A prática colaborativa como estratégia para a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas: um estudo de caso na cidade de Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Rita Ferreira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27494
Resumo: A pesquisa qualitativa visa demonstrar uma maneira de constituir redes de aprendizagem para o desenvolvimento cultural, contribuindo com a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas. A hipótese é: a implementação de práticas colaborativas, definidas provisória e suscintamente como dialógicas, baseadas na presença e afetividade, nas quais a participação retroalimenta a rede e os(as) participantes, favorece a coimplicação com o processo de desenvolvimento cultural. A abordagem é mit-disciplinar e multirreferencial, com contribuições do campo da arte, sobretudo de Bishop, Kester, Collados e Rodrigo, e da educação, com Freire, Maturana e Rancière. Trata-se, em acordo com Yin, de um estudo de caso único longitudinal das abordagens artístico-pedagógicas do projeto Mediação Cultural: Programa de Formação em artes Cênicas, nas edições 2013 e 2014, em Salvador e Região Metropolitana. Foram avaliadas as práticas colaborativas implementadas no projeto. Verificou-se que em 2013 a tônica foi a realização de ações pré-estabelecidas pela equipe do projeto. Em 2014, os acompanhamentos pedagógicos inspirados em Freire e Pacheco, como círculos de formação participativos e corresponsáveis, constituíram ambiente para as práticas colaborativas. Seguindo a tipologia de Kwon, o Núcleo de Educadores(as) do Subúrbio Ferroviário de Salvador constituiu uma “comunidade inventada em andamento”. A rede de aprendizagem sustentável se verifica: na atitude dos(as) educadores(as) de mapear contextos e possibilidades no território; no estabelecimento de parcerias para fortalecer suas produções culturais; na reinvenção das relações sociais no núcleo, integrando educandos(as) e parentes na “Família Mediação”; e na autogestão do núcleo. A pesquisa confirmou a hipótese inicial e a formulação conceitual provisória apresentada.
id UFBA-2_ebf80f32534aff3fc9dae2a69defa222
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27494
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Aquino, Rita Ferreira deMartins, Suzana Maria CoelhoMartins, Suzana Maria CoelhoFarias, Sérgio Coelho BorgesPires, Gilsamara Moura RobertMendonça, Célida SalumeGallo, Fabio Dal2018-09-25T12:48:09Z2018-09-25T12:48:09Z2018-09-252015-02-28http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27494A pesquisa qualitativa visa demonstrar uma maneira de constituir redes de aprendizagem para o desenvolvimento cultural, contribuindo com a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas. A hipótese é: a implementação de práticas colaborativas, definidas provisória e suscintamente como dialógicas, baseadas na presença e afetividade, nas quais a participação retroalimenta a rede e os(as) participantes, favorece a coimplicação com o processo de desenvolvimento cultural. A abordagem é mit-disciplinar e multirreferencial, com contribuições do campo da arte, sobretudo de Bishop, Kester, Collados e Rodrigo, e da educação, com Freire, Maturana e Rancière. Trata-se, em acordo com Yin, de um estudo de caso único longitudinal das abordagens artístico-pedagógicas do projeto Mediação Cultural: Programa de Formação em artes Cênicas, nas edições 2013 e 2014, em Salvador e Região Metropolitana. Foram avaliadas as práticas colaborativas implementadas no projeto. Verificou-se que em 2013 a tônica foi a realização de ações pré-estabelecidas pela equipe do projeto. Em 2014, os acompanhamentos pedagógicos inspirados em Freire e Pacheco, como círculos de formação participativos e corresponsáveis, constituíram ambiente para as práticas colaborativas. Seguindo a tipologia de Kwon, o Núcleo de Educadores(as) do Subúrbio Ferroviário de Salvador constituiu uma “comunidade inventada em andamento”. A rede de aprendizagem sustentável se verifica: na atitude dos(as) educadores(as) de mapear contextos e possibilidades no território; no estabelecimento de parcerias para fortalecer suas produções culturais; na reinvenção das relações sociais no núcleo, integrando educandos(as) e parentes na “Família Mediação”; e na autogestão do núcleo. A pesquisa confirmou a hipótese inicial e a formulação conceitual provisória apresentada.The qualitative research aims to demonstrate a way to constitute networks of collective learning for cultural development, contributing to the sustainability of pedagogical artistic projects of performing arts. The hypothesis is: the implementation of collaborative practices, provisionally and concisely defined as dialogical, based on presence and affection, in which participation feeds back the network and participants, encourages the co-involvement with the cultural development process. The approach is mit-disciplinary and multi-referential, with contributions from the field of art, especially from Bishop, Kester, Collados and Rodrigo, and education, with Freire, Maturana and Rancière. This is in accordance with Yin, a single longitudinal case study of pedagogical artistic