Aprendizagem organizacional e desempenho: o que podemos aprender dessa relação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25116
Resumo: Este trabalho busca, com base em pesquisa bibliográfica que relaciona aprendizagem organizacional (AO) e desenvolvimento organizacional (DO), respostas a três questões de pesquisa: Como têm sido definidos e operacionalizados os conceitos de AO? Como têm sido definidos e operacionalizados os conceitos de DO? As definições de DO, confrontadas com as de AO, sugerem algum padrão de relação? Para viabilizar tais respostas, foram selecionados e analisados 13 estudos que empregam método quantitativo multivariado para caracterizar as relações entre AO e DO. Sobre AO, verificou-se a utilização de múltiplas definições: orientação para aprendizagem, cultura, estruturas de aprendizagem e processos. O desempenho é financeiro e não financeiro, relacionando-se ao presente ou ao passado, é estático ou é dinâmico, mede-se em relação a concorrentes, clientes e empregados, focando áreas funcionais ou a totalidade da organização. Há duas formas de relação entre AO e DO: a direta, na qual indicadores de AO se relacionam diretamente com métricas de DO e a indireta, na qual a AO se mostra associada a práticas e comportamentos condutores de maior performance organizacional.
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O desempenho é financeiro e não financeiro, relacionando-se ao presente ou ao passado, é estático ou é dinâmico, mede-se em relação a concorrentes, clientes e empregados, focando áreas funcionais ou a totalidade da organização. Há duas formas de relação entre AO e DO: a direta, na qual indicadores de AO se relacionam diretamente com métricas de DO e a indireta, na qual a AO se mostra associada a práticas e comportamentos condutores de maior performance organizacional.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-12-01T19:50:01Z No. of bitstreams: 1 Aprendizagem organizacional e Desempenho o que podemos aprender dessa relação.pdf: 329978 bytes, checksum: ab70018669d3757696f23f7c508f6031 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-01-19T18:24:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Aprendizagem organizacional e Desempenho o que podemos aprender dessa relação.pdf: 329978 bytes, checksum: ab70018669d3757696f23f7c508f6031 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-19T18:24:17Z (GMT). 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