Arca russa: o uso expressivo da mise-in-scène

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aline Botelho Fonseca
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30570
Resumo: Este trabalho realiza uma análise do filme Arca Russa (2002), do diretor Aleksandr Sokurov, tomando como referência a metodologia Poética do Cinema desenvolvida pelo professor Wilson Gomes. A análise se desenvolve no sentido de identificar no filme o modo como a obra prevê efeitos a serem apreciados pelo espectador. Realiza-se um panorama da trajetória do diretor, focalizando suas características temáticas e estilísticas recorrentes – tendo como referência alguns de seus filmes mais conhecidos – servindo como ponto de partida da análise. Também são feitas considerações sobre a montagem no cinema e a montagem do filme, tendo em mente o fato de a obra ter a peculiaridade de não apresentar cortes. Através da análise dos efeitos da obra, compreende-se que a composição singular da mise-en-scène (forte manipulação da cor e da luz) está destinada a ampliar o programa sensorial do filme, tendo como objetivo causar estímulos sensoriais e potencializar a experiência cognitiva.
id UFBA-2_e309312674661aa706e2507f5cafc944
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30570
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Ferreira, Aline Botelho FonsecaSerafim, José Francisco2019-09-06T17:05:12Z2019-09-06T17:05:12Z2019-09-062008TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30570Este trabalho realiza uma análise do filme Arca Russa (2002), do diretor Aleksandr Sokurov, tomando como referência a metodologia Poética do Cinema desenvolvida pelo professor Wilson Gomes. A análise se desenvolve no sentido de identificar no filme o modo como a obra prevê efeitos a serem apreciados pelo espectador. Realiza-se um panorama da trajetória do diretor, focalizando suas características temáticas e estilísticas recorrentes – tendo como referência alguns de seus filmes mais conhecidos – servindo como ponto de partida da análise. Também são feitas considerações sobre a montagem no cinema e a montagem do filme, tendo em mente o fato de a obra ter a peculiaridade de não apresentar cortes. Através da análise dos efeitos da obra, compreende-se que a composição singular da mise-en-scène (forte manipulação da cor e da luz) está destinada a ampliar o programa sensorial do filme, tendo como objetivo causar estímulos sensoriais e potencializar a experiência cognitiva.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2019-09-06T12:35:27Z No. of bitstreams: 1 tcc completo pdf.pdf: 797930 bytes, checksum: 04088487666b1ef50821224a71742064 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-09-06T17:05:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc completo pdf.pdf: 797930 bytes, checksum: 04088487666b1ef50821224a71742064 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-06T17:05:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc completo pdf.pdf: 797930 bytes, checksum: 04088487666b1ef50821224a71742064 (MD5)ComunicaçãoAnálise fílmicaArca RussaMontagemSokurov, AleksandrArca russa: o uso expressivo da mise-in-scèneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoFACOMBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALtcc completo pdf.pdftcc completo pdf.pdfapplication/pdf797930https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30570/1/tcc%20completo%20pdf.pdf04088487666b1ef50821224a71742064MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30570/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52TEXTtcc completo pdf.pdf.txttcc completo pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain134475https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30570/3/tcc%20completo%20pdf.pdf.txtc54df0f2ecb9ddc1dd214edbe51d159eMD53ri/305702022-02-21 00:24:09.642oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:24:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arca russa: o uso expressivo da mise-in-scène
title Arca russa: o uso expressivo da mise-in-scène
spellingShingle Arca russa: o uso expressivo da mise-in-scène
Ferreira, Aline Botelho Fonseca
Comunicação
Análise fílmica
Arca Russa
Montagem
Sokurov, Aleksandr
title_short Arca russa: o uso expressivo da mise-in-scène
title_full Arca russa: o uso expressivo da mise-in-scène
title_fullStr Arca russa: o uso expressivo da mise-in-scène
title_full_unstemmed Arca russa: o uso expressivo da mise-in-scène
title_sort Arca russa: o uso expressivo da mise-in-scène
author Ferreira, Aline Botelho Fonseca
author_facet Ferreira, Aline Botelho Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Aline Botelho Fonseca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serafim, José Francisco
contributor_str_mv Serafim, José Francisco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Análise fílmica
Arca Russa
Montagem
Sokurov, Aleksandr
dc.subject.por.fl_str_mv Análise fílmica
Arca Russa
Montagem
Sokurov, Aleksandr
description Este trabalho realiza uma análise do filme Arca Russa (2002), do diretor Aleksandr Sokurov, tomando como referência a metodologia Poética do Cinema desenvolvida pelo professor Wilson Gomes. A análise se desenvolve no sentido de identificar no filme o modo como a obra prevê efeitos a serem apreciados pelo espectador. Realiza-se um panorama da trajetória do diretor, focalizando suas características temáticas e estilísticas recorrentes – tendo como referência alguns de seus filmes mais conhecidos – servindo como ponto de partida da análise. Também são feitas considerações sobre a montagem no cinema e a montagem do filme, tendo em mente o fato de a obra ter a peculiaridade de não apresentar cortes. Através da análise dos efeitos da obra, compreende-se que a composição singular da mise-en-scène (forte manipulação da cor e da luz) está destinada a ampliar o programa sensorial do filme, tendo como objetivo causar estímulos sensoriais e potencializar a experiência cognitiva.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-06T17:05:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-06T17:05:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30570
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv FACOM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30570/1/tcc%20completo%20pdf.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30570/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30570/3/tcc%20completo%20pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 04088487666b1ef50821224a71742064
907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6
c54df0f2ecb9ddc1dd214edbe51d159e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502691723051008