As potencialidades do computador portátil para a educação: Programa Um Computador Por Aluno (UCA)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32288 |
Resumo: | No atual contexto social temos presenciado várias mudanças provocadas pelo advento das tecnologias na sociedade contemporânea. Alteram-se as dinâmicas sociais, formas de interação e comunicação, possibilitando a construção de novas culturas. A escola, por ser uma instituição social e fazer parte desse contexto, enfrenta os desafios que são postos pela inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no seu ambiente. O uso das tecnologias no cenário educacional, articulado às práticas de ensino, favorece uma aprendizagem para além dos muros da escola, possibilitando que os sujeitos participem ativamente, como “cidadãos políticos” na sociedade. As escolas até tentam adaptar-se às mudanças provocadas pelo abalo das TIC, porém, essas tentativas, na maioria das vezes, não alcançam os seus objetivos propostos. As tecnologias são introduzidas nas salas de aulas como ferramentas, reproduzindo o modelo tradicional de ensino vigente. No entanto, a inserção de computadores portáteis na sala de aula, pode fazer com que as práticas pedagógicas sejam renovadas, no sentido de favorecer a criação de ambientes de aprendizagens que enfatizem o conhecimento construído entre aluno e professor. Assim, no que tange aos processos de inserção e uso das TIC nas escolas, este estudo monográfico buscou, através da experiência brasileira do Programa Um Computador por Aluno (UCA), analisar as potencialidades do computador portátil para a educação, na tentativa de superar as práticas pedagógicas enraizadas no modelo tradicional de ensino. Para tanto, realizamos o estudo com base na perspectiva da abordagem qualitativa, partindo em seguida para a revisão bibliográfica e avançando na busca de tentar compreender a problemática a partir das informações socializadas a respeito do Projeto UCA. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com pesquisadores envolvidos com o projeto, a fim de obtermos uma melhor compreensão das dinâmicas articuladas ao programa. Percebemos que o computador portátil possui um grande potencial para se constituir em algo inovador na educação do país. Porém, essa tecnologia móvel precisa ser vista como um elemento estruturante das práticas de ensino, pois, apesar do laptop favorecer as múltiplas culturas, novas linguagens, construção do conhecimento compartilhado e ampliação dos espaços de aprendizagens, ainda não foram exploradas todas as suas potencialidades. Isso porque o seu uso foi apenas numa perspectiva instrumental, como uma ferramenta para auxiliar o professor a trabalhar os seus conteúdos. Também, foi possível notar que as escolas não estão contribuindo para a vivência dos sujeitos na cibercultura, pois os professores não articulam suas práticas pedagógicas aos processos, ambientes e dinâmicas próprios das tecnologias para favorecer e potencializar a inclusão digital dos indivíduos. |
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Santos, Josélia Domingos dosSantos, Josélia Domingos dosBonilla, Maria Helena SilveiraBonilla, Maria Helena SilveiraSá, Maria Roseli Gomes Brito deCordeiro, Salete de Fátima Noro2020-10-06T00:48:57Z2020-10-06T00:48:57Z2020-10-052009TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32288No atual contexto social temos presenciado várias mudanças provocadas pelo advento das tecnologias na sociedade contemporânea. Alteram-se as dinâmicas sociais, formas de interação e comunicação, possibilitando a construção de novas culturas. A escola, por ser uma instituição social e fazer parte desse contexto, enfrenta os desafios que são postos pela inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no seu ambiente. O uso das tecnologias no cenário educacional, articulado às práticas de ensino, favorece uma aprendizagem para além dos muros da escola, possibilitando que os sujeitos participem ativamente, como “cidadãos políticos” na sociedade. As escolas até tentam adaptar-se às mudanças provocadas pelo abalo das TIC, porém, essas tentativas, na maioria das vezes, não alcançam os seus objetivos propostos. As tecnologias são introduzidas nas salas de aulas como ferramentas, reproduzindo o modelo tradicional de ensino vigente. No entanto, a inserção de computadores portáteis na sala de aula, pode fazer com que as práticas pedagógicas sejam renovadas, no sentido de favorecer a criação de ambientes de aprendizagens que enfatizem o conhecimento construído entre aluno e professor. Assim, no que tange aos processos de inserção e uso das TIC nas escolas, este estudo monográfico buscou, através da experiência brasileira do Programa Um Computador por Aluno (UCA), analisar as potencialidades do computador portátil para a educação, na tentativa de superar as práticas pedagógicas enraizadas no modelo tradicional de ensino. Para tanto, realizamos o estudo com base na perspectiva da abordagem qualitativa, partindo em seguida para a revisão bibliográfica e avançando na busca de tentar compreender a problemática a partir das informações socializadas a respeito do Projeto UCA. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com pesquisadores envolvidos com o projeto, a fim de obtermos uma melhor compreensão das dinâmicas articuladas ao programa. Percebemos que o computador portátil possui um grande potencial para se constituir em algo inovador na educação do país. Porém, essa tecnologia móvel precisa ser vista como um elemento estruturante das práticas de ensino, pois, apesar do laptop favorecer as múltiplas culturas, novas linguagens, construção do conhecimento compartilhado e ampliação dos espaços de aprendizagens, ainda não foram exploradas todas as suas potencialidades. Isso porque o seu uso foi apenas numa perspectiva instrumental, como uma ferramenta para auxiliar o professor a trabalhar os seus conteúdos. Também, foi possível notar que as escolas não estão contribuindo para a vivência dos sujeitos na cibercultura, pois os professores não articulam suas práticas pedagógicas aos processos, ambientes e dinâmicas próprios das tecnologias para favorecer e potencializar a inclusão digital dos indivíduos.Submitted by Rafaela Bispo (bispo.rafaela@ufba.br) on 2020-10-02T21:06:38Z No. of bitstreams: 1 Monografia de Josélia Santos.pdf: 679705 bytes, checksum: 8db51b9c6a3157c1df6352c0fc18391a (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2020-10-06T00:48:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia de Josélia Santos.pdf: 679705 bytes, checksum: 8db51b9c6a3157c1df6352c0fc18391a (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-06T00:48:57Z (GMT). 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