Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Joana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088
Resumo: Este artigo discute as questões que emergiram em uma pesquisa sobre aformação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar nocontexto do Programa Um Computador por Aluno no estado de Goiás. Estasquestões são abordadas através da convergência de dois eixos temáticos:1) a formação de professores e a 2) inclusão digital via ambiente escolar,com base em princípios do materialismo histórico-dialético. A contradiçãoe a alienação são utilizadas para colocar em questão o conceito de inclusãodigital e para demonstrar que o modelo formativo docente teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se emuma racionalidade instrumental.
id UFPR-4_331ad4de2c7cc1a9dbc315c9c49b8c7f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/46088
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por AlunoEducação; Tópicos Específicos de EducaçãoMaterialismo histórico-dialético; Formação de professores; Inclusão digital via ambiente escolar; Laptop educacional; Tecnologia e educação.Tecnologia EducacionalEste artigo discute as questões que emergiram em uma pesquisa sobre aformação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar nocontexto do Programa Um Computador por Aluno no estado de Goiás. Estasquestões são abordadas através da convergência de dois eixos temáticos:1) a formação de professores e a 2) inclusão digital via ambiente escolar,com base em princípios do materialismo histórico-dialético. A contradiçãoe a alienação são utilizadas para colocar em questão o conceito de inclusãodigital e para demonstrar que o modelo formativo docente teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se emuma racionalidade instrumental.UFPRFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGPeixoto, JoanaEchalar, Adda Daniela Lima Figueiredo2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-222Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-222Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-2221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088/29234https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088/30250Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/46088Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
title Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
spellingShingle Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
Peixoto, Joana
Educação; Tópicos Específicos de Educação
Materialismo histórico-dialético; Formação de professores; Inclusão digital via ambiente escolar; Laptop educacional; Tecnologia e educação.
Tecnologia Educacional
title_short Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
title_full Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
title_fullStr Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
title_full_unstemmed Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
title_sort Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
author Peixoto, Joana
author_facet Peixoto, Joana
Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
author_role author
author2 Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Joana
Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos de Educação
Materialismo histórico-dialético; Formação de professores; Inclusão digital via ambiente escolar; Laptop educacional; Tecnologia e educação.
Tecnologia Educacional
topic Educação; Tópicos Específicos de Educação
Materialismo histórico-dialético; Formação de professores; Inclusão digital via ambiente escolar; Laptop educacional; Tecnologia e educação.
Tecnologia Educacional
description Este artigo discute as questões que emergiram em uma pesquisa sobre aformação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar nocontexto do Programa Um Computador por Aluno no estado de Goiás. Estasquestões são abordadas através da convergência de dois eixos temáticos:1) a formação de professores e a 2) inclusão digital via ambiente escolar,com base em princípios do materialismo histórico-dialético. A contradiçãoe a alienação são utilizadas para colocar em questão o conceito de inclusãodigital e para demonstrar que o modelo formativo docente teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se emuma racionalidade instrumental.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088/29234
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088/30250
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-222
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-222
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-222
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894190161920