approaches in Cultural Mediation project: Training Program in Performing arts, editions 2013 and 2014, in Salvador and the Metropolitan Area. Collaborative practices implemented in the project were evaluated. It was found that in 2013 the emphasis was the fulfillment of pre-established actions by the project team. In 2014, the pedagogical accompaniments inspired by Freire and Pacheco as circles of participatory and coresponsible formation constituted an environment for collaborative practices. Following Kwon’s typology, o Núcleo de Educadores do Subúrbio Ferroviário de Salvador constituted an invented community ongoing. The sustainable learning network is evidenced in: the attitude of educators to map contexts and opportunities in the territory; the establishment of partnerships to strengthen their cultural productions; the reinvention of social relations in core, integrating students and relatives in "Mediation Family"; the self-management of the core. The survey confirmed the initial hypothesis and the provisional conceptual formulation presented.La recherche qualitative vise démontrer une manière de constituer des réseaux d'apprentissage collectif pour le développement culturel. En contribuant, pour la soutenabilité des projets artistiques pédagogiques dans les arts de la scène. L'hypothèse est: la mise en oeuvre des pratiques de collaboration, provisoirement et succinctement définis comme pratiques dialogiques, basé en la présence et l'affectivité dans lesquels la participation réinjecte au réseau et les participants euxmêmes, favorise la sensibilisation et co-implication dans et avec le processus de développement culturelle collective. C'est une approche mit-disciplinaire et multiréférentielle, avec les contributions théoriques et pratiques au domaine de l'art, en particulier de Bishop, Kester, Collados et Rodrigo, et de l'éducation, avec Freire, Maturana et Rancière. C'est, conformément au Yin, d'une étude de cas unique et longitudinale des approches artistiques et pédagogiques du projet Médiation Culturelle: Programme de Formation en Arts de la Scène, dans ses éditions en 2013 et 2014, à Salvador et Région Métropolitaine. Ont été évalué les pratiques de collaboration mis en oeuvre dans le projet. Il a été constaté que, à la édition 2013, la tonique était l'accomplissement d'actions préétablies par l'équipe du projet. En 2014, les accompagnements pédagogiques inspirés par Freire et Pacheco comme des cercles de formation participative et co-responsables ont constitué un environnement pour les pratiques collaboratives. Selon la typologie de Kwon, le Núcleo de Educadores do Subúrbio Ferroviário de Salvador a constitué une "communauté en cours". Le réseau d'apprentissage soutenable est mis évidence en: l'attitude des éducateurs en identifier des contextes et des possibilités dans le territoire; l'établissement de partenariats entre les éducateurs pour renforcer leurs productions culturelles; la réinvention des relations sociales dans le noyau intégrant étudiants et des familiers à la ”Famille Médiation”; l'autogestion du noyau. La recherche a confirmé l'hypothèse initiale et la formulation conceptuelle provisoire présenté.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2018-09-21T17:06:26Z No. of bitstreams: 1 TESE FINAL.pdf: 11808708 bytes, checksum: c024f24c260a47eaf98470dcbb623cfb (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-25T12:48:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE FINAL.pdf: 11808708 bytes, checksum: c024f24c260a47eaf98470dcbb623cfb (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-25T12:48:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE FINAL.pdf: 11808708 bytes, checksum: c024f24c260a47eaf98470dcbb623cfb (MD5)Lingüística, Letras e ArtesArtes CênicasCultura - DesenvolvimentoMediação - cultura e meios de culturaRedesProjetos artístico-pedagógicosPrática colaborativaPerforming artsCollaborative practiceEducational artistic projectsNetworksCultural mediationArts de la scènePratique collaborativeProjets artistiques pédagogiquesRéseauxMédiation culturelleA prática colaborativa como estratégia para a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas: um estudo de caso na cidade de Salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE FINAL.pdfTESE FINAL.pdfapplication/pdf11808708https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27494/1/TESE%20FINAL.pdfc024f24c260a47eaf98470dcbb623cfbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27494/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTESE FINAL.pdf.txtTESE FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain646435https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27494/3/TESE%20FINAL.pdf.txt7d3ca2fefcaa8c5f02c238a346ad8a26MD53ri/274942022-03-10 14:56:22.192oai:repositorio.ufba.br:ri/27494VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:56:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática colaborativa como estratégia para a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas: um estudo de caso na cidade de Salvador
title A prática colaborativa como estratégia para a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas: um estudo de caso na cidade de Salvador
