O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30105 |
Resumo: | O presente trabalho se constitui de um estudo do filme publicitário de horror, a partir da metodologia de análise denominada Poética do Cinema, que busca entender um material expressivo a partir da sua configuração interna, suas estratégias de agenciamento de efeitos num receptor possível. Busca-se verificar a existência de um “gênero” do comercial de horror, bem como entender como ocorre a apropriação do horror pelo filme publicitário, a relação dos efeitos típicos do horror com o necessário processo persuasivo que é, afinal, o objetivo maior destes materiais. A tese defendida é a de que tais comerciais de horror estão necessariamente baseados em estratégias que produzem, no espectador, um reconhecimento, derivado do uso de recursos típicos da gramática do horror. Para tanto, foram analisados dez comerciais televisivos, classificados em duas categorias, que diferem, sobretudo, pelo uso dos efeitos típicos do horror: os filmes paródicos e os filmes de homenagem. São abordados aspectos relevantes de cada uma dessas espécies de filmes publicitários de horror, bem como o processo de adaptação do horror ao formato reduzido do comercial. |
id |
UFBA-2_ead2b34065c7c7618e9a80e7e0892710 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/30105 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Aneas, Tatiana GuenagaAneas, Tatiana GuenagaGomes, Wilson da Silva2019-07-19T12:15:00Z2019-07-19T12:15:00Z2019-07-192007Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30105O presente trabalho se constitui de um estudo do filme publicitário de horror, a partir da metodologia de análise denominada Poética do Cinema, que busca entender um material expressivo a partir da sua configuração interna, suas estratégias de agenciamento de efeitos num receptor possível. Busca-se verificar a existência de um “gênero” do comercial de horror, bem como entender como ocorre a apropriação do horror pelo filme publicitário, a relação dos efeitos típicos do horror com o necessário processo persuasivo que é, afinal, o objetivo maior destes materiais. A tese defendida é a de que tais comerciais de horror estão necessariamente baseados em estratégias que produzem, no espectador, um reconhecimento, derivado do uso de recursos típicos da gramática do horror. Para tanto, foram analisados dez comerciais televisivos, classificados em duas categorias, que diferem, sobretudo, pelo uso dos efeitos típicos do horror: os filmes paródicos e os filmes de homenagem. São abordados aspectos relevantes de cada uma dessas espécies de filmes publicitários de horror, bem como o processo de adaptação do horror ao formato reduzido do comercial.Submitted by Larissa Silva (laribrito05@hotmail.com) on 2019-07-18T14:03:47Z No. of bitstreams: 1 TATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdf: 405580 bytes, checksum: 53a1e9df4fcfe2c1c6d9dcf93c6415b2 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-07-19T12:15:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdf: 405580 bytes, checksum: 53a1e9df4fcfe2c1c6d9dcf93c6415b2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-19T12:15:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdf: 405580 bytes, checksum: 53a1e9df4fcfe2c1c6d9dcf93c6415b2 (MD5)ComunicaçãoComercialFilme publicitárioHorrorProdução de efeitosPoéticaO comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdfTATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdfapplication/pdf405580https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/1/TATIANA%20ANEAS%20MONOGRAFIA.pdf53a1e9df4fcfe2c1c6d9dcf93c6415b2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1353https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/2/license.txt3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5edMD52TEXTTATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdf.txtTATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdf.txtExtracted texttext/plain218588https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/3/TATIANA%20ANEAS%20MONOGRAFIA.pdf.txtb7e1e6adfe062d61f464c59213c0e27bMD53ri/301052022-08-23 09:46:27.394oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:27Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea |
title |
O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea |
spellingShingle |
O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea Aneas, Tatiana Guenaga Comunicação Comercial Filme publicitário Horror Produção de efeitos Poética |
title_short |
O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea |
title_full |
O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea |
title_fullStr |
O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea |
title_full_unstemmed |
O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea |
title_sort |
O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea |
author |
Aneas, Tatiana Guenaga |
author_facet |
Aneas, Tatiana Guenaga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aneas, Tatiana Guenaga Aneas, Tatiana Guenaga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Wilson da Silva |
contributor_str_mv |
Gomes, Wilson da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Comercial Filme publicitário Horror Produção de efeitos Poética |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comercial Filme publicitário Horror Produção de efeitos Poética |
description |
O presente trabalho se constitui de um estudo do filme publicitário de horror, a partir da metodologia de análise denominada Poética do Cinema, que busca entender um material expressivo a partir da sua configuração interna, suas estratégias de agenciamento de efeitos num receptor possível. Busca-se verificar a existência de um “gênero” do comercial de horror, bem como entender como ocorre a apropriação do horror pelo filme publicitário, a relação dos efeitos típicos do horror com o necessário processo persuasivo que é, afinal, o objetivo maior destes materiais. A tese defendida é a de que tais comerciais de horror estão necessariamente baseados em estratégias que produzem, no espectador, um reconhecimento, derivado do uso de recursos típicos da gramática do horror. Para tanto, foram analisados dez comerciais televisivos, classificados em duas categorias, que diferem, sobretudo, pelo uso dos efeitos típicos do horror: os filmes paródicos e os filmes de homenagem. São abordados aspectos relevantes de cada uma dessas espécies de filmes publicitários de horror, bem como o processo de adaptação do horror ao formato reduzido do comercial. |
publishDate |
2007 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-19T12:15:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-19T12:15:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30105 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Monografia |
identifier_str_mv |
Monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/1/TATIANA%20ANEAS%20MONOGRAFIA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/3/TATIANA%20ANEAS%20MONOGRAFIA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
53a1e9df4fcfe2c1c6d9dcf93c6415b2 3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5ed b7e1e6adfe062d61f464c59213c0e27b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459597636173824 |