WAKANDA FOREVER: REINVINDICAÇÕES DE AFROFUTUROS EM TORNO DO PANTERA NEGRA CHADWICK BOSEMAN.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37499 |
Resumo: | A dissertação analisa articulações entre performances afrofuturistas, negritudes e cultura pop em torno da “pantera negra” Chadwick Boseman, cujo falecimento em 2020 é aqui encarado como vetor midiático que nos faz ver, nas ambiências digitais, uma rede de reivindicações afrodiaspóricas configuradas e reconfiguradas pelo gesto Wakanda Forever. O vetor midiático é localizado a partir do tweet que confirmou o falecimento do ator norte-americano Chadwick Boseman, postado em 29 de agosto de 2020, na sua própria conta oficial no Twitter. A partir deste tweet, aqui encarado como um disparo midiático, foram mapeadas e analisadas expressões comunicacionais nessa plataforma e no Instagram, totalizando 21 posts, entre vídeos, imagens e depoimentos, através das tags #wakandaforever #chadwickboseman e #panteranegra, que evidenciam diversos corpos negros articulados em torno da saudação ao personagem/ator. O problema desta dissertação se debruça sobre como o filme Pantera Negra (2018), a partir da força de seu protagonista, é reverberado em diversos outros corpos negros protagonistas (seja no mainstream, seja na vida cotidiana) com a morte do ator Chadwick Boseman em 2020. Como esse disparo midiático revela, reitera e ressignifica uma rede de reinvindicações atravessada por narrativas afrofuturistas e experiências de negritudes articuladas a componentes especulativos. Isso nos permite compreender certas mutações culturais, trânsitos, transformações e éticas de possibilidades incorporadas, no âmbito da cultura pop global, pelo gesto Wakanda Forever, compreendido neste trabalho pela perspectiva da performance. A ideia de pop, nesta pesquisa, é compreendida pela perspectiva da nebulosa afetiva (JANOTTI JR.; SOARES, 2015) e as discussões sobre afrofutirismos, diáporas e negritudes se amparam em referências de autores e autoras negras, tais quais Stuart Hall (2013), Paul Gilroy (1993), Marimba Ani (1994), Aza Njeri (2015), Sueli Carneiro (2005), Achille Mbembe (2018), Fábio Kabral (2020), Kênia Freitas (2018), Michael Boyce Gillespie (2016), Molefi K. Asante (2009) e Kabengele Munanga (2012). O aporte teórico-metodológico engloba a noção de audiovisual em rede (GUTMANN, 2021), o conceito de performance enquanto comportamento restaurado (SCHECHNER, 2013) e enquanto incorporação, arquivo e repertório (TAYLOR, 2013) e o mapa das mutações culturais (MARTÍN-BARBERO, 2009). |
id |
UFBA-2_eafe9afb96b377ce12a745d88604258e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37499 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-08-04T12:16:53Z2023-08-04T12:16:53Z2022-02-17SILVA.A.S Wakanda Forever: reinvindicações de afrofuturos em torno do pantera negra Chadwick Boseman. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2022https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37499A dissertação analisa articulações entre performances afrofuturistas, negritudes e cultura pop em torno da “pantera negra” Chadwick Boseman, cujo falecimento em 2020 é aqui encarado como vetor midiático que nos faz ver, nas ambiências digitais, uma rede de reivindicações afrodiaspóricas configuradas e reconfiguradas pelo gesto Wakanda Forever. O vetor midiático é localizado a partir do tweet que confirmou o falecimento do ator norte-americano Chadwick Boseman, postado em 29 de agosto de 2020, na sua própria conta oficial no Twitter. A partir deste tweet, aqui encarado como um disparo midiático, foram mapeadas e analisadas expressões comunicacionais nessa plataforma e no Instagram, totalizando 21 posts, entre vídeos, imagens e depoimentos, através das tags #wakandaforever #chadwickboseman e #panteranegra, que evidenciam diversos corpos negros articulados em torno da saudação ao personagem/ator. O problema desta dissertação se debruça sobre como o filme Pantera Negra (2018), a partir da força de seu protagonista, é reverberado em diversos outros corpos negros protagonistas (seja no mainstream, seja na vida cotidiana) com a morte do ator Chadwick Boseman em 2020. Como esse disparo midiático revela, reitera e ressignifica uma rede de reinvindicações atravessada por narrativas afrofuturistas e experiências de negritudes articuladas a componentes especulativos. Isso nos permite compreender certas mutações culturais, trânsitos, transformações