O processo de criação de um porto para Elizabeth Bishop, de Marta Góes: proposta de uma edição genética
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27552 |
Resumo: | O presente estudo analisou o processo de criação da peça Um Porto para Elizabeth Bishop (2001), um monólogo para ser encenado, escrito por Marta Góes. A peça faz uma releitura da vida e da obra de Elizabeth Bishop, uma das maiores poetisas do século XX que, nas décadas de 50 e 60, residiu no Brasil. Buscou-se entender como se desenvolveu o processo de escritura da referida peça, cujos primeiros indícios podem ser identificados no manuscrito disponibilizado pela dramaturga. A fim de analisar esse processo de criação, os estudos da Crítica Genética serviram de embasamento teórico-metodológico, partindo de reflexões propostas especialmente pelos geneticistas Almuth Grésillon (1994) e Pierre-Marc de Biasi (2000). Foi proposta e realizada uma edição genética do material disponível a fim de tornar acessível o referido manuscrito de Marta Góes às pessoas que se interessam por essas áreas de conhecimento. |
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Dias, Raquel BorgesDias, Raquel BorgesAnastácio, Sílvia Maria GuerraHolzhausen, MarleneMacedo, Anne Greice Soares Ribeiro2018-09-28T19:35:20Z2018-09-28T19:35:20Z2018-09-282014-07-21Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27552O presente estudo analisou o processo de criação da peça Um Porto para Elizabeth Bishop (2001), um monólogo para ser encenado, escrito por Marta Góes. A peça faz uma releitura da vida e da obra de Elizabeth Bishop, uma das maiores poetisas do século XX que, nas décadas de 50 e 60, residiu no Brasil. Buscou-se entender como se desenvolveu o processo de escritura da referida peça, cujos primeiros indícios podem ser identificados no manuscrito disponibilizado pela dramaturga. A fim de analisar esse processo de criação, os estudos da Crítica Genética serviram de embasamento teórico-metodológico, partindo de reflexões propostas especialmente pelos geneticistas Almuth Grésillon (1994) e Pierre-Marc de Biasi (2000). Foi proposta e realizada uma edição genética do material disponível a fim de tornar acessível o referido manuscrito de Marta Góes às pessoas que se interessam por essas áreas de conhecimento.This study has analyzed the creative process of a dramatic monologue to be performed on stage, called A Safe Haven for Elizabeth Bishop, first published in Brazil as Um Porto para Elizabeth Bishop (2001), by Marta Góes. The play recreates the life and work of Elizabeth Bishop, one of the greatest poets of the twentieth century, who lived in Brazil in the fifties and sixties. We have sought to understand how the writing process of the play has taken place by retracing the first indexes of such process identified in the manuscript provided by the author. In order to develop the referred analysis of such creative process, we have used Genetic Criticism as its theoretical and methodological basis, especially taking into account reflections by the geneticists Almuth Grésillon (1994) and Pierre-Marc de Biasi (2000). A genetic edition of the available material was proposed and developed in order to make the writing process of Marta Góes’s play accessible to people who are keen on studying such a field of interest.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-09-27T13:41:35Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO RAQUEL BORGES DIAS.pdf: 20222510 bytes, checksum: be03b4ac9ea17c063e1b55b84632eb5e (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-09-28T19:35:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO RAQUEL BORGES DIAS.pdf: 20222510 bytes, checksum: be03b4ac9ea17c063e1b55b84632eb5e (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-28T19:35:20Z (GMT). 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O presente estudo analisou o processo de criação da peça Um Porto para Elizabeth Bishop (2001), um monólogo para ser encenado, escrito por Marta Góes. A peça faz uma releitura da vida e da obra de Elizabeth Bishop, uma das maiores poetisas do século XX que, nas décadas de 50 e 60, residiu no Brasil. Buscou-se entender como se desenvolveu o processo de escritura da referida peça, cujos primeiros indícios podem ser identificados no manuscrito disponibilizado pela dramaturga. A fim de analisar esse processo de criação, os estudos da Crítica Genética serviram de embasamento teórico-metodológico, partindo de reflexões propostas especialmente pelos geneticistas Almuth Grésillon (1994) e Pierre-Marc de Biasi (2000). Foi proposta e realizada uma edição genética do material disponível a fim de tornar acessível o referido manuscrito de Marta Góes às pessoas que se interessam por essas áreas de conhecimento. |
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