Desenvolvimento profissional docente: um estudo sobre professores iniciantes da educação básica em situação de ausência de bem-estar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jurema Rosendo dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31963
Resumo: A pesquisa objetiva compreender como ocorre o desenvolvimento profissional de professores iniciantes da Educação Básica em situação de ausência do bem-estar. A partir da pesquisa qualitativa, da abordagem auto(biográfica) e do método das histórias de vida, a investigação foi desenvolvida com quatro professores iniciantes da Educação Infantil e dos Anos iniciais do Fundamental do município de Itapetinga, na Bahia. Foi utilizado como fonte para produção dos dados instrumentos como questionário e entrevista narrativa. Os dados foram analisados com base na técnica da análise de conteúdo. Para alcançar os objetivos, optamos por discutir o corpus da pesquisa em uma primeira seção, em que os participantes são apresentados. Posteriormente, há duas categorias: 1) Consequências dos dilemas no início da docência, na qual constatamos dilemas como: sentimento negativos ao iniciar, dificuldades com a aprendizagem dos alunos, choque, angústia, medo da violência, solidão e abandono; 2) Socialização e aprendizagens, revelando que nos caminhos da docência destes professores iniciantes, a socialização profissional se configurou como demasiadamente importante, pois é promotora de aprendizagens. Contudo, ficou evidente que os professores iniciantes passaram por momentos de ausência de bem-estar docente e, em meio a isso, vêm se desenvolvendo profissionalmente; mesmo sem experiências na docência, buscam construir suas identidades, baseados em suas histórias de vidas, nas experiências pessoais passadas e no cotidiano presente; além disso, a iniciação profissional se apresenta como lugar de formação e de diálogo. Por fim, consideramos que falta atenção a esses professores e também políticas públicas que assistam, assegurem e os direcionem na garantia do bem-estar profissional.
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Para alcançar os objetivos, optamos por discutir o corpus da pesquisa em uma primeira seção, em que os participantes são apresentados. Posteriormente, há duas categorias: 1) Consequências dos dilemas no início da docência, na qual constatamos dilemas como: sentimento negativos ao iniciar, dificuldades com a aprendizagem dos alunos, choque, angústia, medo da violência, solidão e abandono; 2) Socialização e aprendizagens, revelando que nos caminhos da docência destes professores iniciantes, a socialização profissional se configurou como demasiadamente importante, pois é promotora de aprendizagens. Contudo, ficou evidente que os professores iniciantes passaram por momentos de ausência de bem-estar docente e, em meio a isso, vêm se desenvolvendo profissionalmente; mesmo sem experiências na docência, buscam construir suas identidades, baseados em suas histórias de vidas, nas experiências pessoais passadas e no cotidiano presente; além disso, a iniciação profissional se apresenta como lugar de formação e de diálogo. Por fim, consideramos que falta atenção a esses professores e também políticas públicas que assistam, assegurem e os direcionem na garantia do bem-estar profissional.ABSTRACTS: The research aimed to understand how the professional development of the Elementary Schools’ beginner teacher occurs in absence of welfare situation. From the qualitative research, with autobiographic approach and the life’s histories method, the research was developed with four beginner teachers by early childhood education and early years of fundamental school from Itapetinga City, in Bahia. It was used as a source of data production tools as questionnaire and narrative interview. The data was analysed by the content analysis technic. To reach the targets we chose to discuss the research corpus in one first section called Knowing the participants – Their previews professional track and perspective in the entrance of teaching career in which the participants are introduced. Then, there are two categories: 1) Dilemmas at the beginning of teaching, in which we noticed dilemmas like: negative feelings in the beginning, difficulties with the student’s learning, shock, anxiety, fear of violence, loneliness and abandonment; 2) Socialization and learnings, revealing that in the teaching way of these beginner teachers, the professional socialization is considered ever so important, because it is a promoter of learnings. However, it was evident that the beginner teachers experienced moments of welfare absence and in the midst of it they are developing professionally; even without teaching experiences they search to build their identities, based on their life’s histories, in their past personal experiences and in the daily present, and that the professional initiation is like a place of formation and dialog. Lastly, we consider that there is a lack of attention to these teachers and also public politics that assists, assure and guide them in the warranty of professional welfare.Submitted by Jurema Rosendo (ju.remarosendo@hotmail.com) on 2020-05-30T13:52:47Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado-Jurema.pdf: 1539900 bytes, checksum: 1d1dd3ebad53be5107689d44204d0255 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2020-06-09T21:46:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado-Jurema.pdf: 1539900 bytes, checksum: 1d1dd3ebad53be5107689d44204d0255 (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-09T21:46:56Z (GMT). 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