spellingShingle A prática colaborativa como estratégia para a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas: um estudo de caso na cidade de Salvador
Aquino, Rita Ferreira de
Lingüística, Letras e Artes
Artes Cênicas
Cultura - Desenvolvimento
Mediação - cultura e meios de cultura
Redes
Projetos artístico-pedagógicos
Prática colaborativa
Performing arts
Collaborative practice
Educational artistic projects
Networks
Cultural mediation
Arts de la scène
Pratique collaborative
Projets artistiques pédagogiques
Réseaux
Médiation culturelle
title_short A prática colaborativa como estratégia para a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas: um estudo de caso na cidade de Salvador
title_full A prática colaborativa como estratégia para a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas: um estudo de caso na cidade de Salvador
title_fullStr A prática colaborativa como estratégia para a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas: um estudo de caso na cidade de Salvador
title_full_unstemmed A prática colaborativa como estratégia para a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas: um estudo de caso na cidade de Salvador
title_sort A prática colaborativa como estratégia para a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas: um estudo de caso na cidade de Salvador
author Aquino, Rita Ferreira de
author_facet Aquino, Rita Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Rita Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Suzana Maria Coelho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martins, Suzana Maria Coelho
Farias, Sérgio Coelho Borges
Pires, Gilsamara Moura Robert
Mendonça, Célida Salume
Gallo, Fabio Dal
contributor_str_mv Martins, Suzana Maria Coelho
Martins, Suzana Maria Coelho
Farias, Sérgio Coelho Borges
Pires, Gilsamara Moura Robert
Mendonça, Célida Salume
Gallo, Fabio Dal
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Artes Cênicas
Cultura - Desenvolvimento
Mediação - cultura e meios de cultura
Redes
Projetos artístico-pedagógicos
Prática colaborativa
Performing arts
Collaborative practice
Educational artistic projects
Networks
Cultural mediation
Arts de la scène
Pratique collaborative
Projets artistiques pédagogiques
Réseaux
Médiation culturelle
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Cênicas
Cultura - Desenvolvimento
Mediação - cultura e meios de cultura
Redes
Projetos artístico-pedagógicos
Prática colaborativa
Performing arts
Collaborative practice
Educational artistic projects
Networks
Cultural mediation
Arts de la scène
Pratique collaborative
Projets artistiques pédagogiques
Réseaux
Médiation culturelle
description A pesquisa qualitativa visa demonstrar uma maneira de constituir redes de aprendizagem para o desenvolvimento cultural, contribuindo com a sustentabilidade de projetos artístico-pedagógicos em artes cênicas. A hipótese é: a implementação de práticas colaborativas, definidas provisória e suscintamente como dialógicas, baseadas na presença e afetividade, nas quais a participação retroalimenta a rede e os(as) participantes, favorece a coimplicação com o processo de desenvolvimento cultural. A abordagem é mit-disciplinar e multirreferencial, com contribuições do campo da arte, sobretudo de Bishop, Kester, Collados e Rodrigo, e da educação, com Freire, Maturana e Rancière. Trata-se, em acordo com Yin, de um estudo de caso único longitudinal das abordagens artístico-pedagógicas do projeto Mediação Cultural: Programa de Formação em artes Cênicas, nas edições 2013 e 2014, em Salvador e Região Metropolitana. Foram avaliadas as práticas colaborativas implementadas no projeto. Verificou-se que em 2013 a tônica foi a realização de ações pré-estabelecidas pela equipe do projeto. Em 2014, os acompanhamentos pedagógicos inspirados em Freire e Pacheco, como círculos de formação participativos e corresponsáveis, constituíram ambiente para as práticas colaborativas. Seguindo a tipologia de Kwon, o Núcleo de Educadores(as) do Subúrbio Ferroviário de Salvador constituiu uma “comunidade inventada em andamento”. A rede de aprendizagem sustentável se verifica: na atitude dos(as) educadores(as) de mapear contextos e possibilidades no território; no estabelecimento de parcerias para fortalecer suas produções culturais; na reinvenção das relações sociais no núcleo, integrando educandos(as) e parentes na “Família Mediação”; e na autogestão do núcleo. A pesquisa confirmou a hipótese inicial e a formulação conceitual provisória apresentada.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-25T12:48:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-25T12:48:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27494
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27494/1/TESE%20FINAL.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27494/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27494/3/TESE%20FINAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c024f24c260a47eaf98470dcbb623cfb
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
7d3ca2fefcaa8c5f02c238a346ad8a26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459575171481600