e éticas de possibilidades incorporadas, no âmbito da cultura pop global, pelo gesto Wakanda Forever, compreendido neste trabalho pela perspectiva da performance. A ideia de pop, nesta pesquisa, é compreendida pela perspectiva da nebulosa afetiva (JANOTTI JR.; SOARES, 2015) e as discussões sobre afrofutirismos, diáporas e negritudes se amparam em referências de autores e autoras negras, tais quais Stuart Hall (2013), Paul Gilroy (1993), Marimba Ani (1994), Aza Njeri (2015), Sueli Carneiro (2005), Achille Mbembe (2018), Fábio Kabral (2020), Kênia Freitas (2018), Michael Boyce Gillespie (2016), Molefi K. Asante (2009) e Kabengele Munanga (2012). O aporte teórico-metodológico engloba a noção de audiovisual em rede (GUTMANN, 2021), o conceito de performance enquanto comportamento restaurado (SCHECHNER, 2013) e enquanto incorporação, arquivo e repertório (TAYLOR, 2013) e o mapa das mutações culturais (MARTÍN-BARBERO, 2009).The dissertation analyzes articulations between Afrofuturist performances, blackness and pop culture around the “black panther” Chadwick Boseman, whose death in 2020 is seen here as a media vector that makes us see, in digital environments, a network of aphrodiaspora claims configured and reconfigured by Wakanda Forever gesture. The media vector is located from the tweet that confirmed the death of American actor Chadwick Boseman, posted on August 29, 2020, in his own official Twitter account. From this tweet, seen here as a media trigger, communication expressions were mapped and analyzed on this platform and on Instagram, totaling 21 posts, including videos, images and testimonials, through the tags #wakandaforever #chadwickboseman and #panteranegra, which show various bodies black people articulated around the greeting to the character/actor. The problem of this dissertation focuses on how the film Black Panther (2018), from the strength of its protagonist, is reverberated in several other black bodies protagonists (whether in the mainstream or in everyday life) with the death of actor Chadwick Boseman, in 2020. As this media release reveals, reiterates and gives new meaning to a network of claims crossed by Afrofuturist narratives and experiences of blackness articulated with speculative components. This allows us to understand certain cultural mutations, transits, transformations and ethics of possibilities incorporated, within the scope of global pop culture, by the Wakanda Forever gesture, understood in this work from the perspective of performance. The idea of pop, in this research, is understood from the perspective of the affective nebula (JANOTTI JR E SOARES, 2015) and the discussions about Afrofutirisms, diaporas and blackness are supported by references from black authors and authors, such as Stuart Hall (2013), Paul Gilroy (1993), Marimba Ani (1994), Aza Njeri (2015), Sueli CARNEIRO (2005), Achille Mbembe (2018), Fábio Kabral (2020), Kênia Freitas (2018), Michael Boyce Gillespie (2016), Molefi K. Asante (2009) and Kabengele Munanga (2012). The theoretical- methodological approach encompasses the notion of networked audiovisual (GUTMANN, 2021), the concept of performance as restored behavior (SCHECHNER, 2013) and as incorporation, archive and repertoire (TAYLOR, 2013) and the map of cultural mutations (MARTÍN -BARBERO, 2009).Submitted by Alexandre Da Silva (ale_souzasilva@hotmail.com) on 2023-08-01T11:15:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO ALEXANDRE SOUZA DA SILVA WAKANDA FOREVER FINALIZADA.pdf: 5242535 bytes, checksum: 3f7667b81d7558986be2355af344ffcc (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-08-04T12:16:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO ALEXANDRE SOUZA DA SILVA WAKANDA FOREVER FINALIZADA.pdf: 5242535 bytes, checksum: 3f7667b81d7558986be2355af344ffcc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-04T12:16:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO ALEXANDRE SOUZA DA SILVA WAKANDA FOREVER FINALIZADA.pdf: 5242535 bytes, checksum: 3f7667b81d7558986be2355af344ffcc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-02-17CNPQporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) UFBABrasilFaculdade de ComunicaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAfrofuturismsPop cultureBlacknessBlack pantherChadwick bosemanciências sociais aplicadasComunicaçãoEstudos AfrodiaspóricosAfrofuturismosCultura popNegritudesPantera