Louças vidradas: de Portugal para o cemitério de Nazaré-BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33345 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Museologia (PPGMuseu), teve como foco o estudo de quatorze vasos de louças portuguesas que compõem a decoração do corredor central da ala mais antiga do Cemitério Nosso Senhor dos Aflitos, em Nazaré-Bahia. Trata-se de um estudo sob o prisma da cultura material, que através da pesquisa bibliográfica, documental e de campo buscou identificar a materialidade, analisar significados, reconhecer histórias e contextos que estão atrelados à importação desses vasos de louça vidrada e suas relações históricas, políticas, econômicas e sociais nessa cidade do Recôncavo, considerada referência na produção com argila, polo cerâmico do Estado da Bahia. Traz uma abordagem histórica sobre Nazaré e suas identificações enquanto cidade do rio Jaguaripe, cidade das farinhas e polo de olarias, pontuando a posição geográfica estratégica que contribuiu no seu desenvolvimento político e econômico, resultando em influências da metrópole, como a criação da Santa Casa de Misericórdia de Nazaré. Ao estudar a técnica de vidrar a cerâmica optou-se por realizar uma revisão bibliográfica sobre a evolução técnica utilizando a argila como suporte principal, identificando-a como marca histórico-cultural do ser humano sobre a terra. Ao abordar especificidades técnicas do vidrado, adotou-se um caminho metodológico apoiado nos estudos decoloniais, por meio de abordagens históricas acerca da trajetória da técnica de vidrar a louça, apresentada a partir de estudos nacionais e internacionais que pontuam a ocupação do continente europeu no século VII e as relações culturais estabelecidas com os povos árabes e seu fazer cerâmico. Construiu- se, também, uma análise histórica sobre a fábrica Carvalhinho - marca registrada em doze dos quatorze vasos - evidenciando-se predominância desse centro fabril no comércio de louças vidradas e porcelanas portuguesas. Por fim, trazemos reflexões acerca dos caminhos encontrados nesta dissertação e as relações estabelecidas por meio dos quatorze vasos de louça. |
id |
UFBA-2_e95c7d6a83dcef7839b69acb8604199a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33345 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Mota, Ritta Maria Morais CorreiaMota, Ritta Maria Morais CorreiaFreitas, Joseania Miranda deCunha, Marcelo Nascimento Bernardo daComerlato, FabianaFreitas, Joseania Miranda de2021-05-06T15:21:31Z2021-05-06T15:21:31Z2021-05-062020-12-17dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33345Este trabalho de pesquisa, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Museologia (PPGMuseu), teve como foco o estudo de quatorze vasos de louças portuguesas que compõem a decoração do corredor central da ala mais antiga do Cemitério Nosso Senhor dos Aflitos, em Nazaré-Bahia. Trata-se de um estudo sob o prisma da cultura material, que através da pesquisa bibliográfica, documental e de campo buscou identificar a materialidade, analisar significados, reconhecer histórias e contextos que estão atrelados à importação desses vasos de louça vidrada e suas relações históricas, políticas, econômicas e sociais nessa cidade do Recôncavo, considerada referência na produção com argila, polo cerâmico do Estado da Bahia. Traz uma abordagem histórica sobre Nazaré e suas identificações enquanto cidade do rio Jaguaripe, cidade das farinhas e polo de olarias, pontuando a posição geográfica estratégica que contribuiu no seu desenvolvimento político e econômico, resultando em influências da metrópole, como a criação da Santa Casa de Misericórdia de Nazaré. Ao estudar a técnica de vidrar a cerâmica optou-se por realizar uma revisão bibliográfica sobre a evolução técnica utilizando a argila como suporte principal, identificando-a como marca histórico-cultural do ser humano sobre a terra. Ao abordar especificidades técnicas do vidrado, adotou-se um caminho metodológico apoiado nos estudos decoloniais, por meio de abordagens históricas acerca da trajetória da técnica de vidrar a louça, apresentada a partir de estudos nacionais e internacionais que pontuam a ocupação do continente europeu no século VII e as relações culturais estabelecidas com os povos árabes e seu fazer cerâmico. Construiu- se, também, uma análise histórica sobre a fábrica Carvalhinho - marca registrada em doze dos quatorze vasos - evidenciando-se predominância desse centro fabril no comércio de louças vidradas e porcelanas portuguesas. Por fim, trazemos reflexões acerca dos caminhos encontrados nesta dissertação e as relações estabelecidas por meio dos quatorze vasos de louça.This research, conducted at the Post Graduate Program of Museology (PPGMuseu), focused on the study of fourteen Portuguese vases that make up the decoration of the central corridor of the oldest wing of the Cemetery Nosso Senhor dos Aflitos in the city of Nazareth in Bahia (Brazil). This study privileges the prism of material culture and through bibliographic, documentary and field research sought to identify materiality, to analyze meanings and to recognize stories and contexts linked to the import of the glazed pots and their historical, political, economic and social relations in that city of Recôncavo Baiano that is reference in clay’s pottery making. The region of Recôncavo is known as a ceramic pole of Bahia State. This study also brings a historical approach to the city of Nazaré and its identifications as a producer of manioc flour and clay's pots and a city integrated on Jaguaripe River. Its strategic geographical position contributed to its political and economic development, resulting in influences from the metropolis, such as the creation of Santa Casa da Misericórdia de Nazareth. Studying the technique of glazed ceramics required a bibliographic review on the evolution of ceramic technical and the identification of its historical-cultural mark in the development of human being on earth. In addressing the technical specificities of glazing, a methodological approach was adopted based on decolonial studies and historical approaches on the trajectory of the technique of enameled ceramic, presented from national and international studies that punctuate the occupation of the European continent in the Seventh century and the cultural relations established with the Arab peoples and their ceramic work. A historical analysis was also built on the Carvalhinho factory - a registered trademark on twelve of the fourteen glazed vessels - showing