O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aneas, Tatiana Guenaga
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30105
Resumo: O presente trabalho se constitui de um estudo do filme publicitário de horror, a partir da metodologia de análise denominada Poética do Cinema, que busca entender um material expressivo a partir da sua configuração interna, suas estratégias de agenciamento de efeitos num receptor possível. Busca-se verificar a existência de um “gênero” do comercial de horror, bem como entender como ocorre a apropriação do horror pelo filme publicitário, a relação dos efeitos típicos do horror com o necessário processo persuasivo que é, afinal, o objetivo maior destes materiais. A tese defendida é a de que tais comerciais de horror estão necessariamente baseados em estratégias que produzem, no espectador, um reconhecimento, derivado do uso de recursos típicos da gramática do horror. Para tanto, foram analisados dez comerciais televisivos, classificados em duas categorias, que diferem, sobretudo, pelo uso dos efeitos típicos do horror: os filmes paródicos e os filmes de homenagem. São abordados aspectos relevantes de cada uma dessas espécies de filmes publicitários de horror, bem como o processo de adaptação do horror ao formato reduzido do comercial.
id UFBA-2_ead2b34065c7c7618e9a80e7e0892710
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30105
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Aneas, Tatiana GuenagaAneas, Tatiana GuenagaGomes, Wilson da Silva2019-07-19T12:15:00Z2019-07-19T12:15:00Z2019-07-192007Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30105O presente trabalho se constitui de um estudo do filme publicitário de horror, a partir da metodologia de análise denominada Poética do Cinema, que busca entender um material expressivo a partir da sua configuração interna, suas estratégias de agenciamento de efeitos num receptor possível. Busca-se verificar a existência de um “gênero” do comercial de horror, bem como entender como ocorre a apropriação do horror pelo filme publicitário, a relação dos efeitos típicos do horror com o necessário processo persuasivo que é, afinal, o objetivo maior destes materiais. A tese defendida é a de que tais comerciais de horror estão necessariamente baseados em estratégias que produzem, no espectador, um reconhecimento, derivado do uso de recursos típicos da gramática do horror. Para tanto, foram analisados dez comerciais televisivos, classificados em duas categorias, que diferem, sobretudo, pelo uso dos efeitos típicos do horror: os filmes paródicos e os filmes de homenagem. São abordados aspectos relevantes de cada uma dessas espécies de filmes publicitários de horror, bem como o processo de adaptação do horror ao formato reduzido do comercial.Submitted by Larissa Silva (laribrito05@hotmail.com) on 2019-07-18T14:03:47Z No. of bitstreams: 1 TATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdf: 405580 bytes, checksum: 53a1e9df4fcfe2c1c6d9dcf93c6415b2 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-07-19T12:15:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdf: 405580 bytes, checksum: 53a1e9df4fcfe2c1c6d9dcf93c6415b2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-19T12:15:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdf: 405580 bytes, checksum: 53a1e9df4fcfe2c1c6d9dcf93c6415b2 (MD5)ComunicaçãoComercialFilme publicitárioHorrorProdução de efeitosPoéticaO comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdfTATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdfapplication/pdf405580https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/1/TATIANA%20ANEAS%20MONOGRAFIA.pdf53a1e9df4fcfe2c1c6d9dcf93c6415b2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1353https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/2/license.txt3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5edMD52TEXTTATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdf.txtTATIANA ANEAS MONOGRAFIA.pdf.txtExtracted texttext/plain218588https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/3/TATIANA%20ANEAS%20MONOGRAFIA.pdf.txtb7e1e6adfe062d61f464c59213c0e27bMD53ri/301052022-08-23 09:46:27.394oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:27Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea
title O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea
spellingShingle O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea
Aneas, Tatiana Guenaga
Comunicação
Comercial
Filme publicitário
Horror
Produção de efeitos
Poética
title_short O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea
title_full O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea
title_fullStr O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea
title_full_unstemmed O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea
title_sort O comercial de horror um estudo sobre as estratégias de produção de efeitos da publicidade contemporânea
author Aneas, Tatiana Guenaga
author_facet Aneas, Tatiana Guenaga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aneas, Tatiana Guenaga
Aneas, Tatiana Guenaga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Wilson da Silva
contributor_str_mv Gomes, Wilson da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Comercial
Filme publicitário
Horror
Produção de efeitos
Poética
dc.subject.por.fl_str_mv Comercial
Filme publicitário
Horror
Produção de efeitos
Poética
description O presente trabalho se constitui de um estudo do filme publicitário de horror, a partir da metodologia de análise denominada Poética do Cinema, que busca entender um material expressivo a partir da sua configuração interna, suas estratégias de agenciamento de efeitos num receptor possível. Busca-se verificar a existência de um “gênero” do comercial de horror, bem como entender como ocorre a apropriação do horror pelo filme publicitário, a relação dos efeitos típicos do horror com o necessário processo persuasivo que é, afinal, o objetivo maior destes materiais. A tese defendida é a de que tais comerciais de horror estão necessariamente baseados em estratégias que produzem, no espectador, um reconhecimento, derivado do uso de recursos típicos da gramática do horror. Para tanto, foram analisados dez comerciais televisivos, classificados em duas categorias, que diferem, sobretudo, pelo uso dos efeitos típicos do horror: os filmes paródicos e os filmes de homenagem. São abordados aspectos relevantes de cada uma dessas espécies de filmes publicitários de horror, bem como o processo de adaptação do horror ao formato reduzido do comercial.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-19T12:15:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-19T12:15:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30105
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Monografia
identifier_str_mv Monografia
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/1/TATIANA%20ANEAS%20MONOGRAFIA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30105/3/TATIANA%20ANEAS%20MONOGRAFIA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 53a1e9df4fcfe2c1c6d9dcf93c6415b2
3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5ed
b7e1e6adfe062d61f464c59213c0e27b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459597636173824