O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21203 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar a importância da utilização das ferramentas da Web 2.0 pelas bibliotecas universitárias públicas da cidade de Salvador para divulgação de seus serviços, acervo e atividades, com vistas a potencializar a comunicação com os usuários,promover o acesso a informação e atrair novos visitantes. A Web 2.0, também conhecida como Web Social, viabiliza várias interfaces digitais que podem ser utilizadas pelas bibliotecas como forma de mediação e interação com os usuários, além de propiciar o marketing digital. Em relação ao objetivo a pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem de natureza qualitativa, que se deu a partir do método de levantamento bibliográfico, pesquisa documental associado ao método de casos múltiplos. Para a obtenção das informações optou-se pela adoção da técnica de entrevistas semi-estruturadas. Após a análise dos dados os resultados foram confrontados com o referencial teórico, na perspectiva de investigar a importância utilização das ferramentas de Web 2.0 para promover o acesso à informação propiciado através do marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador. Os resultados demonstraram que todas as bibliotecas universitárias públicas de Salvador adotam ao menos uma ferramenta de Web 2.0 para promover o acesso a informação e divulgar seus serviços. De acordo com os entrevistados a utilização dessas ferramentas de Web 2.0 traz diversos benefícios, possibilita uma maior interação com os usuários e um marketing digital para a biblioteca. |
id |
UFBA-2_e8f815ba9785f171a68d7a16d0ac7ef2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/21203 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Souza, Nivea Câmara Rocha de SouzaVillalobos, Ana Paula de OliveiraVillalobos, Ana Paula de OliveiraLubisco, Nídia Maria LienertNeves, Barbara CoelhoMatos, Maria Teresa Navarro de BrittoRamos, Menandro Celso de Castro2017-01-13T21:00:34Z2017-01-13T21:00:34Z2017-01-132016-08-30http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21203Esta pesquisa objetiva analisar a importância da utilização das ferramentas da Web 2.0 pelas bibliotecas universitárias públicas da cidade de Salvador para divulgação de seus serviços, acervo e atividades, com vistas a potencializar a comunicação com os usuários,promover o acesso a informação e atrair novos visitantes. A Web 2.0, também conhecida como Web Social, viabiliza várias interfaces digitais que podem ser utilizadas pelas bibliotecas como forma de mediação e interação com os usuários, além de propiciar o marketing digital. Em relação ao objetivo a pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem de natureza qualitativa, que se deu a partir do método de levantamento bibliográfico, pesquisa documental associado ao método de casos múltiplos. Para a obtenção das informações optou-se pela adoção da técnica de entrevistas semi-estruturadas. Após a análise dos dados os resultados foram confrontados com o referencial teórico, na perspectiva de investigar a importância utilização das ferramentas de Web 2.0 para promover o acesso à informação propiciado através do marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador. Os resultados demonstraram que todas as bibliotecas universitárias públicas de Salvador adotam ao menos uma ferramenta de Web 2.0 para promover o acesso a informação e divulgar seus serviços. De acordo com os entrevistados a utilização dessas ferramentas de Web 2.0 traz diversos benefícios, possibilita uma maior interação com os usuários e um marketing digital para a biblioteca.ABSTRACT This research intended to analyze the importance of using Web 2.0 tools by public university libraries in the city of Salvador advertise their services, collections and activities, in order to enhance communication with users, promote access to information and attract new visitors. The Web 2.0, also known as Social Web, enables multiple digital interfaces that can be used by libraries as form of mediation and interaction with users, as well as providing digital marketing. Regarding the objective of the research is characterized as descriptive, with a qualitative approach, which occurred from the literature method, documentary research associated with the method of multiple cases. To obtain the information it was decided to adopt the technique of semi-structured interviews. After analyzing the data the results were compared with the theoretical framework with a view to investigate the importance of the use of Web 2.0 tools to promote access to information afforded by digital marketing in public university libraries in Salvador. The results showed that all public university libraries in Salvador adopt at least one Web 2.0 tool to promote access to information and promote their services. According to respondents the use of these Web 2.0 tools brings many benefits, enables greater interaction with users and digital marketing for the library.Submitted by Valdinei Souza (neisouza@hotmail.com) on 2016-12-19T22:03:53Z No. of bitstreams: 1 Nivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdf: 4319679 bytes, checksum: f28f82c8e0d2a87cf211a4ae049d6430 (MD5)Approved for entry into archive by Urania Araujo (urania@ufba.br) on 2017-01-13T21:00:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Nivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdf: 4319679 bytes, checksum: