O cordel no fogo cruzado da cultura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintela, Vilma Mota
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10956
Resumo: Antes de mais nada, este estudo vem a problematizar a idéia corrente que reduz a literatura de cordel nordestina a uma manifestação ou a um produto da oralidade. Nesse sentido, procura-se evidenciar, no decorrer da tese, as condições concretas da existência do cordel como um gênero e um sistema cultural específico. Ou seja, tomando-se o cordel em sua materialidade explícita, trata-se de assinalar, inicialmente, uma condição sine qua non ao seu advento, qual seja, a impressão. Quanto a isso, particularmente no texto « Um Sistema literário em trânsito », que compõe a primeira parte do trabalho, trata-se de historiar a presença do cordel no cenário cultural brasileiro, ressaltando-se, a partir de um ponto de vista dado ( qual seja, o ponto de vista do autor ), as condições sob as quais o seu sistema editorial se institui e aí permanece. Nesse caso, trata-se de representar momentos diversos por que passou esse sistema de produção no Brasil, servindo como parâmetro à análise os diferentes posicionamentos de autores que se destacaram nesse processo no decorrer do século XX. Mais especificamente, articula-se aí certos aspectos que possibilitam configurar três momentos emblemáticos da história do cordel nordestino, no sentido de explicitar os diversos estados por que passou esse campo, quando tais posicionamentos têm lugar. Seguindo uma ordem cronológica, são assinalados, nessa parte, os casos dos poetas: Francisco das Chagas Batista e Leandro Gomes de Barros, esclarecedores das relações de produção estabelecidas no período em que o sistema editorial do cordel se forma; e João Martins de Athayde e Manoel D’ Almeida Filho, que, de acordo com o ponto de vista aqui escolhido, podem ser tomados, cada um a seu tempo, como representativos do embate cultural que tornou possível a continuidade desse sistema no século XX. Já na segunda parte da tese (no ensaio intitulado « O Lugar do cordel: o trânsito do popular nas fronteiras da cultura »), toma-se à análise um conjunto de cordéis e situações contextuais, fazendo-se ressaltar dados reveladores do modo como, inserindo-se no campo da produção impressa, poetas do cordel se apropriam dos recursos aí disponibilizados, dando ensejo a novas formas de representação.
id UFBA-2_e42f1e7541d93e27135b3f097f32a369
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/10956
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Quintela, Vilma MotaQuintela, Vilma MotaAlcoforado, Doralice Fernandes Xavier2013-05-16T17:03:19Z2013-05-16T17:03:19Z2005http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10956Antes de mais nada, este estudo vem a problematizar a idéia corrente que reduz a literatura de cordel nordestina a uma manifestação ou a um produto da oralidade. Nesse sentido, procura-se evidenciar, no decorrer da tese, as condições concretas da existência do cordel como um gênero e um sistema cultural específico. Ou seja, tomando-se o cordel em sua materialidade explícita, trata-se de assinalar, inicialmente, uma condição sine qua non ao seu advento, qual seja, a impressão. Quanto a isso, particularmente no texto « Um Sistema literário em trânsito », que compõe a primeira parte do trabalho, trata-se de historiar a presença do cordel no cenário cultural brasileiro, ressaltando-se, a partir de um ponto de vista dado ( qual seja, o ponto de vista do autor ), as condições sob as quais o seu sistema editorial se institui e aí permanece. Nesse caso, trata-se de representar momentos diversos por que passou esse sistema de produção no Brasil, servindo como parâmetro à análise os diferentes posicionamentos de autores que se destacaram nesse processo no decorrer do século XX. Mais especificamente, articula-se aí certos aspectos que possibilitam configurar três momentos emblemáticos da história do cordel nordestino, no sentido de explicitar os diversos estados por que passou esse campo, quando tais posicionamentos têm lugar. Seguindo uma ordem cronológica, são assinalados, nessa parte, os casos dos poetas: Francisco das Chagas Batista e Leandro Gomes de Barros, esclarecedores das relações de produção estabelecidas no período em que o sistema editorial do cordel se forma; e João Martins de Athayde e Manoel D’ Almeida Filho, que, de acordo com o ponto de vista aqui escolhido, podem ser tomados, cada um a seu tempo, como representativos do embate cultural que tornou possível a continuidade desse sistema no século XX. Já na segunda parte da tese (no ensaio intitulado « O Lugar do cordel: o trânsito do popular nas fronteiras da cultura »), toma-se à análise um conjunto de cordéis e situações contextuais, fazendo-se ressaltar dados reveladores do modo como, inserindo-se no campo da produção impressa, poetas do cordel se apropriam dos recursos aí disponibilizados, dando ensejo a novas formas de representação.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-05-16T14:15:38Z No. of bitstreams: 1 Vilma Mota Quintela.pdf: 4541288 bytes, checksum: a6948eb810a7068fe7df4d0c85bd6e6c (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-16T17:03:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Vilma Mota Quintela.pdf: 4541288 bytes, checksum: a6948eb810a7068fe7df4d0c85bd6e6c (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-16T17:03:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vilma Mota Quintela.pdf: 4541288 bytes, checksum: a6948eb810a7068fe7df4d0c85bd6e6c (MD5) Previous issue date: 2005SalvadorPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBACordelCultura popularLiteratura brasileiraO cordel no fogo cruzado da cultura.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVilma Mota Quintela.pdfVilma Mota Quintela.pdfapplication/pdf4541288https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10956/1/Vilma%20Mota%20Quintela.pdfa6948eb810a7068fe7df4d0c85bd6e6cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10956/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ri/109562022-07-05 14:02:57.391oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:02:57Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cordel no fogo cruzado da cultura.
