O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Nivea Câmara Rocha de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21203
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a importância da utilização das ferramentas da Web 2.0 pelas bibliotecas universitárias públicas da cidade de Salvador para divulgação de seus serviços, acervo e atividades, com vistas a potencializar a comunicação com os usuários,promover o acesso a informação e atrair novos visitantes. A Web 2.0, também conhecida como Web Social, viabiliza várias interfaces digitais que podem ser utilizadas pelas bibliotecas como forma de mediação e interação com os usuários, além de propiciar o marketing digital. Em relação ao objetivo a pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem de natureza qualitativa, que se deu a partir do método de levantamento bibliográfico, pesquisa documental associado ao método de casos múltiplos. Para a obtenção das informações optou-se pela adoção da técnica de entrevistas semi-estruturadas. Após a análise dos dados os resultados foram confrontados com o referencial teórico, na perspectiva de investigar a importância utilização das ferramentas de Web 2.0 para promover o acesso à informação propiciado através do marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador. Os resultados demonstraram que todas as bibliotecas universitárias públicas de Salvador adotam ao menos uma ferramenta de Web 2.0 para promover o acesso a informação e divulgar seus serviços. De acordo com os entrevistados a utilização dessas ferramentas de Web 2.0 traz diversos benefícios, possibilita uma maior interação com os usuários e um marketing digital para a biblioteca.
id UFBA-2_e8f815ba9785f171a68d7a16d0ac7ef2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/21203
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Souza, Nivea Câmara Rocha de SouzaVillalobos, Ana Paula de OliveiraVillalobos, Ana Paula de OliveiraLubisco, Nídia Maria LienertNeves, Barbara CoelhoMatos, Maria Teresa Navarro de BrittoRamos, Menandro Celso de Castro2017-01-13T21:00:34Z2017-01-13T21:00:34Z2017-01-132016-08-30http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21203Esta pesquisa objetiva analisar a importância da utilização das ferramentas da Web 2.0 pelas bibliotecas universitárias públicas da cidade de Salvador para divulgação de seus serviços, acervo e atividades, com vistas a potencializar a comunicação com os usuários,promover o acesso a informação e atrair novos visitantes. A Web 2.0, também conhecida como Web Social, viabiliza várias interfaces digitais que podem ser utilizadas pelas bibliotecas como forma de mediação e interação com os usuários, além de propiciar o marketing digital. Em relação ao objetivo a pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem de natureza qualitativa, que se deu a partir do método de levantamento bibliográfico, pesquisa documental associado ao método de casos múltiplos. Para a obtenção das informações optou-se pela adoção da técnica de entrevistas semi-estruturadas. Após a análise dos dados os resultados foram confrontados com o referencial teórico, na perspectiva de investigar a importância utilização das ferramentas de Web 2.0 para promover o acesso à informação propiciado através do marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador. Os resultados demonstraram que todas as bibliotecas universitárias públicas de Salvador adotam ao menos uma ferramenta de Web 2.0 para promover o acesso a informação e divulgar seus serviços. De acordo com os entrevistados a utilização dessas ferramentas de Web 2.0 traz diversos benefícios, possibilita uma maior interação com os usuários e um marketing digital para a biblioteca.ABSTRACT This research intended to analyze the importance of using Web 2.0 tools by public university libraries in the city of Salvador advertise their services, collections and activities, in order to enhance communication with users, promote access to information and attract new visitors. The Web 2.0, also known as Social Web, enables multiple digital interfaces that can be used by libraries as form of mediation and interaction with users, as well as providing digital marketing. Regarding the objective of the research is characterized as descriptive, with a qualitative approach, which occurred from the literature method, documentary research associated with the method of multiple cases. To obtain the information it was decided to adopt the technique of semi-structured interviews. After analyzing the data the results were compared with the theoretical framework with a view to investigate the importance of the use of Web 2.0 tools to promote access to information afforded by digital marketing in public university libraries in Salvador. The results showed that all public university libraries in Salvador adopt at least one Web 2.0 tool to promote access to information and promote their services. According to respondents the use of these Web 2.0 tools brings many benefits, enables greater interaction with users and digital marketing for the library.Submitted by Valdinei Souza (neisouza@hotmail.com) on 2016-12-19T22:03:53Z No. of bitstreams: 1 Nivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdf: 4319679 bytes, checksum: f28f82c8e0d2a87cf211a4ae049d6430 (MD5)Approved for entry into archive by Urania Araujo (urania@ufba.br) on 2017-01-13T21:00:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Nivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdf: 