Biblioteca universitária como dispositivo de mediação da informação no processo de afiliação estudantil: o caso dos(as) bolsistas do Serviço de Residência Universitária da UFBA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39952 |
Resumo: | Os(As) bibliotecários(as) do serviço de referência na ambiência da biblioteca universitária desempenham um papel crucial como mediadores(as) da informação no processo de afiliação estudantil e podem favorecer a permanência dos(as) discentes bolsistas do Serviço de Residência Universitária (SRU) – da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – na Universidade, bem como em seus espaços acadêmicos. A afiliação geralmente ocorre no primeiro ano após ingresso do(a) discente e perpassa por três tempos: estranheza, aprendizagem e afiliação. O(A) discente alcança o sucesso quando atinge a afiliação estudantil. Se porventura o(a) discente não conseguir chegar na etapa da afiliação, há a possibilidade de que ele(a) abandone o curso ou a universidade. Dessa maneira, a mediação da informação pode ser considerada uma ação que dirime as dificuldades desses(as) discentes por meio do acesso e apropriação da informação, que podem apoiar o alcance de uma postura protagonista por parte desses(as) estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é evidenciar como os(as) bibliotecários(as) do serviço de referência, enquanto mediadores(as) da informação na ambiência da biblioteca universitária, apoiam os(as) discentes bolsistas do SRU da UFBA durante o processo de afiliação. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, em que foi utilizado o método de estudo de caso, visto que o estudo toma como objeto as bibliotecas da UFBA. A técnica de coleta de dados foi a aplicação de questionários, sendo os(as) participantes que responderam esses instrumentos os(as) discentes bolsistas residentes do SRU da UFBA e os(as) bibliotecários(as) do serviço de referência das bibliotecas universitárias da UFBA. Após a coleta de dados, foram adotadas a abordagem quantitativa para análise das respostas passíveis de mensuração e abordagem qualitativa para interpretação das respostas. Entre os resultados, destaca-se que a biblioteca universitária realiza atividades que contribuem no processo de afiliação estudantil, participando de ações durante a recepção aos(às) novos(as) estudantes nas primeiras semanas de aula. Para reiterar esse resultado, salienta-se que, dos 44 bolsistas residentes, 40 deles(as) acreditam que os(as) bibliotecários(as) têm a potencialidade de contribuir no acolhimento aos(às) estudantes. Nesse sentido, as considerações deste estudo indicam que as bibliotecas universitárias, ao realizarem a mediação da informação, possuem um elevado potencial de contribuir no processo de afiliação estudantil. Mas faz-se necessário que as atividades sejam planejadas estrategicamente com foco nos(as) estudantes bolsistas residentes e que essas ações ocorram de maneira contínua, com ampla divulgação, para que esses sujeitos sejam acolhidos e incluídos, alcançando a emancipação e uma postura protagonista. |
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2024-08-21T21:37:21Z2024-08-182024-08-21T21:37:21Z2024-07-04https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39952Os(As) bibliotecários(as) do serviço de referência na ambiência da biblioteca universitária desempenham um papel crucial como mediadores(as) da informação no processo de afiliação estudantil e podem favorecer a permanência dos(as) discentes bolsistas do Serviço de Residência Universitária (SRU) – da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – na Universidade, bem como em seus espaços acadêmicos. A afiliação geralmente ocorre no primeiro ano após ingresso do(a) discente e perpassa por três tempos: estranheza, aprendizagem e afiliação. O(A) discente alcança o sucesso quando atinge a afiliação estudantil. Se porventura o(a) discente não conseguir chegar na etapa da afiliação, há a possibilidade de que ele(a) abandone o curso ou a universidade. Dessa maneira, a mediação da informação pode ser considerada uma ação que dirime as dificuldades desses(as) discentes por meio do acesso e apropriação da informação, que podem apoiar o alcance de uma postura protagonista por parte desses(as) estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é evidenciar como os(as) bibliotecários(as) do serviço de referência, enquanto mediadores(as) da informação na ambiência da biblioteca universitária, apoiam os(as) discentes bolsistas do SRU da UFBA durante o processo de afiliação. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, em que foi utilizado o método de estudo de caso, visto que o estudo toma como objeto as bibliotecas da UFBA. A técnica de coleta de dados foi a aplicação de questionários, sendo os(as) participantes que responderam esses instrumentos os(as) discentes bolsistas residentes do SRU da UFBA e os(as) bibliotecários(as) do serviço de referência das bibliotecas universitárias da UFBA. Após a coleta de dados, foram adotadas a abordagem quantitativa para análise das respostas passíveis de mensuração e abordagem qualitativa para interpretação das respostas. Entre os resultados, destaca-se que a biblioteca universitária realiza atividades que contribuem no processo de afiliação estudantil, participando de ações durante a recepção aos(às) novos(as) estudantes nas primeiras semanas de aula. Para reiterar esse resultado, salienta-se que, dos 44 bolsistas residentes, 40 deles(as) acreditam que os(as) bibliotecários(as) têm a potencialidade de contribuir no acolhimento aos(às) estudantes. Nesse sentido, as considerações deste estudo indicam que as bibliotecas universitárias, ao realizarem a mediação da informação, possuem um elevado potencial de contribuir no processo de afiliação estudantil. Mas faz-se necessário que as atividades sejam planejadas estrategicamente com foco nos(as) estudantes bolsistas residentes e que essas ações ocorram de maneira contínua, com ampla divulgação, para que esses sujeitos sejam acolhidos e incluídos, alcançando a emancipação e uma postura protagonista.The librarians of the reference service in the environment of the university library play a crucial role as mediators of information in the process of student affiliation and can favor the permanence of scholarship students of the Serviço de Residência Universitária (SRU) [University Residence Service] – of the Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) [Affirmative Actions and Student