Da visão baseada em recursos às capacidades dinâmicas: um estudo de caso na Subway

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, João Victor da Fonseca
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24268
Resumo: Esta pesquisa visa identificar as fontes de vantagem competitiva de uma empresa líder no segmento de fast-food, no qual se percebe um acirramento da competição resultante de um processo crescente de internacionalização. Diante da percepção de uma dinâmica de mudanças nesse setor e a constatação de uma longevidade das empresas que o lideram, considerou-se como pressuposto que as fontes de vantagem competitiva da empresa estudada vão além dos seus recursos, abrangendo capacidades que lhe permitem adaptar-se a mudanças. O referencial teórico escolhido reflete essa compreensão, utilizando-se de duas abordagens teóricas complementares: Visão Baseada em Recursos e Capacidades Dinâmicas. A investigação foi realizada através de um estudo de caso na Subway, umas das líderes do setor. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestururadas, análise documental e observação da operação de uma das unidades. Os resultados identificaram 11 recursos estratégicos: tamanho da rede, presença global, localizações não tradicionais, rede global de agentes de desenvolvimento, força da marca, acesso a insumos, know-how, reputação, recursos financeiros, capacidade de marketing e escritórios regionais/continentais. Foram identificadas capacidades dinâmicas voltadas à percepção das mudanças de mercado, desenvolvimento de produto, processos e tecnologia. A pesquisa demonstra que essas capacidades utilizam vários dos recursos identificados, fato que ratifica a complementaridade entre as abordagens. Após evidenciar diversas mudanças que ocorreram ao longo da história do fast-food e os movimentos adaptativos das principais redes, os autores o qualificam como um mercado moderadamente dinâmico. Conclui-se que a obtenção de um sucesso duradouro neste segmento exige não apenas a posse de recursos estratégicos, como também, o desenvolvimento de capacidades dinâmicas que permitam às empresas se adaptarem a dinâmica de mercado.
id UFBA-2_e933102412986a7bbc290374b0519a5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/24268
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Galvão, João Victor da FonsecaSilva Júnior, Antônio Francisco de Almeida daQuintella, Rogério HermidaMonteiro, Augusto de Oliveira2017-09-28T17:59:11Z2017-09-28T17:59:11Z2017-09-282017-07-11http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24268Esta pesquisa visa identificar as fontes de vantagem competitiva de uma empresa líder no segmento de fast-food, no qual se percebe um acirramento da competição resultante de um processo crescente de internacionalização. Diante da percepção de uma dinâmica de mudanças nesse setor e a constatação de uma longevidade das empresas que o lideram, considerou-se como pressuposto que as fontes de vantagem competitiva da empresa estudada vão além dos seus recursos, abrangendo capacidades que lhe permitem adaptar-se a mudanças. O referencial teórico escolhido reflete essa compreensão, utilizando-se de duas abordagens teóricas complementares: Visão Baseada em Recursos e Capacidades Dinâmicas. A investigação foi realizada através de um estudo de caso na Subway, umas das líderes do setor. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestururadas, análise documental e observação da operação de uma das unidades. Os resultados identificaram 11 recursos estratégicos: tamanho da rede, presença global, localizações não tradicionais, rede global de agentes de desenvolvimento, força da marca, acesso a insumos, know-how, reputação, recursos financeiros, capacidade de marketing e escritórios regionais/continentais. Foram identificadas capacidades dinâmicas voltadas à percepção das mudanças de mercado, desenvolvimento de produto, processos e tecnologia. A pesquisa demonstra que essas capacidades utilizam vários dos recursos identificados, fato que ratifica a complementaridade entre as abordagens. Após evidenciar diversas mudanças que ocorreram ao longo da história do fast-food e os movimentos adaptativos das principais redes, os autores o qualificam como um mercado moderadamente dinâmico. Conclui-se que a obtenção de um sucesso duradouro neste segmento exige não apenas a posse de recursos estratégicos, como também, o desenvolvimento de capacidades dinâmicas que permitam às empresas se adaptarem a dinâmica de mercado.This research aims to identify the sources of competitive advantage of a leading company in the fast food sector, where it is perceived a competition intensification resulting from a growing process of internationalization. Faced with the perception of a dynamic of changes in this sector and the verification of a longevity of the companies that lead it, it was considered as a presupposition that the sources of competitive advantage of the studied company go beyond its resources, covering capacities that allow it to adapt to the changes. The chosen theoretical framework reflects this understanding, using two complementary theoretical approaches: Resource Based View and Dynamic Capabilities. The research was conducted through a case study at Subway, one of the industry leaders. Data were collected through semi-structured interviews, documentary analysis and observation of the operation of one of the units. The results identified 11 strategic resources: chain size, global presence, nontraditional locations, global network of development agents, brand strength, access to inputs, know-how, reputation, financial resources, marketing capacity and regional offices. Dynamic capabilities were identified aimed at the perception of market changes, product development, processes and technology. It was evidenced that these capacities use several of the identified resources, fact that ratifies the complementarity between the approaches. After highlighting several changes that have occurred throughout fast-food history and the adaptive movements of the major networks, the authors rate it as a moderately dynamic market. It is concluded that achieving lasting success in this segment requires not only the possession of strategic resources, but also the development of dynamic capabilities that allow companies to adapt to market dynamics.