f28f82c8e0d2a87cf211a4ae049d6430 (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-13T21:00:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdf: 4319679 bytes, checksum: f28f82c8e0d2a87cf211a4ae049d6430 (MD5)Ciência da InformaçãoWeb 2.0Acesso à InformaçãoBiblioteca 2.0Web SocialMarketingInformation accessSocial mediaLibrary 2.0Social webDigital MarketingO marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da BahiaCiência da InformaçãoPPGCI/UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALNivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdfNivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdfapplication/pdf4319679https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/1/Nivea%20Camara%20Rocha%20de%20Souza%20-%20DISSERTACAO.pdff28f82c8e0d2a87cf211a4ae049d6430MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTNivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdf.txtNivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdf.txtExtracted texttext/plain253794https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/3/Nivea%20Camara%20Rocha%20de%20Souza%20-%20DISSERTACAO.pdf.txt1cc681ae1411fe0ae1d5cec4482409abMD53ri/212032022-02-20 21:53:36.27oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:53:36Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador |
title |
O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador |
spellingShingle |
O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador Souza, Nivea Câmara Rocha de Souza Ciência da Informação Web 2.0 Acesso à Informação Biblioteca 2.0 Web Social Marketing Information access Social media Library 2.0 Social web Digital Marketing |
title_short |
O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador |
title_full |
O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador |
title_fullStr |
O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador |
title_full_unstemmed |
O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador |
title_sort |
O marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador |
author |
Souza, Nivea Câmara Rocha de Souza |
author_facet |
Souza, Nivea Câmara Rocha de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Nivea Câmara Rocha de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Villalobos, Ana Paula de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Villalobos, Ana Paula de Oliveira Lubisco, Nídia Maria Lienert Neves, Barbara Coelho Matos, Maria Teresa Navarro de Britto Ramos, Menandro Celso de Castro |
contributor_str_mv |
Villalobos, Ana Paula de Oliveira Villalobos, Ana Paula de Oliveira Lubisco, Nídia Maria Lienert Neves, Barbara Coelho Matos, Maria Teresa Navarro de Britto Ramos, Menandro Celso de Castro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciência da Informação |
topic |
Ciência da Informação Web 2.0 Acesso à Informação Biblioteca 2.0 Web Social Marketing Information access Social media Library 2.0 Social web Digital Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 Acesso à Informação Biblioteca 2.0 Web Social Marketing Information access Social media Library 2.0 Social web Digital Marketing |
description |
Esta pesquisa objetiva analisar a importância da utilização das ferramentas da Web 2.0 pelas bibliotecas universitárias públicas da cidade de Salvador para divulgação de seus serviços, acervo e atividades, com vistas a potencializar a comunicação com os usuários,promover o acesso a informação e atrair novos visitantes. A Web 2.0, também conhecida como Web Social, viabiliza várias interfaces digitais que podem ser utilizadas pelas bibliotecas como forma de mediação e interação com os usuários, além de propiciar o marketing digital. Em relação ao objetivo a pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem de natureza qualitativa, que se deu a partir do método de levantamento bibliográfico, pesquisa documental associado ao método de casos múltiplos. Para a obtenção das informações optou-se pela adoção da técnica de entrevistas semi-estruturadas. Após a análise dos dados os resultados foram confrontados com o referencial teórico, na perspectiva de investigar a importância utilização das ferramentas de Web 2.0 para promover o acesso à informação propiciado através do marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador. Os resultados demonstraram que todas as bibliotecas universitárias públicas de Salvador adotam ao menos uma ferramenta de Web 2.0 para promover o acesso a informação e divulgar seus serviços. De acordo com os entrevistados a utilização dessas ferramentas de Web 2.0 traz diversos benefícios, possibilita uma maior interação com os usuários e um marketing digital para a biblioteca. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-13T21:00:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-13T21:00:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21203 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Ciência da Informação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGCI/UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/1/Nivea%20Camara%20Rocha%20de%20Souza%20-%20DISSERTACAO.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21203/3/Nivea%20Camara%20Rocha%20de%20Souza%20-%20DISSERTACAO.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f28f82c8e0d2a87cf211a4ae049d6430 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 1cc681ae1411fe0ae1d5cec4482409ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459528056864768 |