Concepções de montagem em Sokúrov: A síntese com duas vertentes do cinema russo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kahtalian, Marcos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17235
Resumo: Este artigo analisa as teorias e concepções de montagem cinematográfica de Serguei Eisenstein e Andrei Tarkóvski e seus pontos de contato com a prática de montagem do realizador russo Aleksandr Sokúrov (1953-). Esta análise tem como objeto central de investigação o filme documentário Hubert Robert, uma vida afortunada (Rússia, 26’, Cor, 1996). A análise dos procedimentos de montagem de Sokúrov é discutida à luz do conflito latente entre duas concepções teórico-práticas dos escritos de Tarkóvski e Eisenstein. No artigo procuro demonstrar como Sukúrov, neste filme, utiliza-se de procedimentos cruzados entre essas duas concepções, e a partir dos escritos sobre cinema dos formalistas russos, procuro sugerir que Sokúrov opera uma nova síntese com sua montagem, assemelhando-se àquilo que Boris Eikhenbaum propôs com o termo de discurso interior.
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