DUAS LINGUAGENS: RESSIGNIFICAÇÕES INFINITAS A comédia grega Lisístrata e a produção cinematográfica A Fonte das Mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Rosana Araújo da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28851
Resumo: Literatura e cinema, como formas de linguagem e expressão artística, têm dialogado de maneira cada vez mais próxima. Ao pensar em uma nova versão para determinada obra, a recriação – o texto de chegada – surge com múltiplas possibilidades interpretativas, sem, no entanto, perder os “rastros” do texto de partida. É sob esse prisma que a presente dissertação objetiva mostrar o filme A Fonte das Mulheres, de Radu Mihaileanu, como uma tradução intersemiótica da comédia grega Lisístrata, de Aristófanes. Na comédia, a personagem Lisístrata recomenda uma greve de sexo, com o intuito de pôr um fim às guerras entre atenienses e espartanos. O filme, por sua vez, está centrado na greve de sexo insinuada pela jovem muçulmana Leila, com a intenção de propor um fim à exploração feminina pelos homens em uma pequena vila. Isso significa dizer que o processo da análise contrastiva entre o texto literário Lisístrata e o texto fílmico A Fonte das Mulheres mostra que a tão debatida oposição livro/filme tende a se transformar cada vez mais numa relação de “suplemento”, reafirmando que todo texto é completo em si mesmo, mas traz em si as particularidades de visão de cada autor que se propõe a ressignificá-lo.
id UFBA-2_e9ddebdd2db5244e6058d68cd3948fd1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/28851
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Amorim, Rosana Araújo da SilvaHolzhausen, MarleneCarmo, Tereza Pereira doSilva, Luciene LagesSouza, Carla Dameane Pereira de Souza2019-03-14T18:25:56Z2019-03-14T18:25:56Z2019-03-142016http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28851Literatura e cinema, como formas de linguagem e expressão artística, têm dialogado de maneira cada vez mais próxima. Ao pensar em uma nova versão para determinada obra, a recriação – o texto de chegada – surge com múltiplas possibilidades interpretativas, sem, no entanto, perder os “rastros” do texto de partida. É sob esse prisma que a presente dissertação objetiva mostrar o filme A Fonte das Mulheres, de Radu Mihaileanu, como uma tradução intersemiótica da comédia grega Lisístrata, de Aristófanes. Na comédia, a personagem Lisístrata recomenda uma greve de sexo, com o intuito de pôr um fim às guerras entre atenienses e espartanos. O filme, por sua vez, está centrado na greve de sexo insinuada pela jovem muçulmana Leila, com a intenção de propor um fim à exploração feminina pelos homens em uma pequena vila. Isso significa dizer que o processo da análise contrastiva entre o texto literário Lisístrata e o texto fílmico A Fonte das Mulheres mostra que a tão debatida oposição livro/filme tende a se transformar cada vez mais numa relação de “suplemento”, reafirmando que todo texto é completo em si mesmo, mas traz em si as particularidades de visão de cada autor que se propõe a ressignificá-lo.Literature and film, as forms of language and artistic expression, have dialogued so ever closer. When thinking of a new version of a given work, the recreation – the target text – comes up with multiple possible interpretations, without, however, losing the "traces" of the source text. It is in this perspective that the present dissertation aims to show the film The Source of Women, by Radu Mihaileanu, as a intersemiotic translation of the Greek comedy Lysistrata, by Aristophanes. In comedy, Lysistrata character recommends a strike of sex, in order to put an end to wars between Athenians and Spartans. The film, in turn, is centered on insinuated sex strike by the young Muslim Leila, with the intention to propose an end to women's exploitation by men in a small village. This means that the process of analysis contrastive between the literary text Lysistrata and the filmic text The Women Source shows that the much debated book opposition / film tends to become increasingly a relationship of "supplement", reaffirming that all text is complete in itself, but brings with it the vision of each author's particular it proposes to offering new significance it.