negraChadwick BosemanWAKANDA FOREVER: REINVINDICAÇÕES DE AFROFUTUROS EM TORNO DO PANTERA NEGRA CHADWICK BOSEMAN.WAKANDA FOREVER: AFROFUTURISM CLAIMS AROUND BLACK PANTHER CHADWICK BOSEMAN.Mestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionGutmann, Juliana Freirehttps://orcid.org/0000-0002-4760-670Xhttp://lattes.cnpq.br/1713091767353588Queiroz, Tobias Arrudahttps://orcid.org/0000-0001-9311-846Xhttp://lattes.cnpq.br/4370073374353519Ferreira, Thiago Emanoelhttps://orcid.org/0000-0003-0657-645Xhttp://lattes.cnpq.br/1749689036107106Gutmann, Juliana Freirehttps://orcid.org/0000-0002-4760-670Xhttp://lattes.cnpq.br/1713091767353588https://orcid.org/0009-0002-0345-7375http://lattes.cnpq.br/7449876695340912SILVA, Alexandre Souza daSilva, A.S. (2022). Wakanda Forever: reinvindicações de afrofuturos em torno do pantera negra Chadwick Boseman. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTDISSERTAÇÃO ALEXANDRE SOUZA DA SILVA WAKANDA FOREVER FINALIZADA.pdf.txtDISSERTAÇÃO ALEXANDRE SOUZA DA SILVA WAKANDA FOREVER FINALIZADA.pdf.txtExtracted texttext/plain429715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37499/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20ALEXANDRE%20SOUZA%20DA%20SILVA%20WAKANDA%20FOREVER%20FINALIZADA.pdf.txte717fdf512a4582b0b5f520f8c5a9336MD54ORIGINALDISSERTAÇÃO ALEXANDRE SOUZA DA SILVA WAKANDA FOREVER FINALIZADA.pdfDISSERTAÇÃO ALEXANDRE SOUZA DA SILVA WAKANDA FOREVER FINALIZADA.pdfapplication/pdf5242535https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37499/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20ALEXANDRE%20SOUZA%20DA%20SILVA%20WAKANDA%20FOREVER%20FINALIZADA.pdf3f7667b81d7558986be2355af344ffccMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37499/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37499/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/374992023-08-05 02:03:47.252oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-08-05T05:03:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
WAKANDA FOREVER: REINVINDICAÇÕES DE AFROFUTUROS EM TORNO DO PANTERA NEGRA CHADWICK BOSEMAN. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
WAKANDA FOREVER: AFROFUTURISM CLAIMS AROUND BLACK PANTHER CHADWICK BOSEMAN. |
title |
WAKANDA FOREVER: REINVINDICAÇÕES DE AFROFUTUROS EM TORNO DO PANTERA NEGRA CHADWICK BOSEMAN. |
spellingShingle |
WAKANDA FOREVER: REINVINDICAÇÕES DE AFROFUTUROS EM TORNO DO PANTERA NEGRA CHADWICK BOSEMAN. SILVA, Alexandre Souza da ciências sociais aplicadas Comunicação Estudos Afrodiaspóricos Afrofuturismos Cultura pop Negritudes Pantera negra Chadwick Boseman Afrofuturisms Pop culture Blackness Black panther Chadwick boseman |
title_short |
WAKANDA FOREVER: REINVINDICAÇÕES DE AFROFUTUROS EM TORNO DO PANTERA NEGRA CHADWICK BOSEMAN. |
title_full |
WAKANDA FOREVER: REINVINDICAÇÕES DE AFROFUTUROS EM TORNO DO PANTERA NEGRA CHADWICK BOSEMAN. |
title_fullStr |
WAKANDA FOREVER: REINVINDICAÇÕES DE AFROFUTUROS EM TORNO DO PANTERA NEGRA CHADWICK BOSEMAN. |
title_full_unstemmed |
WAKANDA FOREVER: REINVINDICAÇÕES DE AFROFUTUROS EM TORNO DO PANTERA NEGRA CHADWICK BOSEMAN. |
title_sort |
WAKANDA FOREVER: REINVINDICAÇÕES DE AFROFUTUROS EM TORNO DO PANTERA NEGRA CHADWICK BOSEMAN. |
author |
SILVA, Alexandre Souza da |
author_facet |
SILVA, Alexandre Souza da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gutmann, Juliana Freire |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4760-670X |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1713091767353588 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Queiroz, Tobias Arruda |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9311-846X |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4370073374353519 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ferreira, Thiago Emanoel |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0657-645X |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1749689036107106 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Gutmann, Juliana Freire |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4760-670X |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1713091767353588 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0009-0002-0345-7375 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7449876695340912 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Alexandre Souza da |
contributor_str_mv |
