Rezadeiras/rezadores de preceito de São Francisco do Conde (BA): itinerários de fé e cura nas práticas etnomédicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24064 |
Resumo: | Conheci a reza e as rezadeiras em minha infância, na comunidade onde me criei. As reencontrei coma mais força no Município de S. Francisco do Conde, um dos mais ricos e desiguais do Brasil, devido á impacto da indústria petrolífera, onde as rezadeiras continuam ativas e se organizam, também em torno da devoção a S. Antônio. Nesta dissertação mapeio o fenômeno no Município, identificando as rezadeiras mais conhecidas na opinião da população; descrevo suas rezas, práticas de cura e trajetórias pessoais; aponto por suas relações de encontro e desencontro com a biomedicina, assim como para suas relações com o catolicismo popular e o Candomblé. Nisto tenciono enfatizar a capacidade de agência destes ícones da religiosidade e memória popular. |
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Jesus, Washington Santana deSansone, LivioSantos, Myrian SepúlvedaRabelo, MiriamLima, Fabio Batista2017-08-21T13:57:31Z2017-08-21T13:57:31Z2017-08-212012-10-26http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24064Conheci a reza e as rezadeiras em minha infância, na comunidade onde me criei. As reencontrei coma mais força no Município de S. Francisco do Conde, um dos mais ricos e desiguais do Brasil, devido á impacto da indústria petrolífera, onde as rezadeiras continuam ativas e se organizam, também em torno da devoção a S. Antônio. Nesta dissertação mapeio o fenômeno no Município, identificando as rezadeiras mais conhecidas na opinião da população; descrevo suas rezas, práticas de cura e trajetórias pessoais; aponto por suas relações de encontro e desencontro com a biomedicina, assim como para suas relações com o catolicismo popular e o Candomblé. Nisto tenciono enfatizar a capacidade de agência destes ícones da religiosidade e memória popular.I first got to know reza (the prayer) and rezadeiras (prayers) when I was young, in the community I grew up in. I came across them again, with renewed force, in the Municipality of S. Francisco do Conde (Bahia), one the richest and most unequal of all in Brazil, because of the impact of the oil industry, where these prayers are still active and got organized, also around the devotion to Saint Anthony. In the following dissertation I deal with this phenomenon in the Municipality, by singling out the most famous prayers according to the opinion of the population; I spell out their prayers, therapeutic methods, and their individual careers; I point out their encounters and conflicts with the biomedicine, as well as their relationship with popular Catholicism and the Afro-Brazilian religious system, Candomblé. In doing this my aim is stressing the agency of these real icons of popular religiosity and memory.Submitted by Programa Pos-Graduação Estudos Etnicos Africanos (posafro@ufba.br) on 2013-12-12T12:28:05Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_WSJesus.pdf: 9440001 bytes, checksum: 9c71487e0023723b866fbbfdb4f34326 (MD5)Approved for entry into archive by Hozana Azevedo (hazevedo@ufba.br) on 2017-08-21T13:57:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao_WSJesus.pdf: 9440001 bytes, checksum: 9c71487e0023723b866fbbfdb4f34326 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-21T13:57:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_WSJesus.pdf: 9440001 bytes, checksum: 9c71487e0023723b866fbbfdb4f34326 (MD5)MultidisciplinarRezaMemóriaEtnomedicinaAfro-brasileirosS. AntônioRezadeiras/rezadores de preceito de São Francisco do Conde (BA): itinerários de fé e cura nas práticas etnomédicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPrograma Multidisciplinar de Pós-graduação em Estudos Étnicos e AfricanosUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdissertacao_WSJesus.pdfdissertacao_WSJesus.pdfapplication/pdf9440001https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24064/1/dissertacao_WSJesus.pdf9c71487e0023723b866fbbfdb4f34326MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24064/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTdissertacao_WSJesus.pdf.txtdissertacao_WSJesus.pdf.txtExtracted texttext/plain226409https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24064/3/dissertacao_WSJesus.pdf.txtd31db853fcd12d83be250a47c54b0d4dMD53ri/240642022-02-20 21:49:43.83oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:49:43Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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Conheci a reza e as rezadeiras em minha infância, na comunidade onde me criei. As reencontrei coma mais força no Município de S. Francisco do Conde, um dos mais ricos e desiguais do Brasil, devido á impacto da indústria petrolífera, onde as rezadeiras continuam ativas e se organizam, também em torno da devoção a S. Antônio. Nesta dissertação mapeio o fenômeno no Município, identificando as rezadeiras mais conhecidas na opinião da população; descrevo suas rezas, práticas de cura e trajetórias pessoais; aponto por suas relações de encontro e desencontro com a biomedicina, assim como para suas relações com o catolicismo popular e o Candomblé. Nisto tenciono enfatizar a capacidade de agência destes ícones da religiosidade e memória popular. |
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