Mobilidade e desempenho acadêmico: uma análise para estudantes universitários da maior cidade do Nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Gabrielle Rebouças
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33576
Resumo: O tempo/distância de deslocamentos diários por motivos de estudo ou trabalho (commuting) é um dos fatores que influenciam a saúde e bem-estar de trabalhadores e estudantes. Contudo, o commuting casa-escola/universidade ainda é pouco explorado na literatura, sobretudo em países subdesenvolvidos. Neste sentido, o presente trabalho busca identificar se existe efeito da distância de deslocamento casa-universidade sobre o desempenho acadêmico dos alunos da maior universidade do Nordeste brasileiro. Para tanto, faz-se uso de uma rica base de dados de alunos que ingressaram na instituição de Ensino Superior entre 2006 e 2012. Os resultados encontrados fornecem evidências que confirmam a hipótese que uma maior distância de commuting está associada a um pior desempenho acadêmico. Com uma elevação de 10 km na distância causando uma redução de aproximadamente 1 ponto no coeficiente de rendimento (CR) dos universitários, em média, podendo ser ainda mais relevante para os alunos que ingressaram na universidade por meio da reserva de vagas (cotistas).
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Os resultados encontrados fornecem evidências que confirmam a hipótese que uma maior distância de commuting está associada a um pior desempenho acadêmico. Com uma elevação de 10 km na distância causando uma redução de aproximadamente 1 ponto no coeficiente de rendimento (CR) dos universitários, em média, podendo ser ainda mais relevante para os alunos que ingressaram na universidade por meio da reserva de vagas (cotistas).The time/distance of daily commuting for reasons of study or work is one of the factors that influence the health and well-being of workers and students. However, home-school/university commuting is still little explored in the literature, especially in underdeveloped countries. In this sense, the present work seeks to identify whether there is an effect of the distance from home-university commuting on the academic performance of students at the largest university in Northeast Brazil. To this end, a rich database of students who entered the Higher Education institution between 2006 and 2012 is used. The results found provide evidence that confirms the hypothesis that a greater commuting distance is associated with worse academic performance. With an elevation of 10 km in the distance causing a reduction of approximately 1 point in the coefficient of performance (CR) of the university students, on average, it can be even more relevant for students who entered the university through the reservation of places (quota holders).Submitted by Gabrielle Rebouças Nascimento (g_reboucas15@hotmail.com) on 2021-06-14T20:35:50Z No. of bitstreams: 1 TCC_Gabrielle_Final.pdf: 1622949 bytes, checksum: bdef12e4ce89baa50f607b80ce7a6fea (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2021-06-16T00:40:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Gabrielle_Final.pdf: 1622949 bytes, checksum: bdef12e4ce89baa50f607b80ce7a6fea (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-16T00:40:35Z (GMT). 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