Formação inicial e continuada do educador musical: articulações pedagógicas e musicais no desenvolvimento das competências docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fogaça, Vilma
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25366
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música na Universidade Federal de Bahia (PPGMUS-UFBA) e responde à questão: “A análise de problemas de articulação pedagógica pode auxiliar na formação inicial e continuada do educador musical?”. O universo de pesquisa foi o contexto da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA), cujo curso de Licenciatura em Música serviu como objeto do estudo de caso. A unidade de estudo de caso é composta por professores e licenciandos do referido curso. A pesquisa tem natureza filosófica-qualitativa por conter nos procedimentos metodológicos de coleta de dados a voz dos participantes do processo de formação do educador musical (docentes e discentes) da EMUS/UFBA. Foram usados questionários, entrevistas e observações de campo no intuito de identificar as demandas e problemas desse processo de formação sob o aspecto do desenvolvimento de articulações pedagógicas. A análise de dados utilizou a triangulação dos dados coletados e teceu uma visão reflexiva e crítica sobre os dados coletados e a relação destes entre si, visando elaborar recomendações e propostas significativas para a construção de processos articulatórios mais eficazes e adequados às necessidades atuais da formação do educador musical no contexto de estudo, embora também possa inspirar outros contextos de formação do educador musical. A Abordagem PONTES (AP), desenvolvida por Alda Oliveira, é o aporte teórico que, de modo particular, ancora as análises realizadas por atender com exatidão às necessidades de investigação e análise desta pesquisa. Outros autores também contribuem para as reflexões que fundamentam este trabalho e foram imprescindíveis para alcançar um nível de criticidade consciente que aqui registro, sobre um processo altamente complexo, que envolve pessoas, profissionais e educados com diversas demandas. Os resultados indicaram a existência de problemas de articulação pedagógica nos processos educativos, tanto aqueles realizados pelos estagiários e educadores musicais nos contextos de ensino, quanto aqueles realizados no campo acadêmico em geral. Portanto, pode-se concluir que a análise de problemas de articulação pedagógica poderá ser útil no auxílio da formação contínua e continuada do educador musical. O estudo pretende contribuir com a área de educação musical, não somente promovendo uma compreensão da necessidade do desenvolvimento de competências articulatórias pedagógicas-musicais na formação do educador musical, como também colocando em cena uma proposta de formação contínua para o educador musical. Finalmente, o trabalho espera instigar os docentes do ensino superior a refletirem sobre o processo de formação do educador musical a partir das ações articulatórias que eles promovem ou se omitem de fazer, no intuito de avaliarem o impacto dessas ações sobre a formação do educador musical.
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Foram usados questionários, entrevistas e observações de campo no intuito de identificar as demandas e problemas desse processo de formação sob o aspecto do desenvolvimento de articulações pedagógicas. A análise de dados utilizou a triangulação dos dados coletados e teceu uma visão reflexiva e crítica sobre os dados coletados e a relação destes entre si, visando elaborar recomendações e propostas significativas para a construção de processos articulatórios mais eficazes e adequados às necessidades atuais da formação do educador musical no contexto de estudo, embora também possa inspirar outros contextos de formação do educador musical. A Abordagem PONTES (AP), desenvolvida por Alda Oliveira, é o aporte teórico que, de modo particular, ancora as análises realizadas por atender com exatidão às necessidades de investigação e análise desta pesquisa. Outros autores também contribuem para as reflexões que fundamentam este trabalho e foram imprescindíveis para alcançar um nível de criticidade consciente que aqui registro, sobre um processo altamente complexo, que envolve pessoas, profissionais e educados com diversas demandas. Os resultados indicaram a existência de problemas de articulação pedagógica nos processos educativos, tanto aqueles realizados pelos estagiários e educadores musicais nos contextos de ensino, quanto aqueles realizados no campo acadêmico em geral. Portanto, pode-se concluir que a análise de problemas de articulação pedagógica poderá ser útil no auxílio da formação contínua e continuada do educador musical. O estudo pretende contribuir com a área de educação musical, não somente promovendo uma compreensão da necessidade do desenvolvimento de competências articulatórias pedagógicas-musicais na formação do educador musical, como também colocando em cena uma proposta de formação contínua para o educador musical. Finalmente, o trabalho espera instigar os docentes do ensino superior a refletirem sobre o processo de formação do educador musical a partir das ações articulatórias que eles promovem ou se omitem de fazer, no intuito de avaliarem o impacto dessas ações sobre a formação do educador musical.This research was conducted at the Graduate Program in Music at the Federal University of Bahia (PPGMUS-UFBA) to answer to the question: "Could the analysis of pedagogical articulation problems be useful to the initial and continuing education of music teachers?". The universe of research was the context of the Music School of the Federal University of Bahia (EMUS / UFBA), and the Bachelor's Degree in Music Education served as the object for the case study. The case study unit consists of teachers and undergraduates of that course. Research has adopted philosophical, qualitative methodological procedures, including in the data collection the voices of participants of the process of formation of the music educators (teachers and students) from EMUS / UFBa. Questionnaires, interviews and field observations were used in order to identify the demands and problems of this process of music teacher education focusing on the development of educational articulations and mediations. The analysis used procedures of triangulation of collected data and wove a reflective and critical view about the object in order to make recommendations and meaningful proposals for the construction of challenging processes and tailored programs to attend the current needs of different contexts. The PONTES Approach (AP) developed by Alda Oliveira is the main theoretical support for the study. Other authors also contribute to the reflections underlying this work and were essential to achieve a level of critical awareness showing a highly complex process involving people, professionally educated to work with various demands. Results indicated the existence of pedagogical articulation problems in the educational processes, both those developed by trainees and music educators in educational contexts, as well as those developed in the academic field in general. This research concludes that the analysis of pedagogical articulation problems may be useful to assist a continuous and continuing education of the music educator. The study provides to the music education area not only an understanding of the need to develop educational and musical articulation skills in shaping the music educator, but also by including a proposal for a continuing education process for the education of music teachers. Finally, the work expects to instigate academic teachers to reflect on the process of music educator education from the point of view of pedagogical articulation actions they promote or omit to do them, in order to assess the impact of these actions on the formation of music educators.Submitted by Vilma Fogaça (vilfogaca@gmail.com) on 2018-02-22T14:36:00Z No. of bitstreams: 1 Tese Música Vilma Fogaça.pdf: 1631659 bytes, checksum: d5dd3e442546b5f607fa5af35fbb45b2 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-02-26T14:34:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Música Vilma Fogaça.pdf: 1631659 bytes, checksum: d5dd3e442546b5f607fa5af35fbb45b2 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-26T14:34:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Música Vilma Fogaça.pdf: 1631659 bytes, checksum: d5dd3e442546b5f607fa5af35fbb45b2 (MD5)CAPESArte - MúsicaAbordagem PONTESMúsica - estudo e ensinoFormação inicial e continuada do educador musical: articulações pedagógicas e musicais no desenvolvimento das competências docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Música da Universidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da BahiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese Música Vilma Fogaça.pdfTese Música Vilma Fogaça.pdfapplication/pdf1631659https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25366/1/Tese%20M%c3%basica%20Vilma%20Foga%c3%a7a.pdfd5dd3e442546b5f607fa5af35fbb45b2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25366/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTese Música Vilma Fogaça.pdf.txtTese Música Vilma Fogaça.pdf.txtExtracted texttext/plain710521https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25366/3/Tese%20M%c3%basica%20Vilma%20Foga%c3%a7a.pdf.txta38c2e86a8d847e011d3a64e02e370a5MD53ri/253662022-02-23 19:32:12.415oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T22:32:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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