Avaliação da capacidade de profissionais da saúde mental para identificar emoções através de comportamento não verbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argolo, Felipe Coelho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16353
Resumo: As expressões faciais, uma forma de comportamento não-verbal, são parte integrante da expressão de emoções e da comunicação entre seres humanos. A decodificação de padrões emocionais através da face é uma habilidade essencial para a compreensão interpessoal e são encontrados padrões característicos em pacientes com determinados transtornos mentais. Apesar disso, o treinamento específico para o reconhecimento de comportamento não-verbal não é difundido entre profissionais da área de saúde mental. Objetivo: Avaliar se profissionais da área de saúde mental apresentam desempenho distinto de outros indivíduos no reconhecimento de emoções através da face. Avaliar se estes profissionais superestimam suas habilidades. Métodos: Em estudo transvesal, foram aplicados em profissionais da área de saúde mental e em estudantes de graduação dois instrumentos (Emotion Recognition Index e Software sem título) previamente validados para avaliar a capacidade de reconhecer emoções através da face. Também foi aplicado um questionário sobre crenças em relação às habilidades pessoais para o reconhecimento de emoções. Resultados: Foram incluídos 41 indivíduos, sendo 11 médicos residentes em psiquiatria e 30 estudantes. O desempenho apresentado nos testes não foi distinto entre os dois grupos, nem as crenças sobre habilidade estimada. Profissionais da área de saúde mental atribuem uma influência maior de seu campo de atuação à capacidade para identificar emoções. Conclusão: A atuação na área de saúde mental não foi preditor de desempenho melhor nos testes utilizados para a amostra estudada. Os profissionais da área de saúde mental não superestimaram seu desempenho.
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Métodos: Em estudo transvesal, foram aplicados em profissionais da área de saúde mental e em estudantes de graduação dois instrumentos (Emotion Recognition Index e Software sem título) previamente validados para avaliar a capacidade de reconhecer emoções através da face. Também foi aplicado um questionário sobre crenças em relação às habilidades pessoais para o reconhecimento de emoções. Resultados: Foram incluídos 41 indivíduos, sendo 11 médicos residentes em psiquiatria e 30 estudantes. O desempenho apresentado nos testes não foi distinto entre os dois grupos, nem as crenças sobre habilidade estimada. Profissionais da área de saúde mental atribuem uma influência maior de seu campo de atuação à capacidade para identificar emoções. Conclusão: A atuação na área de saúde mental não foi preditor de desempenho melhor nos testes utilizados para a amostra estudada. 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