4319679 bytes, checksum: f28f82c8e0d2a87cf211a4ae049d6430 (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-13T21:00:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdf: 4319679 bytes, checksum: f28f82c8e0d2a87cf211a4ae049d6430 (MD5)Ciência da InformaçãoWeb 2.0Acesso à InformaçãoBiblioteca 2.0Web SocialMarketingInformation accessSocial mediaLibrary 2.0Social webDigital MarketingO marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da BahiaCiência da InformaçãoPPGCI/UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALNivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdfNivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdfapplication/pdf4319679https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/1/Nivea%20Camara%20Rocha%20de%20Souza%20-%20DISSERTACAO.pdff28f82c8e0d2a87cf211a4ae049d6430MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTNivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdf.txtNivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdf.txtExtracted texttext/plain253794https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/3/Nivea%20Camara%20Rocha%20de%20Souza%20-%20DISSERTACAO.pdf.txt1cc681ae1411fe0ae1d5cec4482409abMD53ri/212032022-02-20 21:53:36.27oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:53:36Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador
title O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador
spellingShingle O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador
Souza, Nivea Câmara Rocha de Souza
Ciência da Informação
Web 2.0
Acesso à Informação
Biblioteca 2.0
Web Social
Marketing
Information access
Social media
Library 2.0
Social web
Digital Marketing
title_short O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador
title_full O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador
title_fullStr O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador
title_full_unstemmed O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador
title_sort O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador
author Souza, Nivea Câmara Rocha de Souza
author_facet Souza, Nivea Câmara Rocha de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Nivea Câmara Rocha de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Villalobos, Ana Paula de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Villalobos, Ana Paula de Oliveira
Lubisco, Nídia Maria Lienert
Neves, Barbara Coelho
Matos, Maria Teresa Navarro de Britto
Ramos, Menandro Celso de Castro
contributor_str_mv Villalobos, Ana Paula de Oliveira
Villalobos, Ana Paula de Oliveira
Lubisco, Nídia Maria Lienert
Neves, Barbara Coelho
Matos, Maria Teresa Navarro de Britto
Ramos, Menandro Celso de Castro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciência da Informação
topic Ciência da Informação
Web 2.0
Acesso à Informação
Biblioteca 2.0
Web Social
Marketing
Information access
Social media
Library 2.0
Social web
Digital Marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Acesso à Informação
Biblioteca 2.0
Web Social
Marketing
Information access
Social media
Library 2.0
Social web
Digital Marketing
description Esta pesquisa objetiva analisar a importância da utilização das ferramentas da Web 2.0 pelas bibliotecas universitárias públicas da cidade de Salvador para divulgação de seus serviços, acervo e atividades, com vistas a potencializar a comunicação com os usuários,promover o acesso a informação e atrair novos visitantes. A Web 2.0, também conhecida como Web Social, viabiliza várias interfaces digitais que podem ser utilizadas pelas bibliotecas como forma de mediação e interação com os usuários, além de propiciar o marketing digital. Em relação ao objetivo a pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem de natureza qualitativa, que se deu a partir do método de levantamento bibliográfico, pesquisa documental associado ao método de casos múltiplos. Para a obtenção das informações optou-se pela adoção da técnica de entrevistas semi-estruturadas. Após a análise dos dados os resultados foram confrontados com o referencial teórico, na perspectiva de investigar a importância utilização das ferramentas de Web 2.0 para promover o acesso à informação propiciado através do marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador. Os resultados demonstraram que todas as bibliotecas universitárias públicas de Salvador adotam ao menos uma ferramenta de Web 2.0 para promover o acesso a informação e divulgar seus serviços. De acordo com os entrevistados a utilização dessas ferramentas de Web 2.0 traz diversos benefícios, possibilita uma maior interação com os usuários e um marketing digital para a biblioteca.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-13T21:00:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-13T21:00:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21203
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciência da Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGCI/UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/1/Nivea%20Camara%20Rocha%20de%20Souza%20-%20DISSERTACAO.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/3/Nivea%20Camara%20Rocha%20de%20Souza%20-%20DISSERTACAO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f28f82c8e0d2a87cf211a4ae049d6430
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
1cc681ae1411fe0ae1d5cec4482409ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459528056864768