Prevalência de disfunção temporomandibular e fatores associados em professores do ensino fundamental II da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cancio, Antonio Varela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13729
Resumo: As disfunções temporomandibulares (DTMs) representam um termo coletivo relacionado a um grupo de problemas musculoesqueléticos e articulares que afetam a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. A etiologia da disfunção temporomandibular está associada a vários fatores, tais como alterações físicas, estresse, problemas emocionais, além de alterações psicossociais e de comportamento. A prevalência desta alteração ainda é fonte de questionamentos e controvérsias. Estima-se a presença de DTM em pelo menos 50% da população de adultos, destacando-se maior ocorrência no gênero feminino, na proporção de 5:1. O trabalho docente apresenta alguns fatores iniciadores, perpetuadores e predisponentes, tais como carga horária, tempo de serviço e aspectos socioeconômicos. Existem lacunas de informação quanto à prevalência de DTM em professores. Este trabalho tem como objetivo investigar a presença da DTM nesta população e verificar a associação aos fatores sócio-demográficos e condições de trabalho, de forma a propor medidas efetivas de controle e tratamento destas alterações. Foi realizado um estudo transversal com professores da rede pública do estado da Bahia, mediante aplicação de questionário contendo o Índice Anamnésico de Fonseca e questões relacionadas a condições sócio-demográficas. Os dados foram analisados descritivamente e utilizados os testes qui-quadrado e t-student para verificar possíveis associações, assumindo uma prevalência de 50% da doença, um nível de confiança de 95% e um poder de 80%. Os resultados encontrados demonstraram uma prevalência de 81,16% no grupo entrevistado, com indicações da influência das condições laborais e psicossociais no desenvolvimento, manutenção e agravamento da disfunção temporomandibular, porém sem significância estatística.
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Existem lacunas de informação quanto à prevalência de DTM em professores. Este trabalho tem como objetivo investigar a presença da DTM nesta população e verificar a associação aos fatores sócio-demográficos e condições de trabalho, de forma a propor medidas efetivas de controle e tratamento destas alterações. Foi realizado um estudo transversal com professores da rede pública do estado da Bahia, mediante aplicação de questionário contendo o Índice Anamnésico de Fonseca e questões relacionadas a condições sócio-demográficas. Os dados foram analisados descritivamente e utilizados os testes qui-quadrado e t-student para verificar possíveis associações, assumindo uma prevalência de 50% da doença, um nível de confiança de 95% e um poder de 80%. Os resultados encontrados demonstraram uma prevalência de 81,16% no grupo entrevistado, com indicações da influência das condições laborais e psicossociais no desenvolvimento, manutenção e agravamento da disfunção temporomandibular, porém sem significância estatística.Submitted by Hiolanda Rêgo (hiolandar@gmail.com) on 2013-11-11T19:32:07Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_ODONTO_ Antonio Varela Cancio.pdf: 1129130 bytes, checksum: 20fc2975cc716dd79a6ab3c8ea95e27b (MD5)Approved for entry into archive by Flávia Ferreira (flaviaccf@yahoo.com.br) on 2013-11-19T12:04:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_ODONTO_ Antonio Varela Cancio.pdf: 1129130 bytes, checksum: 20fc2975cc716dd79a6ab3c8ea95e27b (MD5)Made available in DSpace on 2013-11-19T12:04:26Z (GMT). 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