De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery, Maria Salete de Souza
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11366
Resumo: 371f.
id UFBA-2_e301e349ffaceaf8658d169b0d95af2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/11366
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Nery, Maria Salete de SouzaNery, Maria Salete de SouzaFarias, Edson Silva de2013-05-26T11:02:39Z2013-05-26T11:02:39Z2009http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11366371f.O ponto de partida deste trabalho é a afirmação de que há uma mudança de discurso em nome dos criadores de roupas, que enfatiza o negócio de natureza da moda no século XXI, ao contrário do que ocorreu no século XIX, quando a figura do designer surgiu pela primeira vez (Charles Worth) partindo da afirmação de que forma é arte. Ao afirmar que era realmente sobre uma arte, Worth contribui para uma mudança significativa no estado para aqueles que trabalharam com o criação de modelos de roupas, que só é possível em função das transformações ocorreu em formas de vida da sociedade nos séculos XVIII e XIX séculos. Atualmente, apesar de não tendo por unanimidade, que a matéria, uma nova mudança de discurso é visível entre os dedicados à criação de vestuário: a afirmação de que moda é um negócio, em franca oposição aos declaração Worth. Apesar disso, a concepção de que a moda está ligado à criatividade, o seu negócio natureza é enfatizada. Portanto, considera-se que, em da mesma forma que no tempo Worth, essa mudança de discurso pode ser interpretado em virtude de as transformações ocorridas ao longo do tempo. A moda é heurístico para a compreensão do século XX e XXI relações sociais, devido à crescente valorização da aparência e seu papel no capitalismo de desenvolvimento. Para desenvolver esta pesquisa, a moda é definida como um processo de produção, comercialização e consumo de bens simbólicos direcionado para a composição do imediatamente sensível (imagens, cheiros, sabores, sons, superfícies), que a aceitação / uso é de natureza efêmera e é causada por gostos, estilo social condicionalismos de ordem variável e / ou escolha deliberada em conta os objectivos e previamente estabelecidos expectativas, assumiu pelas relações de interdependência e funcionalidade que amarrar os diversos indivíduos, os contornos do que o sociólogo Norbert Elias chamou configuração. Portanto, a moda seria uma configuração marcada por quatro funções fundamentais: negócio, produto, expressão e utilização. Neste trabalho, o vestuário é especificamente considerado como o ponto de discussão. A estratégia adotada é através da trajetória de indivíduos representativos de ambos os pólos mencionados para desvendar o teia de relações que estão inseridos ea configuração que detém em seu desenvolvimento processo. Desta forma, será possível estabelecer as ligações entre pólos citados. Esses dois indivíduos representativos são o inglês Charles Worth, por seu projeto de moda fazer ser reconhecida como arte no século XIX, e Alexandre Herchcovitch. Em Relativamente a esta última, a escolha foi feita porque ele é um brasileiro de reconhecimento em relação Brasil (e que procura construir uma sólida internacional carreira) e que afirma ser uma moda negócios, o que termina por orientar sua vida profissional trajetória e, portanto, suas produções. Além dos livros que estudo de luxo, moda e capitalismo, trabalhos que discutem sócio-econômico transformações do período também são tomadas, como também acadêmicos e artigos de revistas, bem como livros escritos por Herchcovitch, tomadas para a configuração fins de análise.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-11T19:53:17Z No. of bitstreams: 1 Tese Maria Neryseg.pdf: 5262845 bytes, checksum: 2d4c4b4ed444e0361e9545c0e37f3785 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-26T11:02:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Maria Neryseg.pdf: 5262845 bytes, checksum: 2d4c4b4ed444e0361e9545c0e37f3785 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-26T11:02:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Maria Neryseg.pdf: 5262845 bytes, checksum: 2d4c4b4ed444e0361e9545c0e37f3785 (MD5) Previous issue date: 2009SalvadorPrograma de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBASociologia da culturaModaConfiguraçãoCharles WorthAlexandre HerchcovitchSociology of cultureFashionConfigurationDe arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Maria Neryseg.pdfTese Maria Neryseg.pdfapplication/pdf5262845https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11366/1/Tese%20Maria%20Neryseg.pdf2d4c4b4ed444e0361e9545c0e37f3785MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11366/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ri/113662022-07-05 