O autoarquivamento no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia: um estudo de caso do curso de Mestrado em Ciência da Computação
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29954 |
Resumo: | Este artigo trata do procedimento de autoarquivamento no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia pelos egressos do Mestrado em Ciência da Computação. Busca-se conhecer as políticas de autoarquivamento e as ações junto à comunidade acadêmica para fomentá-lo, visando contribuir com o crescimento do acervo do Repositório. O levantamento de dados partiu da observação da subcomunidade no Repositório, aplicação de questionários com os discentes, e entrevista semiestruturada com o coordenador do Mestrado. O curso foi criado em 2012 e por questões pedagógicas foi substituído por um Programa, iniciado em 2014, que contempla Mestrado e Doutorado, portanto, o curso em questão permitiu uma análise do seu início ao fim. A pesquisa tem caráter bibliográfico, de natureza aplicada e abordagem quantitativa. Os resultados demonstram que o arquivamento das dissertações não foi realizado pelos próprios autores na sua plenitude, portanto, o autoarquivamento não se efetivou enquanto estratégia prevista no movimento de acesso aberto, e sim pela assessoria do curso. Concluímos que é necessário investir em políticas de autoarquivamento de modo amplo, com uma divulgação mais contundente, capaz de atingir os membros da comunidade acadêmica, sem que a interferência do colegiado seja a única opção, inclusive adotando procedimentos que facilitem alguns processos de docentes, quando estes tiverem seus artigos disponibilizados no Repositório. |
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A pesquisa tem caráter bibliográfico, de natureza aplicada e abordagem quantitativa. Os resultados demonstram que o arquivamento das dissertações não foi realizado pelos próprios autores na sua plenitude, portanto, o autoarquivamento não se efetivou enquanto estratégia prevista no movimento de acesso aberto, e sim pela assessoria do curso. Concluímos que é necessário investir em políticas de autoarquivamento de modo amplo, com uma divulgação mais contundente, capaz de atingir os membros da comunidade acadêmica, sem que a interferência do colegiado seja a única opção, inclusive adotando procedimentos que facilitem alguns processos de docentes, quando estes tiverem seus artigos disponibilizados no Repositório.Submitted by Santos Davilene (davilenes@ufba.br) on 2019-06-26T12:54:05Z No. of bitstreams: 1 Artigo Davilene Santos - Anais_SNBU_V2_REPOSITORIO.pdf: 322713 bytes, checksum: 48db3859ab15f9af674c550d507912cc (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-06-26T14:27:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Davilene Santos - Anais_SNBU_V2_REPOSITORIO.pdf: 322713 bytes, checksum: 48db3859ab15f9af674c550d507912cc (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-26T14:27:11Z (GMT). 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