Inclusão de uma criança com transtorno do espectro autista (TEA) na escola regular: interlocução entre a escola e a clínica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hanna Moitinho Freire Queiroz da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32406
Resumo: Historicamente nossa sociedade é marcada por uma ótica normatizadora e classificatória, pautada pelos princípios dicotômicos entre normalidade e patologia. Essa mesma ótica reflete no aumento, cada vez mais precoce nos últimos anos, dos diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apesar dos discursos inclusivos que permeiam os meios escolares e os principais documentos e legislações que fundamentam as práticas pedagógicas, a inclusão educacional para alunos com TEA ainda é um tema que precisa ser aprofundado. Este estudo tem como objetivo analisar se a escola e a clínica, especialmente a fonoaudiológica, estão estabelecendo parcerias que favorecem a inclusão de crianças com TEA no ensino regular. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, que foi realizado a partir do estudo da história clínica e escolar de uma criança com diagnóstico médico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em idade escolar, em atendimento fonoaudiológico no Centro Docente Assistencial em Fonoaudiologia (CEDAF), no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A coleta de dados foi realizada por meio dos dados secundários do prontuário e de entrevistas semiestruturadas com os atores e atrizes sociais que conviveram e participaram diretamente no processo de escolarização da criança. Os dados foram transcritos e organizados em categorias semânticas a partir da técnica de análise do conteúdo, tendo por base a teoria da Neurolinguística Discursiva (ND) e os estudos o processo de inclusão escolar, direitos à educação e sobre a medicalização da educação e da vida. Nossos resultados apontaram que o percurso escolar inicial de Jasmim (dos 3 aos 5 anos) estava entrelaçado ao processo de diagnóstico do TEA, sendo que o diagnóstico teve papel fundamental e atravessado pelos processos de medicalização nas decisões tanto clínicas quanto escolares, criando pontos de tensão que, por muitas vezes, reduzia o sujeito ao seu diagnóstico, principalmente no ambiente escolar. Em relação à clínica, notou-se nas indicações em prontuário e entrevistas que o contato e a aproximação com a escola eram importantes, no entanto, isto nunca se concretizou. Quanto à escola, observou-se que seus atores consideram importante a relação com a clínica que atende Jasmim, entretanto, também não existe nenhuma informação sobre o processo terapêutico e nenhum movimento foi realizado até o momento. Este estudo trouxe contribuições para que pudéssemos compreender melhor a relação entre a escola e a clínica, e o quanto ainda precisamos avançar na construção de uma relação que de fato auxilie o processo de inclusão.
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spelling Silva, Hanna Moitinho Freire Queiroz daOliveira, Elaine Cristina deOliveira, Marcus Vinicius BorgesMachado, Adriana MarcondesOliveira, Elaine Cristina de2020-11-17T01:46:26Z2020-11-17T01:46:26Z2020-11-162020-09-28Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32406Historicamente nossa sociedade é marcada por uma ótica normatizadora e classificatória, pautada pelos princípios dicotômicos entre normalidade e patologia. Essa mesma ótica reflete no aumento, cada vez mais precoce nos últimos anos, dos diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apesar dos discursos inclusivos que permeiam os meios escolares e os principais documentos e legislações que fundamentam as práticas pedagógicas, a inclusão educacional para alunos com TEA ainda é um tema que precisa ser aprofundado. Este estudo tem como objetivo analisar se a escola e a clínica, especialmente a fonoaudiológica, estão estabelecendo parcerias que favorecem a inclusão de crianças com TEA no ensino regular. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, que foi realizado a partir do estudo da história clínica e escolar de uma criança com diagnóstico médico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em idade escolar, em atendimento fonoaudiológico no Centro Docente Assistencial em Fonoaudiologia (CEDAF), no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A coleta de dados foi realizada por meio dos dados secundários do prontuário e de entrevistas semiestruturadas com os atores e atrizes sociais que conviveram e participaram diretamente no processo de escolarização da criança. Os dados foram transcritos e organizados em categorias semânticas a partir da técnica de análise do conteúdo, tendo por base a teoria da Neurolinguística Discursiva (ND) e os estudos o processo de inclusão escolar, direitos à educação e sobre a medicalização da educação e da vida. Nossos resultados apontaram que o percurso escolar inicial de Jasmim (dos 3 aos 5 anos) estava entrelaçado ao processo de diagnóstico do TEA, sendo que o diagnóstico teve papel fundamental e atravessado pelos processos de medicalização nas decisões tanto clínicas quanto escolares, criando pontos de tensão que, por muitas vezes, reduzia o sujeito ao seu diagnóstico, principalmente no ambiente escolar. Em relação à clínica, notou-se nas indicações em prontuário e entrevistas que o contato e a aproximação com a escola eram importantes, no entanto, isto nunca se concretizou. Quanto à escola, observou-se que seus atores consideram importante a relação com a clínica que atende Jasmim, entretanto, também não existe nenhuma informação sobre o processo terapêutico e nenhum movimento foi realizado até o momento. Este estudo trouxe contribuições para que pudéssemos compreender melhor a relação entre a escola e a clínica, e o quanto ainda precisamos avançar na construção de uma relação que de fato auxilie o processo de inclusão.ABSTRACT: Historically our society has been marked by a normative and classificatory perspective, guided by the dichotomous principles between normality and pathology. This same view directly reflects the increase, increasingly earlier in recent years, in the diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD). Despite the inclusive speeches that permeate school environments and the main documents and legislation that underpin pedagogical practices, educational inclusion for students with ASD is still a topic that needs to be further explored. This study aims to analyze whether the school and the clinic, especially speech therapy, are establishing partnerships that favor the inclusion of children with ASD in regular education. This is a qualitative study, which was carried out from the study of the clinical and school history of a child with a medical diagnosis of Autistic Spectrum Disorder (ASD), of school age, in speech therapy at the Teaching Assistance Center for Speech Therapy (CEDAF), at the Institute Health Sciences (ICS), from the Federal University of Bahia (UFBA), through secondary data from the medical record and semi-structured interviews selected with the social actors and actresses who lived and directly participated in the child's schooling process. The data were transcribed and organized into semantic categories using the content analysis technique, based on the theory of Discursive Neurolinguistics (DN) and studies on the process of school inclusion, rights to education, and on the medicalization of education and life. Our results that Jasmim's initial school career (from 3 to 5 years old) was intertwined with the ASD diagnosis process, with the diagnosis having a fundamental role and crossed by the processes of medicalization in both clinical and school decisions, creating points of tension which, many times, reduced the subject to his diagnosis, mainly in the school environment. In relation to the clinic, it was noted that medical records and interviews that contact and proximity to the school were important, however, this never materialized. As for the school, it was observed that its actors consider the relationship with the clinic that serves Jasmine important, however, there is also no information about the therapeutic process and no movement has been carried out so far. This study brought contributions so that we could better understand the relationship between the school and the clinic, and how much we still need to advance in building a relationship that helps the inclusion process.Submitted by Hanna Silva (hannamoitinho.fono@gmail.com) on 2020-11-14T22:41:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado_Hanna Moitinho Freire Queiroz da Silva.pdf: 3335263 bytes, checksum: b55844f3d1b36d0413adc6749fba9469 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2020-11-17T01:46:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado_Hanna Moitinho Freire Queiroz da Silva.pdf: 3335263 bytes, checksum: b55844f3d1b36d0413adc6749fba9469 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-17T01:46:26Z (GMT). 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