Análise das estratégias adotadas pelo governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador na década de 90
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10939 |
Resumo: | Este estudo monográfico apresenta a análise das estratégias adotadas pelo Governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador nos anos 90, mostrando o perfil dos turistas congressistas e a tática assumida pelo governo baiano para atraí-los no mercado turístico de negócios em Salvador. Na parte introdutória, enfatiza-se a origem do tema, a estrutura e a natureza da pesquisa. Nas que se seguem, são pontuados conceitos, modalidades, evolução e consolidação do turismo; informações teóricas sobre o estudo com base na teoria das estratégias competitivas de Michael Porter; as principais políticas e programas criados no Brasil e na Bahia para incentivar as atividades turísticas; a expansão do turismo de negócios na Bahia (dinâmica, desenvolvimento, reflexos positivos das medidas adotadas pela hotelaria de Salvador); a estratégia de marketing e sua importância; o porquê da opção pela captação de eventos e negócios; a atuação de SBCB, ao gerenciar o trabalho de parceria com as iniciativas pública e privada, e as normas estabelecidas para dinamizar a economia local. Os dados aqui apresentados, em seu conjunto, confirmam, ao final da pesquisa, a hipótese, inicialmente levantada: nos anos 90, o turismo de eventos e negócios, bem como as estratégias de marketing foram bem sucedidas em Salvador. |
id |
UFBA-2_dd2b282320dd406d49f39f7604966f4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/10939 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Amorim, Maiave Sabrina FreitasAmorim, Maiave Sabrina FreitasCarvalho, Ihering Guedes Alcoforado de2013-05-16T15:50:07Z2013-05-16T15:50:07Z2003http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10939Este estudo monográfico apresenta a análise das estratégias adotadas pelo Governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador nos anos 90, mostrando o perfil dos turistas congressistas e a tática assumida pelo governo baiano para atraí-los no mercado turístico de negócios em Salvador. Na parte introdutória, enfatiza-se a origem do tema, a estrutura e a natureza da pesquisa. Nas que se seguem, são pontuados conceitos, modalidades, evolução e consolidação do turismo; informações teóricas sobre o estudo com base na teoria das estratégias competitivas de Michael Porter; as principais políticas e programas criados no Brasil e na Bahia para incentivar as atividades turísticas; a expansão do turismo de negócios na Bahia (dinâmica, desenvolvimento, reflexos positivos das medidas adotadas pela hotelaria de Salvador); a estratégia de marketing e sua importância; o porquê da opção pela captação de eventos e negócios; a atuação de SBCB, ao gerenciar o trabalho de parceria com as iniciativas pública e privada, e as normas estabelecidas para dinamizar a economia local. Os dados aqui apresentados, em seu conjunto, confirmam, ao final da pesquisa, a hipótese, inicialmente levantada: nos anos 90, o turismo de eventos e negócios, bem como as estratégias de marketing foram bem sucedidas em Salvador.Submitted by Veloso Valdinea (valdinea@gmail.com) on 2013-05-14T16:34:44Z No. of bitstreams: 1 MAIAVE SABRINA FREITAS AMORIMseg.pdf: 253716 bytes, checksum: d74c1734251e6343fd7a00400628749b (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes(magal@ufba.br) on 2013-05-16T15:50:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MAIAVE SABRINA FREITAS AMORIMseg.pdf: 253716 bytes, checksum: d74c1734251e6343fd7a00400628749b (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-16T15:50:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAIAVE SABRINA FREITAS AMORIMseg.pdf: 253716 bytes, checksum: d74c1734251e6343fd7a00400628749b (MD5) Previous issue date: 2003SalvadorTurismo – BahiaMarketing – TurismoTurismo – NegóciosAnálise das estratégias adotadas pelo governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador na década de 90info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMAIAVE SABRINA FREITAS AMORIMseg.pdfMAIAVE SABRINA FREITAS AMORIMseg.pdfapplication/pdf253716https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10939/1/MAIAVE%20SABRINA%20FREITAS%20AMORIMseg.pdfd74c1734251e6343fd7a00400628749bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10939/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ri/109392022-08-23 09:46:25.981oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:25Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das estratégias adotadas pelo governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador na década de 90 |
title |
Análise das estratégias adotadas pelo governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador na década de 90 |
spellingShingle |
Análise das estratégias adotadas pelo governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador na década de 90 Amorim, Maiave Sabrina Freitas Turismo – Bahia Marketing – Turismo Turismo – Negócios |
title_short |
Análise das estratégias adotadas pelo governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador na década de 90 |
title_full |
Análise das estratégias adotadas pelo governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador na década de 90 |
title_fullStr |
Análise das estratégias adotadas pelo governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador na década de 90 |
title_full_unstemmed |
Análise das estratégias adotadas pelo governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador na década de 90 |
title_sort |
Análise das estratégias adotadas pelo governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador na década de 90 |
author |
Amorim, Maiave Sabrina Freitas |
author_facet |
Amorim, Maiave Sabrina Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Maiave Sabrina Freitas Amorim, Maiave Sabrina Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo – Bahia Marketing – Turismo Turismo – Negócios |
topic |
Turismo – Bahia Marketing – Turismo Turismo – Negócios |
description |
Este estudo monográfico apresenta a análise das estratégias adotadas pelo Governo do Estado da Bahia e seus impactos sobre o turismo de negócios em Salvador nos anos 90, mostrando o perfil dos turistas congressistas e a tática assumida pelo governo baiano para atraí-los no mercado turístico de negócios em Salvador. Na parte introdutória, enfatiza-se a origem do tema, a estrutura e a natureza da pesquisa. Nas que se seguem, são pontuados conceitos, modalidades, evolução e consolidação do turismo; informações teóricas sobre o estudo com base na teoria das estratégias competitivas de Michael Porter; as principais políticas e programas criados no Brasil e na Bahia para incentivar as atividades turísticas; a expansão do turismo de negócios na Bahia (dinâmica, desenvolvimento, reflexos positivos das medidas adotadas pela hotelaria de Salvador); a estratégia de marketing e sua importância; o porquê da opção pela captação de eventos e negócios; a atuação de SBCB, ao gerenciar o trabalho de parceria com as iniciativas pública e privada, e as normas estabelecidas para dinamizar a economia local. Os dados aqui apresentados, em seu conjunto, confirmam, ao final da pesquisa, a hipótese, inicialmente levantada: nos anos 90, o turismo de eventos e negócios, bem como as estratégias de marketing foram bem sucedidas em Salvador. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-16T15:50:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-16T15:50:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10939 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10939/1/MAIAVE%20SABRINA%20FREITAS%20AMORIMseg.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10939/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d74c1734251e6343fd7a00400628749b 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459444457046016 |