Gutmann, Juliana Freire Queiroz, Tobias Arruda Ferreira, Thiago Emanoel Gutmann, Juliana Freire |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ciências sociais aplicadas Comunicação Estudos Afrodiaspóricos |
topic |
ciências sociais aplicadas Comunicação Estudos Afrodiaspóricos Afrofuturismos Cultura pop Negritudes Pantera negra Chadwick Boseman Afrofuturisms Pop culture Blackness Black panther Chadwick boseman |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afrofuturismos Cultura pop Negritudes Pantera negra Chadwick Boseman |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Afrofuturisms Pop culture Blackness Black panther Chadwick boseman |
description |
A dissertação analisa articulações entre performances afrofuturistas, negritudes e cultura pop em torno da “pantera negra” Chadwick Boseman, cujo falecimento em 2020 é aqui encarado como vetor midiático que nos faz ver, nas ambiências digitais, uma rede de reivindicações afrodiaspóricas configuradas e reconfiguradas pelo gesto Wakanda Forever. O vetor midiático é localizado a partir do tweet que confirmou o falecimento do ator norte-americano Chadwick Boseman, postado em 29 de agosto de 2020, na sua própria conta oficial no Twitter. A partir deste tweet, aqui encarado como um disparo midiático, foram mapeadas e analisadas expressões comunicacionais nessa plataforma e no Instagram, totalizando 21 posts, entre vídeos, imagens e depoimentos, através das tags #wakandaforever #chadwickboseman e #panteranegra, que evidenciam diversos corpos negros articulados em torno da saudação ao personagem/ator. O problema desta dissertação se debruça sobre como o filme Pantera Negra (2018), a partir da força de seu protagonista, é reverberado em diversos outros corpos negros protagonistas (seja no mainstream, seja na vida cotidiana) com a morte do ator Chadwick Boseman em 2020. Como esse disparo midiático revela, reitera e ressignifica uma rede de reinvindicações atravessada por narrativas afrofuturistas e experiências de negritudes articuladas a componentes especulativos. Isso nos permite compreender certas mutações culturais, trânsitos, transformações e éticas de possibilidades incorporadas, no âmbito da cultura pop global, pelo gesto Wakanda Forever, compreendido neste trabalho pela perspectiva da performance. A ideia de pop, nesta pesquisa, é compreendida pela perspectiva da nebulosa afetiva (JANOTTI JR.; SOARES, 2015) e as discussões sobre afrofutirismos, diáporas e negritudes se amparam em referências de autores e autoras negras, tais quais Stuart Hall (2013), Paul Gilroy (1993), Marimba Ani (1994), Aza Njeri (2015), Sueli Carneiro (2005), Achille Mbembe (2018), Fábio Kabral (2020), Kênia Freitas (2018), Michael Boyce Gillespie (2016), Molefi K. Asante (2009) e Kabengele Munanga (2012). O aporte teórico-metodológico engloba a noção de audiovisual em rede (GUTMANN, 2021), o conceito de performance enquanto comportamento restaurado (SCHECHNER, 2013) e enquanto incorporação, arquivo e repertório (TAYLOR, 2013) e o mapa das mutações culturais (MARTÍN-BARBERO, 2009). |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-04T12:16:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-04T12:16:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA.A.S Wakanda Forever: reinvindicações de afrofuturos em torno do pantera negra Chadwick Boseman. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2022 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37499 |
identifier_str_mv |
SILVA.A.S Wakanda Forever: reinvindicações de afrofuturos em torno do pantera negra Chadwick Boseman. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2022 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, A.S. (2022). Wakanda Forever: reinvindicações de afrofuturos em torno do pantera negra Chadwick Boseman. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37499/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20ALEXANDRE%20SOUZA%20DA%20SILVA%20WAKANDA%20FOREVER%20FINALIZADA.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37499/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20ALEXANDRE%20SOUZA%20DA%20SILVA%20WAKANDA%20FOREVER%20FINALIZADA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37499/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37499/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e717fdf512a4582b0b5f520f8c5a9336 3f7667b81d7558986be2355af344ffcc e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459670279421952 |