De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11366 |
Resumo: | 371f. |
id |
UFBA-2_e301e349ffaceaf8658d169b0d95af2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/11366 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Nery, Maria Salete de SouzaNery, Maria Salete de SouzaFarias, Edson Silva de2013-05-26T11:02:39Z2013-05-26T11:02:39Z2009http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11366371f.O ponto de partida deste trabalho é a afirmação de que há uma mudança de discurso em nome dos criadores de roupas, que enfatiza o negócio de natureza da moda no século XXI, ao contrário do que ocorreu no século XIX, quando a figura do designer surgiu pela primeira vez (Charles Worth) partindo da afirmação de que forma é arte. Ao afirmar que era realmente sobre uma arte, Worth contribui para uma mudança significativa no estado para aqueles que trabalharam com o criação de modelos de roupas, que só é possível em função das transformações ocorreu em formas de vida da sociedade nos séculos XVIII e XIX séculos. Atualmente, apesar de não tendo por unanimidade, que a matéria, uma nova mudança de discurso é visível entre os dedicados à criação de vestuário: a afirmação de que moda é um negócio, em franca oposição aos declaração Worth. Apesar disso, a concepção de que a moda está ligado à criatividade, o seu negócio natureza é enfatizada. Portanto, considera-se que, em da mesma forma que no tempo Worth, essa mudança de discurso pode ser interpretado em virtude de as transformações ocorridas ao longo do tempo. A moda é heurístico para a compreensão do século XX e XXI relações sociais, devido à crescente valorização da aparência e seu papel no capitalismo de desenvolvimento. Para desenvolver esta pesquisa, a moda é definida como um processo de produção, comercialização e consumo de bens simbólicos direcionado para a composição do imediatamente sensível (imagens, cheiros, sabores, sons, superfícies), que a aceitação / uso é de natureza efêmera e é causada por gostos, estilo social condicionalismos de ordem variável e / ou escolha deliberada em conta os objectivos e previamente estabelecidos expectativas, assumiu pelas relações de interdependência e funcionalidade que amarrar os diversos indivíduos, os contornos do que o sociólogo Norbert Elias chamou configuração. Portanto, a moda seria uma configuração marcada por quatro funções fundamentais: negócio, produto, expressão e utilização. Neste trabalho, o vestuário é especificamente considerado como o ponto de discussão. A estratégia adotada é através da trajetória de indivíduos representativos de ambos os pólos mencionados para desvendar o teia de relações que estão inseridos ea configuração que detém em seu desenvolvimento processo. Desta forma, será possível estabelecer as ligações entre pólos citados. Esses dois indivíduos representativos são o inglês Charles Worth, por seu projeto de moda fazer ser reconhecida como arte no século XIX, e Alexandre Herchcovitch. Em Relativamente a esta última, a escolha foi feita porque ele é um brasileiro de reconhecimento em relação Brasil (e que procura construir uma sólida internacional carreira) e que afirma ser uma moda negócios, o que termina por orientar sua vida profissional trajetória e, portanto, suas produções. Além dos livros que estudo de luxo, moda e capitalismo, trabalhos que discutem sócio-econômico transformações do período também são tomadas, como também acadêmicos e artigos de revistas, bem como livros escritos por Herchcovitch, tomadas para a configuração fins de análise.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-11T19:53:17Z No. of bitstreams: 1 Tese Maria Neryseg.pdf: 5262845 bytes, checksum: 2d4c4b4ed444e0361e9545c0e37f3785 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-26T11:02:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Maria Neryseg.pdf: 5262845 bytes, checksum: 2d4c4b4ed444e0361e9545c0e37f3785 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-26T11:02:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Maria Neryseg.pdf: 5262845 bytes, checksum: 2d4c4b4ed444e0361e9545c0e37f3785 (MD5) Previous issue date: 2009SalvadorPrograma de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBASociologia da culturaModaConfiguraçãoCharles WorthAlexandre HerchcovitchSociology of cultureFashionConfigurationDe arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Maria Neryseg.pdfTese Maria Neryseg.pdfapplication/pdf5262845https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11366/1/Tese%20Maria%20Neryseg.pdf2d4c4b4ed444e0361e9545c0e37f3785MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11366/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ri/113662022-07-05 14:02:53.133oai:repositorio.ufba.br:ri/11366VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIHJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBCgogICAgUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNz77+9byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldQpyZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7vv71hLCBjb25jZWRlIGFvClJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSBvIGRpcmVpdG8KZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCAKZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLiBFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIAphdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIGNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4gCgogICAgUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVp77+977+9bywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEgZW50ZW5kZSBxdWU6IAoKICAgIE1hbnRlbmRvIG9zICBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyAKZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8gcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIAppbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1h77+977+9ZXMgc29icmUgbyBkb2N1bWVudG8gKE1ldGFkYWRvcyBkZXNjcml0aXZvcykuCgogRGVzdGEgZm9ybWEsIGF0ZW5kZW5kbyBhb3MgYW5zZWlvcyBkZXNzYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgCmVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gYXMgcmVzdHJp77+977+9ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgCmVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4gCgogICAgUGFyYSBhcyBwdWJsaWNh77+977+9ZXMgZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgCkFjZXNzbyBBYmVydG8sIG9zIGRlcO+/vXNpdG9zIGNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gCm9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudO+/vW0gbyBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byBhbyBtZXRhZGFkb3MgCmUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIApjb25zZW50aW1lbnRvIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgCmVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KCiAgICBFbSBhbWJvcyBvIGNhc28sIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7vv71hLCBwb2RlIHNlciBhY2VpdG8gcGVsbyAKYXV0b3IsIGRldGVudG9yZXMgZGUgZGlyZWl0b3MgZS9vdSB0ZXJjZWlyb3MgYW1wYXJhZG9zIHBlbGEgCnVuaXZlcnNpZGFkZS4gRGV2aWRvIGFvcyBkaWZlcmVudGVzIHByb2Nlc3NvcyBwZWxvIHF1YWwgYSBzdWJtaXNz77+9byAKcG9kZSBvY29ycmVyLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8gcGVybWl0ZSBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGEgbGljZW7vv71hIHBvciAKdGVyY2Vpcm9zLCBzb21lbnRlIG5vcyBjYXNvcyBkZSBkb2N1bWVudG9zIHByb2R1emlkb3MgcG9yIGludGVncmFudGVzIApkYSBVRkJBIGUgc3VibWV0aWRvcyBwb3IgcGVzc29hcyBhbXBhcmFkYXMgcG9yIGVzdGEgaW5zdGl0dWnvv73vv71vLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:02:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda |
title |
De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda |
spellingShingle |
De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda Nery, Maria Salete de Souza Sociologia da cultura Moda Configuração Charles Worth Alexandre Herchcovitch Sociology of culture Fashion Configuration |
title_short |
De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda |
title_full |
De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda |
title_fullStr |
De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda |
title_full_unstemmed |
De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda |
title_sort |
De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda |
author |
Nery, Maria Salete de Souza |
author_facet |
Nery, Maria Salete de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nery, Maria Salete de Souza Nery, Maria Salete de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Farias, Edson Silva de |
contributor_str_mv |
Farias, Edson Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da cultura Moda Configuração Charles Worth Alexandre Herchcovitch Sociology of culture Fashion Configuration |
topic |
Sociologia da cultura Moda Configuração Charles Worth Alexandre Herchcovitch Sociology of culture Fashion Configuration |
description |
371f. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-26T11:02:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-26T11:02:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11366 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11366/1/Tese%20Maria%20Neryseg.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11366/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d4c4b4ed444e0361e9545c0e37f3785 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459432755986432 |