Aprendizagem na avaliação de desempenho organizacional via seleção de métricas: uma análise da conduta estratégica à luz da teoria da estruturação
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205970 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2018. |
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Aprendizagem na avaliação de desempenho organizacional via seleção de métricas: uma análise da conduta estratégica à luz da teoria da estruturaçãoContabilidadeDesempenho organizacionalAprendizagem organizacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2018.A Avaliação de Desempenho Organizacional (ADO) é um processo que conduz uma organização ao alcance de sua estratégia. É um fenômeno social que envolve o ambiente onde a organização está inserida e a relação entre as pessoas. A ADO desenvolve aprendizagem organizacional, produzindo conhecimento pela comunicação dos resultados. Esta tese teve por objetivo analisar como os significados, poder e sanções dos gestores influenciam a conduta estratégica de seleção de métricas para ADO com foco no desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de lógica indutiva, abordada de forma qualitativa e interpretativista. Adotou como estratégia para coleta de dados entrevistas e documentos, que foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: As evidências permitem inferir que os esquemas interpretativos dos gestores conseguem explicar a forma de conduta na seleção de métricas para ADO. A análise das facilidades e recursos à disposição dos gestores demonstra que proporcionavam poder, que se valeram os gestores para estabelecer as métricas para ADO e direcionar comportamentos na organização. Depreende-se dos relatos dos entrevistados que as métricas selecionadas passaram a estabelecer as normas a serem seguidas pelos colaboradores. Bem como, a partir delas foram percebidas, sanções formais e informais por desempenhos e comportamentos considerados inapropriados. A análise das métricas permitiu evidenciar a aprendizagem vivenciada pela organização. O movimento de produção e reprodução de seleção de métricas fez com que muitas reflexões fossem realizadas, fomentada pelas interações das pessoas envolvidas com a organização. E, dessas constantes reflexões e interações evidencia-se a geração de aprendizagem individual, que foi socializada entre os membros, na interação, fazendo com que se tornasse organizacional. Desta forma, foi possível inferir que há evidências de que a conduta estratégica de seleção de métricas para ADO possibilitou a geração de aprendizagem organizacional. Esse direcionamento de esforços fez as pessoas refletirem sobre as formas de alcançar os objetivos e por que as metas deveriam ser alcançadas.Abstract : The Organizational Performance Management (OPM) is a process that leads to an organization toward reach of its strategy. It is a social phenomenon that involves the environment where organization is inserted and the relationship among people. OPM develops learning organizational, producing knowledge by communicating the outcomes. The objective of this thesis was analyze how the meanings, power and sanctions of managers influence the behavior strategic of metrics selection for OPM, focusing on the development of Learning Organizational. It is an exploratory research, with inductive logic, and a qualitative and interpretative approach. It was adopted interviews and documents as strategy for collecting data, which were analyzed by the content analysis technique. Results: The evidences allow inferring that the interpretive schemes of managers can explain the conduct way in the selection of metrics for OPM. The analysis of the facilities and resources available to managers demonstrates that they provided power, which the managers used to establish the metrics for OPM and direct behaviors in the organization. It can be seen from the interviewees' reports that the selected metrics began to establish the standards to be followed by employees. Also, from them, formal and informal sanctions for performance and behaviors considered inappropriate were perceived. The analysis of metrics allowed evidencing the learning experience in the company. With the movement of production and reproduction of metrics selection many reflections were performed, fostered by people's interactions involved with the organization. In addition, from these constant reflections and interactions, it is evident the generation of individual learning, which was socialized among the members in the interaction, making it become organizational. Thus, it was possible to infer that there are evidences that the metrics selection strategy for OPM enabled the generation of organizational learning. This direction of effort has made people think about ways to achieve the goals and why goals should be achieved.Ensslin, Sandra RolimUniversidade Federal de Santa CatarinaValmorbida, Sandra Mara Iesbik2020-03-31T14:30:54Z2020-03-31T14:30:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis403 p.| il.application/pdf360078https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205970porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:30:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205970Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:30:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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