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-09-21T20:44:26Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - João Victor da Fonseca Galvão.pdf: 1821717 bytes, checksum: d27adcdce4835830b857795540fcf722 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-09-28T17:59:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - João Victor da Fonseca Galvão.pdf: 1821717 bytes, checksum: d27adcdce4835830b857795540fcf722 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-28T17:59:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - João Victor da Fonseca Galvão.pdf: 1821717 bytes, checksum: d27adcdce4835830b857795540fcf722 (MD5)Ciências Sociais aplicadaGestão de empresasPlanejamento estratégicoComportamento organizacionalDesenvolvimento organizacionalEstudo de casocapacidades dinâmicasVisão Baseada em RecursosDa visão baseada em recursos às capacidades dinâmicas: um estudo de caso na Subwayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaNPGAUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação - João Victor da Fonseca Galvão.pdfDissertação - João Victor da Fonseca Galvão.pdfapplication/pdf1821717https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24268/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jo%c3%a3o%20Victor%20da%20Fonseca%20Galv%c3%a3o.pdfd27adcdce4835830b857795540fcf722MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24268/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertação - João Victor da Fonseca Galvão.pdf.txtDissertação - João Victor da Fonseca Galvão.pdf.txtExtracted texttext/plain442371https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24268/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jo%c3%a3o%20Victor%20da%20Fonseca%20Galv%c3%a3o.pdf.txt6753b4d37c2ac3fa57a133ccf702a085MD53ri/242682022-03-10 15:34:54.144oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T18:34:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da visão baseada em recursos às capacidades dinâmicas: um estudo de caso na Subway
title Da visão baseada em recursos às capacidades dinâmicas: um estudo de caso na Subway
spellingShingle Da visão baseada em recursos às capacidades dinâmicas: um estudo de caso na Subway
Galvão, João Victor da Fonseca
Ciências Sociais aplicada
Gestão de empresas
Planejamento estratégico
Comportamento organizacional
Desenvolvimento organizacional
Estudo de caso
capacidades dinâmicas
Visão Baseada em Recursos
title_short Da visão baseada em recursos às capacidades dinâmicas: um estudo de caso na Subway
title_full Da visão baseada em recursos às capacidades dinâmicas: um estudo de caso na Subway
title_fullStr Da visão baseada em recursos às capacidades dinâmicas: um estudo de caso na Subway
title_full_unstemmed Da visão baseada em recursos às capacidades dinâmicas: um estudo de caso na Subway
title_sort Da visão baseada em recursos às capacidades dinâmicas: um estudo de caso na Subway
author Galvão, João Victor da Fonseca
author_facet Galvão, João Victor da Fonseca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, João Victor da Fonseca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Júnior, Antônio Francisco de Almeida da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Quintella, Rogério Hermida
Monteiro, Augusto de Oliveira
contributor_str_mv Silva Júnior, Antônio Francisco de Almeida da
Quintella, Rogério Hermida
Monteiro, Augusto de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais aplicada
topic Ciências Sociais aplicada
Gestão de empresas
Planejamento estratégico
Comportamento organizacional
Desenvolvimento organizacional
Estudo de caso
capacidades dinâmicas
Visão Baseada em Recursos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de empresas
Planejamento estratégico
Comportamento organizacional
Desenvolvimento organizacional
Estudo de caso
capacidades dinâmicas
Visão Baseada em Recursos
description Esta pesquisa visa identificar as fontes de vantagem competitiva de uma empresa líder no segmento de fast-food, no qual se percebe um acirramento da competição resultante de um processo crescente de internacionalização. Diante da percepção de uma dinâmica de mudanças nesse setor e a constatação de uma longevidade das empresas que o lideram, considerou-se como pressuposto que as fontes de vantagem competitiva da empresa estudada vão além dos seus recursos, abrangendo capacidades que lhe permitem adaptar-se a mudanças. O referencial teórico escolhido reflete essa compreensão, utilizando-se de duas abordagens teóricas complementares: Visão Baseada em Recursos e Capacidades Dinâmicas. A investigação foi realizada através de um estudo de caso na Subway, umas das líderes do setor. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestururadas, análise documental e observação da operação de uma das unidades. Os resultados identificaram 11 recursos estratégicos: tamanho da rede, presença global, localizações não tradicionais, rede global de agentes de desenvolvimento, força da marca, acesso a insumos, know-how, reputação, recursos financeiros, capacidade de marketing e escritórios regionais/continentais. Foram identificadas capacidades dinâmicas voltadas à percepção das mudanças de mercado, desenvolvimento de produto, processos e tecnologia. A pesquisa demonstra que essas capacidades utilizam vários dos recursos identificados, fato que ratifica a complementaridade entre as abordagens. Após evidenciar diversas mudanças que ocorreram ao longo da história do fast-food e os movimentos adaptativos das principais redes, os autores o qualificam como um mercado moderadamente dinâmico. Conclui-se que a obtenção de um sucesso duradouro neste segmento exige não apenas a posse de recursos estratégicos, como também, o desenvolvimento de capacidades dinâmicas que permitam às empresas se adaptarem a dinâmica de mercado.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-28T17:59:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-28T17:59:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24268
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv NPGA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24268/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jo%c3%a3o%20Victor%20da%20Fonseca%20Galv%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24268/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24268/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Jo%c3%a3o%20Victor%20da%20Fonseca%20Galv%c3%a3o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d27adcdce4835830b857795540fcf722
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
6753b4d37c2ac3fa57a133ccf702a085
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502624633061376