Secretaria Estadual e nas universidades. A ação têm ainda contribuições que precisam também ser conhecidas, a exemplo da contribuição na formação de professores, na permanência e extensão universitária por envolver, na execução da referida política, docentes e estudantes das licenciaturas no território baianoThe purpose of this essay was to investigate the University For All Program (UPT) under the viewpoint of affirmative action policies aimed at preparation of public school students for the National High School Exam (ENEM) and the vestibular exams. Understanding the meaning of affirmative action policies was based on authors such as Silva Filho (2003), Moehlecke (2002), Piovesan (2008), Portes and Sousa (2013), Tomei (2005), Henriques and Cavalleiro (2005) and Santo, Santos and Sampaio (2013). This qualitative research is made through document and bibliographic analysis and interviews with the general coordination of the program in the State Department of Education and the federal and state universities in Bahia that are partners of the program. According to the data analyzed, it can be concluded that the UPT is an affirmative action policy for the intended audience, although this nature of the UPT doesn’t figure centrally either in the State Secretariat or in the universities. Its actions have implications in the universities involved in the program, which also need to be recognized, such as the contribution to teacher training, university retention and extension, as it involves, in the execution of the policy, docents and undergraduate students in Bahia.Submitted by Rosa Helena Ribeiro Teixeira (rosa-ribeiro_@hotmail.com) on 2023-10-26T12:58:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Dissertação - TEIXEIRA_Rosa Helena Ribeiro..pdf: 1083409 bytes, checksum: 2982655ebcb7d5276ba82bf5f5efeff2 (MD5)Rejected by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com), reason: Prezada Rosa Helena, Gentileza reenviar novamente o arquivo com a ficha catalográfica no formato original aliado as normas técnicas, pois aqui que veio se encontra desconfigurada. Estarei reencaminhado para seu e-mail. Qualquer dúvida entre em contato no e-mail biedu@ufba.br. Cordialmente, Ana Miriã on 2023-10-26T13:58:28Z (GMT)Submitted by Rosa Helena Ribeiro Teixeira (rosa-ribeiro_@hotmail.com) on 2023-10-26T18:42:44Z No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA, Rosa Helena Ribeiro - Dissertação - O Programa Universidade Para Todos.pdf: 1079781 bytes, checksum: 141d12c2b798a7989879eb819214150b (MD5)Rejected by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br), reason: Cara Rosa Helena, Sugiro a correção das páginas pré-textuais (lista de figuras e os resumos). Acredito que na conversão do arquivo em word para PDF foram desconfiguradas. Atenciosamente, Eleonora Guimarães Bibliotecária/FACED on 2023-10-27T16:16:09Z (GMT)Submitted by Rosa Helena Ribeiro Teixeira (rosa-ribeiro_@hotmail.com) on 2023-10-27T17:15:42Z No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA, Rosa Helena - O Programa Universidade Para Todos UPT Política Afirmativa de Preparação para o acesso à educação superior do estado da Bahia.pdf: 1079731 bytes, checksum: 753b93b1194c39667928a58d695dae9a (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2023-10-31T08:49:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA, Rosa Helena - O Programa Universidade Para Todos UPT Política Afirmativa de Preparação para o acesso à educação superior do estado da Bahia.pdf: 1079731 bytes, checksum: 753b93b1194c39667928a58d695dae9a (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-31T08:49:17Z (GMT). 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