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-03-11T17:19:12Z No. of bitstreams: 1 ROSANA pdf.pdf: 1430247 bytes, checksum: 64e7b8a537c3aed73bdf5210fba67336 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-03-14T18:25:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSANA pdf.pdf: 1430247 bytes, checksum: 64e7b8a537c3aed73bdf5210fba67336 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-14T18:25:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSANA pdf.pdf: 1430247 bytes, checksum: 64e7b8a537c3aed73bdf5210fba67336 (MD5)LetrasLiteraturaCinemaRessignificaçãoLisístrataA Fonte das MulheresAristófanesRadu MihaileanuDUAS LINGUAGENS: RESSIGNIFICAÇÕES INFINITAS A comédia grega Lisístrata e a produção cinematográfica A Fonte das Mulheresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALROSANA pdf.pdfROSANA pdf.pdfapplication/pdf1430247https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28851/1/ROSANA%20pdf.pdf64e7b8a537c3aed73bdf5210fba67336MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28851/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTROSANA pdf.pdf.txtROSANA pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain242306https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28851/3/ROSANA%20pdf.pdf.txtf139d649d6ca64cd04684922cc27e376MD53ri/288512022-03-10 14:33:59.046oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:33:59Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv DUAS LINGUAGENS: RESSIGNIFICAÇÕES INFINITAS A comédia grega Lisístrata e a produção cinematográfica A Fonte das Mulheres
title DUAS LINGUAGENS: RESSIGNIFICAÇÕES INFINITAS A comédia grega Lisístrata e a produção cinematográfica A Fonte das Mulheres
spellingShingle DUAS LINGUAGENS: RESSIGNIFICAÇÕES INFINITAS A comédia grega Lisístrata e a produção cinematográfica A Fonte das Mulheres
Amorim, Rosana Araújo da Silva
Letras
Literatura
Cinema
Ressignificação
Lisístrata
A Fonte das Mulheres
Aristófanes
Radu Mihaileanu
title_short DUAS LINGUAGENS: RESSIGNIFICAÇÕES INFINITAS A comédia grega Lisístrata e a produção cinematográfica A Fonte das Mulheres
title_full DUAS LINGUAGENS: RESSIGNIFICAÇÕES INFINITAS A comédia grega Lisístrata e a produção cinematográfica A Fonte das Mulheres
title_fullStr DUAS LINGUAGENS: RESSIGNIFICAÇÕES INFINITAS A comédia grega Lisístrata e a produção cinematográfica A Fonte das Mulheres
title_full_unstemmed DUAS LINGUAGENS: RESSIGNIFICAÇÕES INFINITAS A comédia grega Lisístrata e a produção cinematográfica A Fonte das Mulheres
title_sort DUAS LINGUAGENS: RESSIGNIFICAÇÕES INFINITAS A comédia grega Lisístrata e a produção cinematográfica A Fonte das Mulheres
author Amorim, Rosana Araújo da Silva
author_facet Amorim, Rosana Araújo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Rosana Araújo da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Holzhausen, Marlene
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carmo, Tereza Pereira do
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Luciene Lages
Souza, Carla Dameane Pereira de Souza
contributor_str_mv Holzhausen, Marlene
Carmo, Tereza Pereira do
Silva, Luciene Lages
Souza, Carla Dameane Pereira de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
topic Letras
Literatura
Cinema
Ressignificação
Lisístrata
A Fonte das Mulheres
Aristófanes
Radu Mihaileanu
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Cinema
Ressignificação
Lisístrata
A Fonte das Mulheres
Aristófanes
Radu Mihaileanu
description Literatura e cinema, como formas de linguagem e expressão artística, têm dialogado de maneira cada vez mais próxima. Ao pensar em uma nova versão para determinada obra, a recriação – o texto de chegada – surge com múltiplas possibilidades interpretativas, sem, no entanto, perder os “rastros” do texto de partida. É sob esse prisma que a presente dissertação objetiva mostrar o filme A Fonte das Mulheres, de Radu Mihaileanu, como uma tradução intersemiótica da comédia grega Lisístrata, de Aristófanes. Na comédia, a personagem Lisístrata recomenda uma greve de sexo, com o intuito de pôr um fim às guerras entre atenienses e espartanos. O filme, por sua vez, está centrado na greve de sexo insinuada pela jovem muçulmana Leila, com a intenção de propor um fim à exploração feminina pelos homens em uma pequena vila. Isso significa dizer que o processo da análise contrastiva entre o texto literário Lisístrata e o texto fílmico A Fonte das Mulheres mostra que a tão debatida oposição livro/filme tende a se transformar cada vez mais numa relação de “suplemento”, reafirmando que todo texto é completo em si mesmo, mas traz em si as particularidades de visão de cada autor que se propõe a ressignificá-lo.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-14T18:25:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-14T18:25:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28851
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28851/1/ROSANA%20pdf.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28851/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28851/3/ROSANA%20pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 64e7b8a537c3aed73bdf5210fba67336
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
f139d649d6ca64cd04684922cc27e376
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502672999677952