Programa de Ações Afirmativas na UFBA à luz da visibilidade midiática no ambiente virtual: entre ações institucionais e percepções dos sujeitos (estudo de caso do curso de odontologia)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Décia, Ana Cristina Muniz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12962
Resumo: 270 f.
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No contexto que a comunicação institucional é compreendida como fator de legitimidade das ações afirmativas, e estas como alternativa de inclusão social, evidencia-se o papel da publicização das informações no ambiente virtual consoante com a lei de acesso à informação (Lei 12.527/2011) e a dimensão avaliativa do SINAES comunicação da universidade com a sociedade, alinhadas ao PDI/UFBA, como sustentação aos pressupostos: a) a visibilidade nas instituições públicas depende mais da capacidade de encenação midiática do que da força dos argumentos racionais; e a comunicação torna-se também seu próprio marco estrutural, redefinindo identidades, instituições e processos sociais; b) a concepção de esfera pública habermasiana (ao considerar que só à luz da esfera pública é que aquilo que é consegue aparecer e tornar tudo visível a todos), faz do ambiente virtual um espaço privilegiado de visibilidade midiática das instituições e que a legitimidade da universidade pública também dependa do como são disponibilizadas informações nesse ambiente; c) estar presente no ambiente virtual tornou-se uma forma concreta de existência na contemporaneidade, que reflete participação e afiliação de um novo perfil estudantil na UFBA reconhecido pela comunidade interna. A abordagem qualitativa valeu-se da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Escolheu-se o curso de Odontologia como estudo de caso por ser uma formação elitista, cujo estranhamento à presença de estudantes de origem popular (pretos, pobres, da escola pública) poderia configurar obstáculos materiais e simbólicos a sua permanência bem-sucedida. No bloco 1 (ações institucionais) participaram de entrevista semiestruturada 6 gestores entre cargos de reitor, pró-reitor, coordenador de ações afirmativas e outros órgãos. No bloco 2 (percepção dos sujeitos da Odontologia) participaram de entrevista semiestruturada 7 gestores da Faculdade de Odontologia (FOUFBA), inclusive representação estudantil; enquanto que responderam a questionários mistos 53 estudantes e 35 professores. Os resultados mostraram que: a) a opacidade caracteriza a visibilidade oferecida ao PAAf/UFBA e às ações desenvolvidas pela respectiva pró-reitoria que visa a alcançar a inclusão social de estudantes; b) apesar de demonstrar pouco interesse no tema, os membros da Foufba consideraram que ter informações e canais de comunicação disponíveis no ambiente virtual contribuiria para a credibilidade da permanência e a inclusão social dos estudantes de origem popular, dentre outras contribuições; c) a legitimidade da política afirmativa como alternativa de inclusão social estudantil ainda não se consolidou na percepção da comunidade interna. Concluiu-se que ações afirmativas requerem ampla e intensa visibilidade no ambiente virtual institucional, sendo essencial haver diálogo e mobilização da comunidade interna, além de estratégias de afiliação intelectual e institucional de estudantes de origem popular, que gerem sua inclusão e mobilidade ascendente. E assim haja visibilidade afirmativa dos estudantes ingressos por cotas como tradução do reconhecimento da eficácia das políticas afirmativas e de novas representações para esse perfil estudantil na sociedade brasileira.Submitted by Ana Cristina Muniz Décia (anadecia@uol.com.br) on 2013-09-12T23:22:33Z No. of bitstreams: 1 Tese_Doutorado_Ana C M Décia.pdf: 3393477 bytes, checksum: 02621c2ebb2b4113f43ef39ddb9ab0ae (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora Lopes(silopes@ufba.br) on 2013-09-17T16:41:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Doutorado_Ana C M Décia.pdf: 3393477 bytes, checksum: 02621c2ebb2b4113f43ef39ddb9ab0ae (MD5)Made available in DSpace on 2013-09-17T16:41:10Z (GMT). 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