14:02:53.133oai:repositorio.ufba.br:ri/11366VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIHJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBCgogICAgUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNz77+9byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldQpyZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7vv71hLCBjb25jZWRlIGFvClJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSBvIGRpcmVpdG8KZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCAKZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLiBFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIAphdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIGNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4gCgogICAgUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVp77+977+9bywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEgZW50ZW5kZSBxdWU6IAoKICAgIE1hbnRlbmRvIG9zICBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyAKZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8gcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIAppbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1h77+977+9ZXMgc29icmUgbyBkb2N1bWVudG8gKE1ldGFkYWRvcyBkZXNjcml0aXZvcykuCgogRGVzdGEgZm9ybWEsIGF0ZW5kZW5kbyBhb3MgYW5zZWlvcyBkZXNzYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgCmVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gYXMgcmVzdHJp77+977+9ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgCmVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4gCgogICAgUGFyYSBhcyBwdWJsaWNh77+977+9ZXMgZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgCkFjZXNzbyBBYmVydG8sIG9zIGRlcO+/vXNpdG9zIGNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gCm9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudO+/vW0gbyBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byBhbyBtZXRhZGFkb3MgCmUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIApjb25zZW50aW1lbnRvIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgCmVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KCiAgICBFbSBhbWJvcyBvIGNhc28sIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7vv71hLCBwb2RlIHNlciBhY2VpdG8gcGVsbyAKYXV0b3IsIGRldGVudG9yZXMgZGUgZGlyZWl0b3MgZS9vdSB0ZXJjZWlyb3MgYW1wYXJhZG9zIHBlbGEgCnVuaXZlcnNpZGFkZS4gRGV2aWRvIGFvcyBkaWZlcmVudGVzIHByb2Nlc3NvcyBwZWxvIHF1YWwgYSBzdWJtaXNz77+9byAKcG9kZSBvY29ycmVyLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8gcGVybWl0ZSBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGEgbGljZW7vv71hIHBvciAKdGVyY2Vpcm9zLCBzb21lbnRlIG5vcyBjYXNvcyBkZSBkb2N1bWVudG9zIHByb2R1emlkb3MgcG9yIGludGVncmFudGVzIApkYSBVRkJBIGUgc3VibWV0aWRvcyBwb3IgcGVzc29hcyBhbXBhcmFkYXMgcG9yIGVzdGEgaW5zdGl0dWnvv73vv71vLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:02:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda
title De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda
spellingShingle De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda
Nery, Maria Salete de Souza
Sociologia da cultura
Moda
Configuração
Charles Worth
Alexandre Herchcovitch
Sociology of culture
Fashion
Configuration
title_short De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda
title_full De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda
title_fullStr De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda
title_full_unstemmed De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda
title_sort De arte a negócio ou de Worth a Herchcovitch: afinidades eletivas, categorias sociais e processos sóciohistóricos - a configuração moda
author Nery, Maria Salete de Souza
author_facet Nery, Maria Salete de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nery, Maria Salete de Souza
Nery, Maria Salete de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Edson Silva de
contributor_str_mv Farias, Edson Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da cultura
Moda
Configuração
Charles Worth
Alexandre Herchcovitch
Sociology of culture
Fashion
Configuration
topic Sociologia da cultura
Moda
Configuração
Charles Worth
Alexandre Herchcovitch
Sociology of culture
Fashion
Configuration
description 371f.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-26T11:02:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-26T11:02:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11366
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11366/1/Tese%20Maria%20Neryseg.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11366/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d4c4b4ed444e0361e9545c0e37f3785
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459432755986432