the predominance of this manufacturing center in the Portuguese glassware and porcelain trade. Finally, we bring reflections on the paths found in this dissertation and the relationships established through the fourteen pots of crockery.Submitted by Ritta Maria Morais Correia Mota (rittamaria_historia@yahoo.com.br) on 2021-05-03T01:15:37Z No. of bitstreams: 1 dissertação Ritta Maria Mota.pdf: 6501001 bytes, checksum: 22748d3f5781f057bdbb1253f9999610 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2021-05-06T15:21:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação Ritta Maria Mota.pdf: 6501001 bytes, checksum: 22748d3f5781f057bdbb1253f9999610 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-06T15:21:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação Ritta Maria Mota.pdf: 6501001 bytes, checksum: 22748d3f5781f057bdbb1253f9999610 (MD5)MuseologiaArte DecorativaCemitério Nosso Senhor dos Aflitos (Nazaré, BA)Faiança portuguesaFábrica CarvalhinhoLouças vidradas: de Portugal para o cemitério de Nazaré-BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em MuseologiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdissertação Ritta Maria Mota.pdfdissertação Ritta Maria Mota.pdfapplication/pdf6501001https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33345/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ritta%20Maria%20Mota.pdf22748d3f5781f057bdbb1253f9999610MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33345/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTdissertação Ritta Maria Mota.pdf.txtdissertação Ritta Maria Mota.pdf.txtExtracted texttext/plain229996https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33345/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ritta%20Maria%20Mota.pdf.txt02f1da0aad2303dd096de4934006b759MD53ri/333452022-07-05 14:03:56.177oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:56Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Louças vidradas: de Portugal para o cemitério de Nazaré-BA |
title |
Louças vidradas: de Portugal para o cemitério de Nazaré-BA |
spellingShingle |
Louças vidradas: de Portugal para o cemitério de Nazaré-BA Mota, Ritta Maria Morais Correia Museologia Arte Decorativa Cemitério Nosso Senhor dos Aflitos (Nazaré, BA) Faiança portuguesa Fábrica Carvalhinho |
title_short |
Louças vidradas: de Portugal para o cemitério de Nazaré-BA |
title_full |
Louças vidradas: de Portugal para o cemitério de Nazaré-BA |
title_fullStr |
Louças vidradas: de Portugal para o cemitério de Nazaré-BA |
title_full_unstemmed |
Louças vidradas: de Portugal para o cemitério de Nazaré-BA |
title_sort |
Louças vidradas: de Portugal para o cemitério de Nazaré-BA |
author |
Mota, Ritta Maria Morais Correia |
author_facet |
Mota, Ritta Maria Morais Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Ritta Maria Morais Correia Mota, Ritta Maria Morais Correia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Joseania Miranda de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da Comerlato, Fabiana Freitas, Joseania Miranda de |
contributor_str_mv |
Freitas, Joseania Miranda de Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da Comerlato, Fabiana Freitas, Joseania Miranda de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Museologia |
topic |
Museologia Arte Decorativa Cemitério Nosso Senhor dos Aflitos (Nazaré, BA) Faiança portuguesa Fábrica Carvalhinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Decorativa Cemitério Nosso Senhor dos Aflitos (Nazaré, BA) Faiança portuguesa Fábrica Carvalhinho |
description |
Este trabalho de pesquisa, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Museologia (PPGMuseu), teve como foco o estudo de quatorze vasos de louças portuguesas que compõem a decoração do corredor central da ala mais antiga do Cemitério Nosso Senhor dos Aflitos, em Nazaré-Bahia. Trata-se de um estudo sob o prisma da cultura material, que através da pesquisa bibliográfica, documental e de campo buscou identificar a materialidade, analisar significados, reconhecer histórias e contextos que estão atrelados à importação desses vasos de louça vidrada e suas relações históricas, políticas, econômicas e sociais nessa cidade do Recôncavo, considerada referência na produção com argila, polo cerâmico do Estado da Bahia. Traz uma abordagem histórica sobre Nazaré e suas identificações enquanto cidade do rio Jaguaripe, cidade das farinhas e polo de olarias, pontuando a posição geográfica estratégica que contribuiu no seu desenvolvimento político e econômico, resultando em influências da metrópole, como a criação da Santa Casa de Misericórdia de Nazaré. Ao estudar a técnica de vidrar a cerâmica optou-se por realizar uma revisão bibliográfica sobre a evolução técnica utilizando a argila como suporte principal, identificando-a como marca histórico-cultural do ser humano sobre a terra. Ao abordar especificidades técnicas do vidrado, adotou-se um caminho metodológico apoiado nos estudos decoloniais, por meio de abordagens históricas acerca da trajetória da técnica de vidrar a louça, apresentada a partir de estudos nacionais e internacionais que pontuam a ocupação do continente europeu no século VII e as relações culturais estabelecidas com os povos árabes e seu fazer cerâmico. Construiu- se, também, uma análise histórica sobre a fábrica Carvalhinho - marca registrada em doze dos quatorze vasos - evidenciando-se predominância desse centro fabril no comércio de louças vidradas e porcelanas portuguesas. Por fim, trazemos reflexões acerca dos caminhos encontrados nesta dissertação e as relações estabelecidas por meio dos quatorze vasos de louça. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-06T15:21:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-06T15:21:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33345 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
dissertação |
identifier_str_mv |
dissertação |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Museologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33345/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ritta%20Maria%20Mota.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33345/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33345/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ritta%20Maria%20Mota.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22748d3f5781f057bdbb1253f9999610 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 02f1da0aad2303dd096de4934006b759 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459627256348672 |