Assistance Office] of the Federal University of Bahia (UFBA) – at the University, as well as in their academic spaces. Affiliation usually occurs in the first year after the student's admission and goes through three stages: strangeness, learning, and affiliation. The student achieves success when they achieve student affiliation. If the student fails to reach the affiliation stage, there is a possibility that they will drop out of the course or university. Therefore, the mediation of information can be considered an action that works around these students' difficulties through access and appropriation of information, which can support the achievement of a protagonist posture on the students’ part. From this perspective, this research aims to show how the librarians of the reference service, as mediators of information in the university library environment, support the scholarship students of UFBA’s SRU during the affiliation process. As for the methodology, this is descriptive research using the case study method since the study takes UFBA’s libraries as its object. The data collection technique was the application of questionnaires, and the participants who answered were the resident scholarship students of the UFBA’s SRU and the librarians of the reference service of the university libraries of UFBA. After data collection, a quantitative approach was adopted to analyze the measurable answers and a qualitative approach to interpret the answers. Among the results, it is outlined that the university library carries out actions that contribute to student affiliation, participating in activities during the reception of new students in the first weeks of class. To reiterate this result, it should be noted that of the 44 resident scholarship holders 40 believe that librarians have the potential to contribute to welcoming students. On this basis, the considerations of this study indicate that university libraries, by mediating information, have a high potential to contribute to the process of student affiliation. However, it is necessary that the activities are strategically planned with a focus on the resident scholarship students, and that these actions occur continuously, with wide dissemination, so that these subjects are welcomed and included, achieving emancipation and a leading posture.porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação UFBABrasilInstituto de Ciência da Informaçãouniversity libraryinformation mediationstudent affiliationInformação e Conhecimento na Sociedade Contemporâneabiblioteca universitáriamediação da informaçãoafiliação estudantilBiblioteca universitária como dispositivo de mediação da informação no processo de afiliação estudantil: o caso dos(as) bolsistas do Serviço de Residência Universitária da UFBAUniversity library as an information mediation device in the student affiliation process: the case of scholarship holders of UFBA’s University Residence ServiceMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSANTOS, Raquel do Rosáriohttps://orcid.org/0000-0002-1469-0765http://lattes.cnpq.br/7598251938338379SANTOS, Raquel do Rosáriohttps://orcid.org/0000-0002-1469-0765http://lattes.cnpq.br/7598251938338379BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigueshttps://orcid.org/0000-0002-3812-3167http://lattes.cnpq.br/5619979866984830GOMES, Henriette Ferreirahttps://orcid.org/0000-0003-1666-0022http://lattes.cnpq.br/0013890432793373https://orcid.org/0000-0001-7649-8210http://lattes.cnpq.br/8421318524707264SILVA, Taize Santos daALMEIDA FILHO, Naomar de. 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Os(As) bibliotecários(as) do serviço de referência na ambiência da biblioteca universitária desempenham um papel crucial como mediadores(as) da informação no processo de afiliação estudantil e podem favorecer a permanência dos(as) discentes bolsistas do Serviço de Residência Universitária (SRU) – da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – na Universidade, bem como em seus espaços acadêmicos. A afiliação geralmente ocorre no primeiro ano após ingresso do(a) discente e perpassa por três tempos: estranheza, aprendizagem e afiliação. O(A) discente alcança o sucesso quando atinge a afiliação estudantil. Se porventura o(a) discente não conseguir chegar na etapa da afiliação, há a possibilidade de que ele(a) abandone o curso ou a universidade. Dessa maneira, a mediação da informação pode ser considerada uma ação que dirime as dificuldades desses(as) discentes por meio do acesso e apropriação da informação, que podem apoiar o alcance de uma postura protagonista por parte desses(as) estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é evidenciar como os(as) bibliotecários(as) do serviço de referência, enquanto mediadores(as) da informação na ambiência da biblioteca universitária, apoiam os(as) discentes bolsistas do SRU da UFBA durante o processo de afiliação. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, em que foi utilizado o método de estudo de caso, visto que o estudo toma como objeto as bibliotecas da UFBA. A técnica de coleta de dados foi a aplicação de questionários, sendo os(as) participantes que responderam esses instrumentos os(as) discentes bolsistas residentes do SRU da UFBA e os(as) bibliotecários(as) do serviço de referência das bibliotecas universitárias da UFBA. Após a coleta de dados, foram adotadas a abordagem quantitativa para análise das respostas passíveis de mensuração e abordagem qualitativa para interpretação das respostas. Entre os resultados, destaca-se que a biblioteca universitária realiza atividades que contribuem no processo de afiliação estudantil, participando de ações durante a recepção aos(às) novos(as) estudantes nas primeiras semanas de aula. Para reiterar esse resultado, salienta-se que, dos 44 bolsistas residentes, 40 deles(as) acreditam que os(as) bibliotecários(as) têm a potencialidade de contribuir no acolhimento aos(às) estudantes. Nesse sentido, as considerações deste estudo indicam que as bibliotecas universitárias, ao realizarem a mediação da informação, possuem um elevado potencial de contribuir no processo de afiliação estudantil. Mas faz-se necessário que as atividades sejam planejadas estrategicamente com foco nos(as) estudantes bolsistas residentes e que essas ações ocorram de maneira contínua, com ampla divulgação, para que esses sujeitos sejam acolhidos e incluídos, alcançando a emancipação e uma postura protagonista. |
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