title O cordel no fogo cruzado da cultura.
spellingShingle O cordel no fogo cruzado da cultura.
Quintela, Vilma Mota
Cordel
Cultura popular
Literatura brasileira
title_short O cordel no fogo cruzado da cultura.
title_full O cordel no fogo cruzado da cultura.
title_fullStr O cordel no fogo cruzado da cultura.
title_full_unstemmed O cordel no fogo cruzado da cultura.
title_sort O cordel no fogo cruzado da cultura.
author Quintela, Vilma Mota
author_facet Quintela, Vilma Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintela, Vilma Mota
Quintela, Vilma Mota
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcoforado, Doralice Fernandes Xavier
contributor_str_mv Alcoforado, Doralice Fernandes Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Cordel
Cultura popular
Literatura brasileira
topic Cordel
Cultura popular
Literatura brasileira
description Antes de mais nada, este estudo vem a problematizar a idéia corrente que reduz a literatura de cordel nordestina a uma manifestação ou a um produto da oralidade. Nesse sentido, procura-se evidenciar, no decorrer da tese, as condições concretas da existência do cordel como um gênero e um sistema cultural específico. Ou seja, tomando-se o cordel em sua materialidade explícita, trata-se de assinalar, inicialmente, uma condição sine qua non ao seu advento, qual seja, a impressão. Quanto a isso, particularmente no texto « Um Sistema literário em trânsito », que compõe a primeira parte do trabalho, trata-se de historiar a presença do cordel no cenário cultural brasileiro, ressaltando-se, a partir de um ponto de vista dado ( qual seja, o ponto de vista do autor ), as condições sob as quais o seu sistema editorial se institui e aí permanece. Nesse caso, trata-se de representar momentos diversos por que passou esse sistema de produção no Brasil, servindo como parâmetro à análise os diferentes posicionamentos de autores que se destacaram nesse processo no decorrer do século XX. Mais especificamente, articula-se aí certos aspectos que possibilitam configurar três momentos emblemáticos da história do cordel nordestino, no sentido de explicitar os diversos estados por que passou esse campo, quando tais posicionamentos têm lugar. Seguindo uma ordem cronológica, são assinalados, nessa parte, os casos dos poetas: Francisco das Chagas Batista e Leandro Gomes de Barros, esclarecedores das relações de produção estabelecidas no período em que o sistema editorial do cordel se forma; e João Martins de Athayde e Manoel D’ Almeida Filho, que, de acordo com o ponto de vista aqui escolhido, podem ser tomados, cada um a seu tempo, como representativos do embate cultural que tornou possível a continuidade desse sistema no século XX. Já na segunda parte da tese (no ensaio intitulado « O Lugar do cordel: o trânsito do popular nas fronteiras da cultura »), toma-se à análise um conjunto de cordéis e situações contextuais, fazendo-se ressaltar dados reveladores do modo como, inserindo-se no campo da produção impressa, poetas do cordel se apropriam dos recursos aí disponibilizados, dando ensejo a novas formas de representação.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-16T17:03:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-16T17:03:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10956
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10956/1/Vilma%20Mota%20Quintela.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10956/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a6948eb810a7068fe7df4d0c85bd6e6c
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459445224603648